Boa tarde/noite galera, beleza?
Sou iniciante em eletrônica, robótica e blabla.. rsrsrs
Minha dúvida é a seguinte: como seria um programa em C, de acionamento de um LDR?
Por exemplo: ao mudar a luminosidade de um determinado ambiente, um LED se acende, como uma resposta do LDR!
Obrigado =))

Exibições: 2402

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual o compilador?

Olá, utilizo o PIC C. Obrigado!

 Boa tarde Matheus... Se não me engano o microcontrolador que usas é um picaxe e nesse caso pode ser programado em linguagem Basic que para iniciantes como eu e tu poderá ser mais fácil. Se optares por esta linguagem ficaria mais ao menos assim:

symbol led = pin1 (digo ao micro que quando escrevo "led" estou a dizer o pino em que o LED está ligado) 

symbol Sensor=A.1 (digo ao micro que quando escrevo "sensor" estou a dizer o pino em que a LDR está ligada) 

symbol luz=w0 (aqui declaro a variável luz para guardar a informação da LDR) 

ciclo_principal: (aqui dou um nome ao ciclo principal)
readadc Sensor, luz (aqui o micro vai ler a informação vinda da LDR)

     if luz >=100 then (inicio a comparação e digo que se o valor da ldr "luz" for maior ou igual a 100 então)
          led=1 else (mando acender o led colocando o valor 1 senão)

          led=0 (mando apagar o led colocando o valor 0

     end if (termino a comparação)

goto ciclo_principal (volta ao inicio)

Caso queiras utilizar a linguagem C o principio de pensamento será mais ao menos o mesmo... espero ter ajudado de alguma forma :)

Olá Tiago!
Ajudou e muuito cara! Muito obrigado!
Vou seguir esta lógica e tentar desenvolver o programa em C!
Valeeu!!!

Pois quanto à linguagem C não posso ajudar muito mas boa sorte...

Sugiro utilizar o ccs uma vez que tem um tutorial no youtube do pessoal do MrApleBr que ensina desde o início e nas video aulas eles mostram como construi o codigo e como simular no proteus ainda , fica bem mais pratico e versátil .

passa o link

Detalhe de que o PIC16F628A não possui entrada analógica , creio que terá que trocar de PIC , tente com o PIC16F870.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço