Estava mexendo no meu mega utilizando ele pra controlar uma fita de led,modulo bluetooth,modulo sd e alimentando com uma fonte de pc. E sem querer coloquei o 5v da fonte no gnd do arduino e depois disso o pc parou de reconhecer o arduino. Quando conecto o arduino na usb, ele acende os leds mas não aparece no gerenciador de dispositivos nem como dispositivo oculto e  nem toca o som do windows. Sera que queimei meu arduino?

obs: coisas que já tentei

1° Tentei gravar o bootloader com arduino leonardo na 1000000000001 tentativa consegui (só pelo linux no windows não funciona de jeito nenhum).

2° Gravei o Blink utilizando isp funciona perfeitamente.

3° Tentei resetar o arduino tanto pelo botão quanto pelos sketchs abaixo não reseta.

4°  Gravei um sketch pelo isp para controlar a fita pelo bluetooth ligado no tx e rx funcionou. 

5° Tentei entrar no modo dfu mas a placa não reseta.

sketch para resetar o arduino

Q0447-Sketch-1.ino

Q0447-Sketch-2.ino

sketch para controlar a fita pelo bluetooth

Controle_Leds.ino

Ligação para gravar o bootloader, a diferença é que não utilizei o capacitor e que invés de ligar reset isp do leonardo na digital 10 do mega, liguei a digital 10 do leonardo no reset do mega 

Exibições: 215

Responder esta

Respostas a este tópico

olá Matheus.

      Eu me lembrei que já te ajudei aqui num tópico, justamente referente ao controle de Fita-LED.  Verifiquei e foi isso mesmo, neste link: "ajuda com Fita-LED"

      Mas ao contrário daquele post da Fita-LED,  dessa vez Matheus, temo que eu não tenha uma boa notícia para vc. Vou explicar o porquê.

      Ocorre que uma Fonte de PC   tem uma grande capacidade de fornecer energia.  E a saída de +5V de uma Fonte dessas, geralmente fornece muito além de 10A (mesmo as Fontes de PC "mais fracas").  Então se vc "cutucou" o GND do Arduino com esses +5V,  a alta capacidade de corrente  da Fonte, certamente é mais que suficiente para fazer as trilhas de GND do Arduino se comportarem como se fossem fusíveis.  E mesmo a Fonte tendo proteção contra curto-circuito,  a corrente para esta condição pode não ter sido atingida,  pois é praticamente certo que a impedância das trilhas  de GND do Arduino  podem não ter sido baixas o suficiente para ultrapassar a capacidade de corrente da Fonte.  Ou seja: se isto ocorreu,  então alguma parte da linha de GND  da Placa do Mega (alguma trilha mais estreita) se comportou como fusível, e "abriu" (ou como popularmente se diz: "queimou").

      Infelizmente, é quase certo que isso ocorreu.  Mas questão é: que parte da linha de GND, abriu?   Essa é uma pergunta um tanto difícil de responder, porque isso depende de onde na Placa do Mega vc tocou com o +5V da Fonte.  Mas há uma pista sobre isso, e ela tem a ver com a questão do Botão RESET não estar mais tendo efeito.  Veja o esquemático do Mega, na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Note que fiz um "highlight" no esquemático,  salientando na cor rosa a conexão do sinal RESET do Processador ATMEGA2560.  Note também que marquei uma região na cor verde,  onde está a conexão do Botão RESET.  Na figura a seguir, mostro em detalhes essa região:

(clique na figura para "zoom")

      Na figura, o sinal RESET é salientado na cor azul,  e o Botão RESET está identificado na cor laranja.

      Note também a marcação do "X" em vermelho, também salientado na cor amarela.  Se aquela ligação do Botão RESET ao GND  passa por uma trilha que foi interrompida pela alta corrente (devido à conexão acidental do +5V ao GND),  então veja o que ocorre:  o Botão RESET  não tem mais efeito.  Então veja como as coisas se encaixam.

      E por inacreditável "milagre",  ainda foram preservadas trilhas do GND que permitem o Processador funcionar e ser programado via ISP.

      Mas tenho que ser realista com vc:  pode ser um tanto difícil e cansativo fazer a verificação de quais trilhas do GND podem ter rompido.  Pode ter sido uma só, mas pode ter sido mais.  Pode ser que uma inspeção visual (e talvez precise de uma lupa),  permita vc ver uma trilha chamuscada e interrompida.  Mas isso pode ter também ocorrido abaixo do corpo físico de algum componente eletrônico na placa, o que tornaria difícil de ver (ou impossível).

      Além disso,  existem algumas versões de placas do Mega,  com algumas variações no circuito, o que dificulta uma verificação ponto a ponto.  Se seu Mega tiver o layout do original, vc pode abrir o arquivo do PCB (geralmente é um arquivo do Eagle),  e aí fica mais fácil suspeitar de quais trilhas de GND podem ter se rompido (geralmente são as mais finas e  longas).  Mas é algo que mesmo assim dá um certo trabalho.

      E claro,  parte da linha de GND  que se interrompeu pela alta corrente, certamente também passava pelo circuito da Interface USB  (ou parte dela),  o que impede que esta interface funcione corretamente.

      Ah, sobre os dois códigos  que vc postou para "resetar" o Arduino,  é quase certo que eles funcionaram sim,  mas vc não deve ter percebido.  O motivo disto é que eles resetam o Processador,  mas ele logo em seguida executa o mesmo código novamente, ficando neste ciclo interminável.  E como a Serial não está funcionando (como vc relatou, que não conecta no PC),  não tem como ver aquelas mensagens sendo printadas.  Para ver o reset acontecendo, ligue um LED via Resistor em um pino do Arduino (ou use o famoso LED normalmente conectado ao pino "13"), e logo no início do setup execute um "delay" de 1 ou 2 segundos, seguido do acionamento do LED também por 1 ou 2 segundos (novamente use o "delay" para isto),  e em seguida force o reset.  Vc verá então que o LED irá piscar de forma cíclica, comprovando a ocorrência do reset.

      Espero ter ajudado,

      abrçs,

      Elcids

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço