Estou fazendo um projeto que consiste em um sensor de umidade colocado no solo das plantas que quando houver a necessidade de água manda um sinal via celular , que o usuário ver a necessidade e acionar a irrigação via celular. Primeira duvida como fazer a comunicação com via celulares, e quanto custaria o projeto, e se há uma outra forma de fazer a comunicação entre a planta e o usuário que abrangar grandes distancias. E se tem alguma idéia de quanto custaria se fosse feito automático o projeto. Agradeço.    

Exibições: 3138

Responder esta

Respostas a este tópico

arduino + shield gprs

http://www.seeedstudio.com/depot/gprs-shield-p-779.html?cPath=132_134

ou arduino + wifi shield

ou arduino + ethernet shield + roteador/ap "cliente" wifi...

isso se vc quiser um controle "remoto" manual de irrigaçao...

/*************/

"automatico", só o sensor de umidade e um controlador dao conta do serviço, e o custo, nesse caso, é bem pequeno, comparado as opçoes que citei anteriormente

a criterio de curiosidade, esse sensor:

http://www.seeedstudio.com/depot/grove-moisture-sensor-p-955.html?c...

custa 5 dolares... vc espeta ele direto na terra :P

se eu fosse fazer que o sensor manda que acionasse a irrigação (tudo isso automatico), e avisa via wifi que a irrigação foi feita, quanto custaria e a distancia que poderia alcançar esse projeto. por exemplo: qual seria a distancia entre onde ficaria a parte que transmitir a informação e o receptor. Por que eu gostaria que abrange-se grande distancia eu ja pensei na comunicação feita por celular só que eu gastaria 2 mil reais só nessa parte, por isso eu estou trocando pelo wifi.  

dependerá diretamente do seu roteador.... se for espaço aberto, fechado e etc. Quantos pontos de leitura vc teria? e quantas placas de gprs?

bom, mas por roteador wifi vc pode enviar um email, por exemplo, o alçance é infinito :P

agora, custo, e so somar os equipamentos...

reveja sua resposta e tente ver a minha por outro angulo.

Nao sei se eu entendi o que você quer dizer... Mas o "receptor" que ele parece ter se referido é "a pessoa" que vai ler que a irrigaçao foi feita. Mas é claro que tem a limitaçao entre os "terminais w-fi" e o roteador.

Wagner,

O LDG tambem tem esse shield e a grana paga, alem de ficar no Brasil, ajuda o LdG que reverte o lucro em iniciativas de apoio ao garagista. :-)
As vezes sai mais caro, mas chega rapido e tem garantia.
Vale a pena apoiar a causa!

Abraco!!

Certo vou aposta no wifi mesmo sem conhecer muito, então vou começar a ver as peças para o projeto como vou fazer um prototipo que realize a irrigação de apenas uma planta e informe via wifi. Basicamente eu dividir esse projeto em 4 partes

1 parte do sensor de umidade que acionar a irrigação (automatico)

2 avisar que foi irrigada via wifi

3 o reservatorio onde ficaria a agua para pelo menos 1 mes, e avisar via wifi quando a agua estivesse acabando 

4 o mais simples, ligar tudo junto.

Eu gostaria que me responde-se por enquanto só a primeira parte, e vi um projeto semelhante em que era utilizado capacitores, microcontrolador, transistores e o cristal. só para que o sensor quando senti-se falta de agua manda um aviso via internet. Eu acho que eu não vou precisar usar tudo isso ou vou. E como ligar isso a irrigação ao meu projeto (utilizando um rele talvez para dosar a agua) essa é duvida  que estou agora quais componentes usar para eu ja começar a montar parte por parte desse projeto, a e tambem gostaria de saber se é possivel visitar o laboratorio de garegem.

Bom agradeço quem responder, e aqueles que ja responderam muito obrigado estão ajudando muito.           

 

 

       

William,

só um ponto: A água parada um mês!? cuidado, dependendo de sua região e do seu reservatório pode estar contribuindo para a dengue. (água limpa e parada).

só um comentário e nada mais...

boa sorte.

os reservatorios de agua pra esse tipo de aplicaçao costumam ficar em tanques fechados... Se for tanque aberto, voce tem razao, alem de proliferar larvas, tem a questao de evaporação também.

Então, rapaz, os "complicantes financeiros" do seu projeto são só por conta do lance do "aviso que irrigou", "aviso de umidade do solo" e da possibilidade de ligar manualmente a irrigação remota.

Se nao tivesse nada disso, voce simplesmente precisaria de um sensor de umidade e um controlador pra ler esse sensor, e transferir a açao, quando necessaria, pra uma bomba, um servo que abre a torneira, etc, etc...

segue esquema do controlador , mais barato impossível !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço