Amigos, obrigado pela paciência, pois sei que não é fácil ensinar aos que sabem pouco.

Essa fonte, eu a estraguei, pois eu fiz uma gambiarra,  para testar uma ideia, pois a resistência que fiz,

Explicando melhor:

Trata-se de um  Aquecedor Ceramic 1500W Cadence  127V

Ele aquece através de um rotor ( que gera ar ) e uma resistência eletrica de 1500W + sensor para monitorar a temperatura, e um painel com controle remoto. 

Essa transformador ai, é novo, mas esta esquentando demais, ele é primario 11V e secundario 12x12v  250 Am -

O REGULADOR DE TENSÃO É O 78L05 - REGULA 5V MAS  A TENSÃO NÃO ESTA FORNECENDO 5v EST PRO VOLTA DE 1,40V NA SAIDA DO TRANSFORMADOR, EU MEDI, E ESTA VOLTAGEM BEM ABAIXO DO 12v DO SECUNDARIO. VEJAM AS FOTOS.

 

ESTOU DESCONFIADO QUE O PROBLEMA OU É EU QUEM LIGOU ERRADO, OU A CORRENTE DO TRANSFORMADOR É PEQUENA 400 Am ou liguei errado os fios.

Obrigado

Exibições: 5515

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, amigo!

Sem um esquema eletrônico fica um pouco difícil de ajudar. Eu começaria, utilizando um multímetro e verificando a continuidade das trilhas (principlamente aquelas que foram "reconstruidas" com solda) depois veja se não tem nenhum diodo "queimado" . Após isso, teste a tensão diretamente nos terminais do capacitor. Tem que ser igual ou próximo à saida da tensão da fonte. Acho que o transistor que você não sabe quel é deve ser um bc 548 ou bcd 558 (geralmente utilizados para acionar relés). Esse transformador já veio com ele ou você trocou? Pois parece que ele não fornece corrente o suficiente para os 1500W. Espero ter ajudado.

VOCE DISSE:

Após isso, teste a tensão diretamente nos terminais do capacitor.  JA FIZ, E ESTA BAIXA

Tem que ser igual ou próximo à saida da tensão da fonte. SAIDA SERIA 12V ? QUE É A SAIDA DO REGULADOR QUE É DE 5V?

Acho que o transistor que você não sabe quel é deve ser um bc 548 ou bcd 558 (geralmente utilizados para acionar relés). Esse transformador já veio com ele ou você trocou?  NÃO, ESSE EU TROQUEI - NO CIRCUITO, ELE ESTAVA DANDO VOLTAGEM BAIXA, MAS FORA ESTA NORMAL, NOS DOIS FIOS, ESTA 26V E ELE É SECUNDARIO 12X12 E TAP

Pois parece que ele não fornece corrente o suficiente para os 1500W. Espero ter ajudado. É MESMO

Andei observando e, se não estiver enganado, os elementos cerâmicos responsáveis pelo aquecimento são ligado diretamente pelos relés (dois relés e 2 opções de temperatura)  na tensão de entrada: 127V. Logo, o transformador não iria influenciar para "aquecer" os mesmos. Sendo assim, ele é somente responsável por alimentar o circuito eletrônico. Para matar acharada, retira da placa do circuito uma das pontas (amarelas) e testa a tensão entre elas (com o multímetro ajustado para medir corrente alternada). Deve aparecer uma tensão em torno de 20V. Depois testa entre os fios preto e um amarelo (duas medições que devem estar em torno de 12 V cada). Se não der isso, o problema é no transformador.

OK, OBRIGADO, VOU TENTAR, POSSO ENVIAR AO SEU E-MAIL O RESULTADO DO TESTE?

PODE CEDER O SEU E-MAIL?

 O primeiro teste deu 8,4 v

fio preto e amarelo, 8,5 v

O valor está dentro dos parâmetros. Pois você está medindo o valor médio quadrático:(9)\qquad\qquad {V_\mathrm{rms}} = {V_p \over {\sqrt 2}}

VP= 12 Volts dividido por raiz de 2


.Se a tensão entre os dois fios amarelos ficar entre 16,85 e 24 V, parece que o transformador está legal.

O que nos leva a outra etapa: Diodos

Como a tensão no Capacitor ( está baixa, suspeito que seja neles o problema) teste-os. Sabe testar os Diodos?

tem que testa-los. Talvez seja necessário retirá-los da placa ( sim, da trabalho!).

Sim, é bem simples, mas gostaria de lhe perguntar, se você não aceitaria fazer uma vídeo aula quando você tiver tempos, de como usar a calculadora  ElectroDroid instalei no Android.  ( quer que eu lhe envie? ) chama-se, mas é bem completo, bom mesmo.

Aposto que muita gente não sabe usar esses programas e ate aquela calculadora própria para isso.
Eu preciso saber qual transformador usar no meu circuito ( projeto ) mas não sei usar o programa.

BOM DIA AMIGO,

Voce tinha razão, aquela trilha estava rompida, só percebi isso, porque consegui no mercado livre, uma outra placa da fonte funcionando.

abraço

Eu estava olhando a placa e não entendi uma coisa:

Nos três fios de saída do transformador, dois estão ligados diretamente (um preto com um amarelo) Antes de vc trocar o transformador, eles eram ligados assim mesmo? So para efeito de curiosidade, separa o fio amarelo do preto (estão soldados na mesma trilha), deixando apenas um fio amarelo com o preto, soldados na placa e testa. Pois, ligado dessa forma me parece que está em curto-circuito.

Um fio é o Tap central, quando retirei o transfonador original para a compra, levei na loja e eles disseram que o do meio era o TAP.;

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço