HIDROPONIA E AQUAPONIA AUTOMATIZADA...PHDUINO...Medidor de pH para hidroponia,aquaponia ou aquario com ARDUINO..AUTOMAÇÂO PARA HIDROPONIA

Pessoal eu vi um projeto de um medidor de ph usando o arduino no site:http://code.google.com/p/phduino/ e como trabalho com hidroponia tambem alem da parte eletricaeletronica eu queria fazer esse projeto pois meu projeto é automatizar totalmente uma estrutura  hidroponia e ja tenho varias ideias no papel e minha maior dificuldade fica em relação ao medidor de ph e do condutivimetro para uma automação de uma estrutura hidroponica.

Quero saber se alguem ja viu este projeto do medidor r quem interesse de me ajudar a montar, pois não tenho ainda muito experiencia em programação, na parte de eletrica eu domino, mas a eletronica digital ta ainda caminhando.

E ai quem vai nessa comigo.

Todos detalhes estão no site oficial do phduino: http://code.google.com/p/phduino/

Vamos laa...mão a obra.

Exibições: 12995

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Fredman,

quais os parâmetros vc ja pensa em monitorar? Eu imaginei só o pH por entender que este parâmetro pode influenciar na fisiologia.

Quais outros? Vou associar a criação de peixes e o pH é importante também.

Condutividade?

Temperatura e humidade do ambiente.

 

Alguem tem alguma contribuição?

Sidney, 

Sim os parametros analisados serão: condutividade ( na hidroponia é essencial verifica se atraves dela a concentração de sais), a temperatura, umidade e Ph.

Na verdade na hidroponia o ph não sera um grande problema, pois o mesmo é corrigido poucas vezes haja visto que temos uma agua de boa qualidade, mas no caso da condutividade é essencial pois diariamente deve se corrigir a mesma, como por exemplo na cultura do alface deve se manter-la entre 0,8 a 1,2 mS cm.

Atenção maior é dada a Condutividade e temperatura tanto da agua quanto do ambiente.

Abraços e to aqui.

Fredman,

que interessante isso da condutividade. Surgiu algumas dúvidas.

Como se corrige a condutividade?

A condutividade costumeiramente aumenta ou diminui?

O que as plantas usam como alimento são os nitratos?

Que outros elementos devem ser incluidos na água?

Estes elementos podem afetar os peixes? No meu projetinho penso em criar tilápias.

Tem alguma tabela com os parâmetros utilizados?

Sidney..

A condutividade é importante porque quanto maior for isso significa que mais nutrientes (alimentos dissolvidos) estão disponiveis para a planta, abaixo do recomendado ela prejudica o crescimento das plantas e acima causa uma fitoxidade.

Não somente os nitratos as plantas usam, eles apenas algumas fontes. Tenho varias composições para cada tipo de cultura.

Olha ainda não fiz com peixes mas vou pesquisar certinho e te falo.

Abraços

Fredman,

 

a essencia do meu projeto é a aquicultura com a hidroponia. Quero faze o ciclo do nitrogenio. Isso já é comum.

 

amonia dos peixes > transforma se em nitrito pelas bacterias > transforma em nitratos pelas bacterias > plantas se alimentam

Pensei que eu poderia só complementar o que não viesse dos peixes.

Sua explicação sobre a condutividade foi ótima.

Controlaria a temperatura e umidade do ambiente da estufa por ser fatores que influenciam muito.

Também acrescentarei um medidor de luminosidade para saber o tempo de  luz.

temperatura, ph e oxigenio dissolvido mais para controlar os peixes.

sensor de presença para abrir a porta com um motor de passo quando eu chegar perto.

Tudo isso movido por um painel solar e baterias que já tenho.

 

O que acha? Tem mais alguma coisa sendo monitorada?

Ah, e todos os itens vão ser monitorados por um programa chamado Scadabr (que estamos postando os progressos aqui no lab).

Sidney, se você vai recircular a água dos peixes para cultura das plantas, você fará um sistema de aquaponia. A princípio você não precisa adicionar nada na água além da comida dos peixes. No máximo, suplementar algum nutriente. Pois todos os nutrientes, a princípio, já estariam na ração dos peixes, apenas se tranformariam até chegar às plantas. É isso o que eu estou fazendo, com sucesso parcial - pois o crescimento está lento, e algumas plantas não "pegaram". Creio que o problema seja pouca luz.

Daniel depende da dimensão do projeto, pois para fins comerciais a necessidade de colocar mais nutrientes pois todos os macros e micros que as plantas precisam não estão na ração, ou, alias se contem, estão em pouca quantidade, principalmente os micros nutrientes.Tenho um cliente a qual presto consultoria pra ele que reduziu o uso de nutrientes comerciais em 60%.

Porem vale RESSALTAR, vocês tem que conhecer as necessidades nutricionais das plantas.Cada planta é um caso.

A analise previa da agua utilizada tambem é de suma importância.

Sobre as plantas não "vingarem" a varios fatores a analisar, como a luminosidade, temperatura, sanidade, nutrição, ph e outros.

Um sintoma bem definido de falta de luz é o estiolamento das plantas e em seguida ( nem sempre)morte das mesma.

Espero ter ajudado e to aqui...trampando muito..kkkk, neste projeto.

Sidney

Bom acho que ta otimo o que vc quer monitorar.Eu tb vou monitorar se tem agua ou nao nas canaletas de cultivo, pois no meu sistema sera bombeado agua (solução nutritiva) por 15 min e 15 min sem agua, e caso alguma canaleta entupir no momento que estiver com agua eu quero ficar sabendo.

Sobre a nutrição da uma lida na resposta que dei para o Daniel e qualquer duvida da um toc.

Oh compartilha ai sobre os sensores, vc ta fazendo ou vai comprar pronto?

Cara sou loco para aprender trabalhar com o scada.Manda ai informações pois é isso que to precisando em maior necessidade, pois tava empacado no sistema de monitoramento pois sou leigo em programação

Abraços.

Ailton,

 

sobre este sensor de umidade. Ele responde bem? pensei em usar um desses para controlar a irrigação de vazos.

Vc usa o arduino com ele?

Boa noite, Sidney

 

O sensor responde bem Sidney. O que eu faço é justamente isso, controlo a umidade do solo de alguns vasos com este sensor. Uso um freeduino para está finalidade. As pontas que uso para espetar nos vasos foram feitas com raios de aro de moto - são baratos e fácil de encontrar.
 
Venho fazendo uma valiação do sensor de umidade do solo da seeedstudio, ele me parece um pouco frágil.
(http://www.seeedstudio.com/depot/grove-moisture-sensor-p-955.html?c...)
 
Ailton

Ailton..

Tem como vc me mandar tudo sobre o sensor que vc fez?

Possiveis detalhes, etc.

Bom dia, Fredman

 

Não tenho muito o que te mandar, pois,  o que fiz está no site anteriormente referenciado. A unica mudança foi trocar os pregos por dois raios, extraidos do aro de motocicleta. Fiz isso porque os aros são de um material bem melhor que os pregos (em relação a oxidação). O inconveniente desse sensor é que vc precisa de três pinos do Arduino, isto é, dois digitais - para vc ficar trocando a polaridade e um analógico para vc fazer realmente a medida que te interessa - umidade do solo. Se vc quiser, posso te mandar um arquivo.ino de testes desse sensor. Me informa o teu e-mail.

 

Ailton

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço