Pedido de ajuda - Quais componentes são esses ??? Fonte HP Impressora 5550

Essa fonte estragou e nada de poder usar a impressora. Mas é uma boa oportunidade de apreender mais.

MAS QUAIS SÃO ESSES COMPONENTES? 

Já busquei muito na inter e nada.

Vejam a imagem numerada dos componentes que não conheço.

E também Ja procurei muito o esquema e nada, quem sabe os amigos com mais conhecimento não acham esse esquema pra mim, ficarei muitíssimo grato.OU eu ligo para alguma assistência e peço a eles.

PENSEI em publicar a foto no picasa internet, mas tenho que estudar mais como se usa o Picasa, pois fica legal poder fazer zoom na imagem.

IMPRESSORA HP 5550

Serie fonte AS-K3981-AD-0 –

OUTRO K3980AD-06 Num cabreado

Ela é AC POWER ADAPTER 0950-4082

100-240V  1A 50/60 Hz

+32V= 940mA 

 

ficarei muitíssimo grato.

abraço do edu

Exibições: 3155

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Eduardo

1-É uma bobina ou indutor geralmente representado na placa pela letra L.

2-É um capacitor mais como não consegui ver o código todo pelo que está descrito em cima o valor dele é de 220nF,a voltagem não estou vendo.

3-Também é uma bobina só que esta é dupla,utilizada como filtro AC na entrada.

4-É um fusível de 2,5Ampéres.

5-Na foto não da para ver se tem outro terminal,se for só dois terminais pode ser um diodo,caso tenha 3 terminais pode ser um transisto,feet,triac etc,preciso do código descrito nele para te falar.

6-Este é um ci (circuito integrado),ele é o oscilador da fonte onde este controla os niveis de tensão da fonte entre outros.

7-Este é um diodo,se o simbolo for de diodo comum (retificador ou partida rapida) pode-se utilizar o 1N4148 que funciona bem em fontes chaveadas.

8-É um photo-acoplador ou acoplador óptico,é uma chave optica,onde de um lado é um diodo emissor de luz infravermelho  e do outro lado é um transisto receptor de luz fazendo a mesma função de um transisto só que chaveado por luz.Serve para "comunicação" do primário com o secundário,sem conexão direta (fio,trilhas) só através da luz,permanecendo assim um lado isolado do outro.

9-Parece ser um capacitor poliéster mais não consigo ver o código.

10-É um diodo,mais sem o código dele não consigo te dizer se é um diodo retificador,zener...

11-É um simples jumper com ferrite (Ferrite utilizado para reter ruídos parasitas),ou seja,um fio de um lado para o outro.

Bom é isso ai,caso queira saber certeza sobre os componentes que não consegui identificar por causa da foto,me passa os codigos descritos neles que te falo.Agora quanto ao esquema infelizmente eu não tenho,mais confere os diodos,o fusível e o que vc conseguir testar,mais 80% das fontes chaveadas danificam seu oscilador (no seu caso o numero 6) e mais algumas coisinhas básicas.

Abraços!!!

obrigado amigo

Boa Noite Leandro,

VOCE ME DISSE: 

mais confere os diodos,o fusível e o que vc conseguir testar,mais 80% das fontes chaveadas danificam seu oscilador (no seu caso o numero 6) FA13842- A2012  o numero é este ai,  busquei o datasheeet Mas não sei como testa-lo, pode me ajudar?

Dá uma olhada ai nesse link,o datasheet é esse:

 

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fuji/FA13843N.pdf

Testar ci é meio complicado,um teste preciso não existe a não ser verificar curto na alimentação dele...O teste mais certo é realizar a troca do mesmo e verificar se ha alteração ou se funciona.

Buscar o pino da alimentação e medir ali? ok vou fazer isso. abraço

ACHEI ESTE  Datasheet http://www.datasheetarchive.com/ SÓ QUE LÁ SEMPRE NO FIM TEM UM NUMERO, E AQUI NÃO VI NENHUM N.  FA13842- A2012

FA13842 Fuji Electric Co., Ltd.

CMOS IC (para controle de comutação Power Supply) ESTE BAIXE

OBRIGADO

OBRIGADO, isso ainda e mais importante, ai conseguirmos apreender a pescar.

abraço

Caro Eduardo, 

consertar fonte chaveada nem sempre é simples! Já pensou em comprar outra? Tem no mercado livre (ou nas autorizadas da HP):

Mercado Livre

 

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço