Olá a todos.
Tenho gastado um pouco de tempo para produzir uma ponte H para meu uso geral. Usei o proteus para fazer as simulações e o dev da pcb.
(obs- sim, eu sei que já existem módulos e CIs prontos, mas ainda assim, quero continuar nesta ideia)
Entretanto, durante uns testes, obtive umas indicações estranhas. Segue abaixo o circuito que estou utilizando:
Observe que, para fins de teste, "Ponte_B e Ponte_C" estão no GND, e a "Ponte_D" está com +14v.
A ideia é bem simples.
1- Recebe a alimentação de baterias.
2- o 4n35 é para isolar o gnd (motores com uma alimentação, controlador com outra)
3- Para saturar o mosfet para este uso, é necessário uma tensão mais alta no gate, então usa-se o dobrador de tensão (555 + diodo/cap).
4- para alterar a tensão do pwm no 4n35, para os mosfet, utilizei um conjunto de 3 transistores, onde:
- Q1 é o responsável pelo sinal positivo.
- Q2 é responsável por um ganho de tensão para acionar Q1
- Q3 é responsável por forçar o sinal para LOW.
Esta estratégia dos 3 transistores se tornou interessante pois evita o consumo da carga do "dobrador de tensão" quando os gates estiverem em LOW.
Então, usando um osciloscópio digital (do próprio simulador), foram observadas algumas situações curiosas.
1- A leitura do sinal (SigA).
Do lado esquerdo, temos o SigA conectado ao conjunto de transistores, do lado direito, ele não está conectado. Então surgiram algumas questões:
1- Pq existe essa diferença tão grande de tensão?
2- Pq o LOW está em 250mW para ambos?
3- Se estou alimentando com 8v4, pq ele está registrando 8v5???
Para a primeira questão, sei que é algo relacionado ao transistor, mas não sei o que.
Para a segunda questão, eu imagino que seja por causa da construção, talvez algo no 4n35 impeça os 0v.
Entretanto, para a terceira questão, eu não consegui uma resposta.
2- Tensões em LOW/HIGH e frequências
Nesta imagem, temos :
- Leitura do sinal no gate do mosfet (amarelo - Ponte_A).
- Leitura de um dos terminais do motor (na configuração atual, é o VCC - M_A - AZUL)
- Leitura do outro terminal do motor (Na configuração atual, é responsável pelo GND - M_B - Vermelho)
As tensões medidas são:
-Ponte_A: 15v75
-M_A: 8v25
-M_B: 0V.
Não muito contente pela perda de 0v15v em M_A, Alguém saberia explicar?
Então vamos testar a variação da frequência e observar as ondas:
Ainda seguindo o mesmo padrão de cores que a imagem anterior (amarelo = Sinal Pwm / Azul = Sinal no terminal A do motor, e Vermelho, o sinal no terminal B do motor), percebi que, quanto maior a frequência, maior será a perda do sinal.
Sem problemas. Vou ficar com 500hz~1khz.
3- As tensões DURANTE um Pwm... Agora o negócio fica estranho.
Agora o negócio fica sério.
Observem que os valores, durante o PWM, mudaram um pouco.
O valor do sinal (amarelo), caiu de 15v75 para 15v50 (high). Mantendo 0v Low.
O sinal do motor, Lado B (vermelho), manteve os 0V
O sinal do motor, lado A (Azul), SUBIU de 8v25 para 8v5, sendo que a tensão no mosfet é de 8v4. E O PIOR, o LOW foi para -750mW!!!
Sei que 750mw é pouca coisa, mas fiquei incomodado, principalmente por ter um sinal negativo.
Eu não consegui entender este fenômeno. Alguém saberia me explicar? Desde já, agradeço.
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