Boa tarde.

Gostaria de saber se tem como o Arduíno ler as informações do sensores que estão ligado no PLC e transmitir via internet ?

Exibições: 1509

Responder esta

Respostas a este tópico

se vc usar sinal analógico não

Você tem três saídas digitais sobrando no plc? Se tiver da pra fazer um sistema pra ler os seis sensores. Responde que eu mando um esquema pra vc disso.

Você tem três saídas digitais sobrando no plc? Se tiver da pra fazer um sistema pra ler as três usando uma saída analógica só.

Preciso ler 2 sensor termopar 3 transdutor de pressão e medidor vazão

Sim, tenho essa 3 sobrando

Os canais que estão sobrando: CH3,CH4,CH5,CH6

Bom dia Danilo. Geralmente essas IHMs Delta tem mais de um porta de comunicação, ela deve ter uma rs485 sem uso na sua aplicação. Logo bastaria configura-la para operar como modbus slave e ler da IHM as informações proveniente do CLP. Ai voce teria que criar um gateway com arduino, que converteria modbus rtu para mqtt ou http.

Sds.

IHM acho tem essa entrada sobrando, VC teria algum exemplo dessa programação no Arduíno ?

Vc pode tentar adaptar o exemplo com o ScadaBr pra sua IHM: https://www.embarcados.com.br/arduino-e-scadabr/

O sistema pra ler da analógica seria tipo assim:

Sabendo que vc quer apenas monitorar via web, vc não precisa de uma alta taxa de amostragem, certo? Então o que eu faria é o seguinte: Cria um temporizador no PLC (uns 500 ms), acionando um contador de 0 a 5. Esse contador vai selecionar o sensor a ser transmitido pela analógica, nos PLC's que já trabalhei tem um bloco comparador "=", ai eu usaria seis blocos comparando esse contador, a mandando acionar via pulso o bloco ADC que faz a conversão analógica e manda o valor pro cartão.Tipo assim:

-----------------[timer = 500ms]-------(pls)-----------(aux countUP)--------------(reset timer)

-----------------[aux = "0"]--------------(pls)-----------(DAC sensor1)

-----------------[aux = "1"]--------------(pls)-----------(DAC sensor2)

-----------------[aux = "2"]--------------(pls)-----------(DAC sensor3)

-----------------[aux = "3"]--------------(pls)-----------(DAC sensor4)

-----------------[aux = "4"]--------------(pls)-----------(DAC sensor5)

-----------------[aux = "5"]---------- ---(pls)-----------(DAC sensor6)

-----------------[aux = "6"]-------------------------------(reset aux = "0")

As três saídas vc vai usar pra enviar pro arduino, qual sensor ele deve ler. Leia os três primeiros bits da sua auxiliar que faz a contagem, e codifique isso no arduino.

-----[aux X.0]---------------------------------(CH3)

-----[aux X.1]---------------------------------(CH4)

-----[aux X.2]---------------------------------(CH5)

não sei se deu pra entender

Aew vc vai ler todos com uma analógica só, porém sua taxa de atualização pra cada variável será de 3s compreendeu?

Essa linha de programação que VC fez aí e do PLC, então vou usar 3 saída analógica do PLC e usar 3 entradas analógicas do Arduíno ? Os resultados dos sensores serão atualizados a cada 3s correto ? Tenho que criar algum bloco MOV para mandar a leitura

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço