Olá pessoal,

 

No Brasil, DIY é coisa muito complicada e cara. É difícil achar os componentes que procuramos e muitas vezes - quando achamos - são caros. Placa de circuito impresso é outro problema: ou fazemos nós mesmos, caseiras, ou pagamos um valor altíssimo devido à quantidade mínima necessária.

 

Estou finalizando um serviço de compra coletiva de placa de circuito impresso, onde as pessoas, por meio de um site, poderão pedir suas placas. Quando completar a quantidade mínima para um painel, serão produzidas e entregues. As placas terão todas a características profissionais e um acabamento fino: furos metalizados, máscara, verniz, etc. O valor seria cobrado por centímetro quadrado.

 

O que vocês acham da idéia? Acho que seria um avanço considerável para o DIY no Brasil.

 

Veja a foto de um resultado de uma placa usando meu sistema:

Grande abraço,

Marcos Passos

Exibições: 5884

Responder esta

Respostas a este tópico

Dependendeo do valor do cm² eu também utilizaria o serviço. Estou fazendo alguns projetos para meu TCC e se o preço for atrativo, utilizarei o serviço sim.

Att.

Ótimo, pessoal.

Marcelo, estou em contato contínuo com o departamento comercial das empresas para conseguir um preço bem competitivo. Acabei de sair de uma ligação com o gerente de vendas, e, sem dúvidas, quanto maior for a demanda menor será o preço. Seria excelente ter o apoio da LdG, principalmente para divulgação.

 

Continuem opinando, em breve trago mais novidades.

Olá Marcos, a idéia me interessa, pois já tenho dois projetos prontos, necessitando de pcis com preços acessiveis, pois minhas placas eu tenho fabricado com minha CNC, mas para fabricar em quantidade fica com custo alto e muito trabalhoso. Com CNC é otimo para desenvolver protótipos.

Marcos , 

não ficou clara a sua Ideia.

Eu poderia encomendar placas proprietarias projetadas por mim , por exemplo 1 unidade tipo a ,1 unidade tipo b ,1 unidade tipo c e ficaria na fila esperando outros usuarios postarem suas placas proprietarias (e diferentes ) até completar um painel ?

Ai então seria disparado o processo de fabricação deste painel composto por diversas placas diferentes.

É isso ?

Ou todas as placas na fila devem ser iguais ?

Abração.

Enio.

Olá Enio, tudo bem?

 

Exatamente. Você terá um painel de controle onde poderá fazer seus pedidos. Você pode pedir a quantidade que quiser, dos projetos que quiser. As placas não precisam ser iguais. Para você, o processo será transparente: você só precisa se preocupar com o seu projeto.

 

A adequação das placas no painel é feito pelo software que eu desenvolvi. Ele tem uma camada de inteligência artificial e calcula qual é a melhor maneira de encaixar todas as placas no painel economizando o material. As placas serão enviadas para a produção juntas, como se fosse um pedido só de grande quantidade, mas para cada um é como se fosse um pedido de pequena quantidade. Graças a essas facilidade que meu sistema proporciona, conseguiremos produzir as placas de altíssima qualidade para hobbystas como nós, que não temos muito dinheiro mas muita força de vontade!

 

Em síntese, o processo consiste nas seguintes etapas:

  1. Upload dos arquivos gerbers (seus arquivos ficarão seguros, ninguém terá acesso, apenas as pessoas da produção)
  2. Definição do que é cada arquivo gerber (máscara, face de cima, face de baixo, etc)
  3. Definição do aspecto da placa (furo metalizado? dupla face? máscara?)
  4. Pagamento

A sua placa, juntamente com as demais, ficarão aguardando o fechamento do painel ou a data limite (do dia 1 ao dia 30, por exemplo). Depois disso, seu pedido entrará em produção e em cerca de 7 dias estará na sua casa.

 

Grande abraço,

Marcos Passos

Marcos,

Gostei muito da ideia , eu mesmo já tenho uma tonelada de placas para fazer , 10 de uma , 5 de outra , 12 de outra ,10 de de outra, só não fiz porque os preços para estas quantidades são proibitivos.

Veja só ai já são 37 placas ! todas dupla face furo metalizado mascara de solda e silk screen de componentes.

Como seria o calculo do preço das placas ?

O seu fornecedor já topou a ideia ?

Vamos tocar este negocio !

Enio

 

 

Olá Enio,

Estou trabalhando pesado nisso. A questão tecnológica está praticamente resolvida, agora é uma questão comercial. A princípio, o cálculo seria feito por centímetro quadrado, decaindo com a quantidade. Na prática, penso em algo assim (exemplo fictício):

 

Preço:

1 x R$ 20,00

2 x R$ 20,00

3 x R$ 55,00

5 x R$ 80,00

10 x R$ 150,00

 

O pagamento seria feito no ato do pedido (por cartão, boleto, etc). Quanto ao fornecedor, estou em contato direto com a gerência. Acredito que nos próximos dias terei alguma novidade. Obviamente, postarei aqui :)

 

Abraços,

Marcos


Alguém já fez placas com esse pessoal?

http://pci.eletronica.org/

 

 

A idéia é igual a minha. Se o serviço estiver funcionando não darei continuidade. Caso contrário, sim. Afinal, estou conseguindo preços interessantes.
Só para constar, uma placa de 10x10cm fica em R$ 130 no pci.eletronica.org

vc CHEIROU COLA ?

R$15,00 por cm2 ?

eu pago R$ 7,50 por uma placa do tamanho de um arduino (35cm2) R$0,21 por cm2 ( lotes de 100 pcs ).

Para prototipos (lote de 10 pcs) sai por R$20,00 cada + R$50,00 dos fotollitos.( acabamento profissional !)

Abração

Enio

Olá Enio. Não cheirei não. Esse preço é o oferecido pelo site pci.eletronica.org, não por mim. Mas o preço mencionado por você é extremamente baixo, não entendi porque você teria interesse em fazer em outro lugar.

Onde você consegue esse preço?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço