Bom dia, gostaria de saber se tem uma maneira de repassar informações para serem exibidas num display com arduino. O meu projeto era executar uma musica em um player no PC e as informações da mesma serem exibidas em um Display LCD com arduinio. Tipo nome da musica, tempo, artista. Vocês tem alguma idéia de projeto, ou algo parecido com isso. Algo estilo som de carro.

Exibições: 110

Responder esta

Respostas a este tópico

olá JSQ.

      Sim, é possível sim fazer isso.  Eu mesmo já fiz aplicações desde as mais simples até as mais sofisticadas,  que fazem isso.

      Mas exige que vc programe alguma linguagem  ou Interface  para o envio dos dados ao Arduino.

      Uma das "linguagens" mais acessíveis para isso é a "Processing".  Esta "linguagem"  foi desenvolvida para ser acessível  justamente  para aqueles que não são especialistas em programação  e nem são  dessa área da tecnologia.  Ou seja, se vc seguir algum bom tutorial sobre "Processing", certamente vai conseguir fazer o que vc quer (e ainda terá conhecimento agregado).

      Depois disso,  lá no código do Arduino,  vc só precisa receber os dados (tem uma técnica para isso também, mas não é complicada),  e então fazer o que deseja com esses dados (por exemplo exibir em um Display Gráfico colorido).  O que se pode fazer a partir daí,  é imenso,  e dependerá da sua criatividade.

      Eu não posso te recomendar um tutorial sobre o "Processing",  porque eu mesmo nunca li nenhum deles.  Mas a Internet está cheia desses tutoriais, bastando pesquisar sobre eles.  Depois vc vai ter que ter a sensibilidade de perceber quais destes tutoriais são realmente bons pra se aprender, porque a Internet é uma selva com todos os bichos que se pode imaginar (alguns bichos mais "selvagens" que outros).  Mas a dica é sempre olhar pelo menos dois deles (dentre os "bons" é claro), e se possível até compará-los quando vc tiver uma dúvida sobre algum ponto.

      No meu caso, eu não uso o "Processing".  Uso o C/C++  ou VB.  Mas aí é um ambiente mais técnico e talvez um pouco mais pesado para a grande maioria das pessoas.

      Ah,  uma dica sobre a funcionalidade do que vc está querendo fazer:   primeiro comece com o Hardware mais tradicional, ou seja, com o Arduino conectado diretamente via USB,  e depois que vc conseguir o resultado que deseja,  vc pode acrescentar uma Interface Bluetooth  ao Arduino (tipo "HC05"),  e vai ver que vc nem precisará mudar sua aplicação  para que o Arduino receba os dados através do Bluetooth, ou seja, "sem fios".

      Espero ter ajudado.

      abrçs,

      Elcids

Olá.

  Também recomendo o Processing no PC, é incrivelmente completo, rico em tutoriais e funcional.

  Caso queira um caminho sem o PC, direto usando só o arduino, recomendo um ESP32 com uma biblioteca para tocar MP3.

  Ex: https://github.com/schreibfaul1/ESP32-audioI2S

  Nunca usei, mas parece ser mto interessante.

Existe ainda uma outra alternativa, mas talvez não seja muito prática.

Você utilizaria o DfPlayer mini para tocar a mp3, entretanto, teria que fazer uma lista manual das informações das musicas (nome da musica, duração total, etc..)

O tempo corrido da musica, seria feito através da análise do pino busy, usando uma função millis() (é bem simples).

é funcional, mas pouco prático, pois assim que você trocar as musicas, a informação não será atualizada automaticamente.

correção:

é funcional, mas pouco prático, pois assim que você trocar as musicas, a informação não será atualizada automaticamente.  pois quando você adicionar uma musica, ou trocar o cartão SD, naturalmente, as informações não serão atualizadas. Será usada as informações antigas. Tornando necessário editar o arquivo principal novamente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço