Boa tarde.

Gostaria de saber se tem como o Arduíno ler as informações do sensores que estão ligado no PLC e transmitir via internet ?

Exibições: 1509

Responder esta

Respostas a este tópico

São necessárias mais informações. Que tipos de sensores são esses? São digitais ou analógicos? Quais recursos seu PLC oferece? Tem saídas analógicas? Tem porta de comunicação rs232, ou ethernet? Se possível coloque o modelo do PLC, e dos sensores, que ai fica mais fácil ajudar.

Boa tarde 

São sensores termopar, transdutor de pressão e medidor de vazão de gás, Tô usando PLC DELTA DVP14SS211r, ele tem a comunicação rs232 esse PLC essa ligado numa tela IHM DELTA é por lá que obtenho as informações, porém quero liga o Arduíno junto para mandar informações de leitura do sensor para algum aplicativo via internet 

Qualquer coisa se puder me chama no ZAP 

Entendi. Então a porta de comunicação já está ocupada. Verifique, pois provavelmente o seu PLC se comunica com a IHM via Modbus, se for esse o caso, o Arduino também se comunica nesse protocolo. Mas já te adianto que ir por esse caminho não será trivial, se vc não está acostumado a implantar protocolos proprietários de rede melhor tentar colocar um cartão de saída analógica 0-10v no seu PLC, e fazer um circuito de interface pra enviar isso para as entradas analógicas do Arduino direto.

VC teria algum exemplo ? De como fazer 

Preciso muito disso

Não tem um exemplo simples pra isso. Vc vai precisar acrescentar um cartão e programar o PLC por sua conta, para escrever os valores dos sensores nesse cartão. Fazer uma interface eletrônica pra ler o sinal com o Arduino, e programar o Arduino pra ler os sinais. 

Esse cartão pode servir: DVP06XA-S, mas eu recomendo vc procurar suporte técnico especializado, talvez o pessoal da Delta tenha alguma solução mais simples para o seu PLC se comunicar com um computador via OPC ou sei lá. Aew no computador vc faz isso direto.

Então esse cartão eu tenho, só queria saber como progranar o Arduíno para puxar essa informação

se vc já sabe configurar ele pra soltar 0-10v ta bem fácil. Faça uma interface de preferencia isolada onde entre os 0-10v e saia 0-5v, e jogue nas portas analógicas do Arduino (A0, A1, A2...). No arduino vc configura essas portas como entrada no void setup(); e faz as leituras no loop() com o comando analogRead(pino). Ex.:

void setup()

{

    pinMode(A0. INPUT);

    pinMode(A1, INPUT);

    pinMode(A2, INPUT);

}

void loop()

{

     int temperatura = analogRead(A0);

     int pressao = analogRead(A1);

     int vazao = analogRead(A2);

}

Lembrando que o que o arduino vai fazer é converter 0-5v para um sinal de 10bits ou seja 0-1023. Então vc vai precisar quebrar um pouco a cabeça pra escalonar tudo certinho.

Esse cartão só tem uma saída, e eu 6 sensor, teria como fazer essa leitura 

Então n precisa ter o rs485 para Arduíno ler essas informações ? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço