Estou fazendo um projeto que consiste em um sensor de umidade colocado no solo das plantas que quando houver a necessidade de água manda um sinal via celular , que o usuário ver a necessidade e acionar a irrigação via celular. Primeira duvida como fazer a comunicação com via celulares, e quanto custaria o projeto, e se há uma outra forma de fazer a comunicação entre a planta e o usuário que abrangar grandes distancias. E se tem alguma idéia de quanto custaria se fosse feito automático o projeto. Agradeço.    

Exibições: 3138

Responder esta

Respostas a este tópico

Enio,

poderia explicar circuito, nos minimos detalhes, por exemplo para que aquela malha de entrada... diodo, resistor e capacitos, enfim... aguardando....

A malha de entrada é para proteger as entradas do CI1 , se houver um acoplamento capacitivo para os fios dos sensores , os diodos entram em ação e protegem a porta C-MOS.

Os capacitores são para não entrar interferencia de RF tipo AM e FM entre outras.

Os resistores para o +12 são pull-up´s que colocam 12 V nas portas de entrada quando os sensores estão fora d´água.

Vamos ao circuito:

Com o sistema seco , temos 12V no pino 1 de U1 e 12V nos pinos 8 e 9 de U1 e 0 no pino 6 de U1. Este ultimo força 12v no pino 4 e faz Q1 conduzir , acionando o rele , que aciona a bomba.Com a bomba em funcionamento , depois de um certo tempo o nivel da agua no reservatorio vai subindo até tocar o sensor baixo nivel. Neste instante o 12V dos pinos 8 e 9 vão para 0V e aparece 12V no pino 6 de U1.

Como o estado anterior era Q1 conduzindo , tinhamos 12V no pino 2 e como o sensor alto nivel esta seco , temos também 12V no pino 1 , fazendo 0v no pino 3 e pino  5

O 0V no pino 5 mantém Q1 conduzindo (estado anterior memorizado) e a água continua a encher o recipiente.

Quando o nivel de agua atingir o sensor "Alto-nivel" a agua aterra a entrada de U1 pino 1 , invertendo a memória , 12V no pino 3 e 5 , 0v no pino 4 e o transistor corta , cortando o rele , que para a bomba.

O sistema fica agora neste estado até a água evaporar (pela planta) liberando o sensor "alto-nivel". Mesmo assim , a bomba não liga , fica na memoria desligada , pois vai esperar a condição inicial , de tudo seco , para iniciar o ciclo novamente quando a agua liberar o sensor "baixo nivel".

O nivel da agua no recipiente fica sempre entre "baixo nivel" e "alto nivel" e o numero de vezes e a duração da bomba ligada por dia fica determinado pela taxa de evaporação da agua , que é maior no calor e seco e quase zero em dias frios e chuvosos.

Vc pode desviar grande parte da agua da bomba para regar muitas outras plantas , pois sua taxa de evaporação vai ser a mesma da planta usada pelo controle.

Um simples registro entre elas serve como coeficiente , para ajustar a dose de agua entre a planta do controle e as demais.

Eu estou com muita duvida porque agora eu tenho que fazer com um sensor. Qual sensor de umidade seria bom para meu projeto, e se alguem tem conhecimento em programação em arduino envolvendo sensor 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço