Passos para o produto final e entrega para o cliente com arduino

Bom dia, fui contratado recentemente por uma empresa pequena ainda que ficou interessada em umas soluções que eu apresentei pra eles usando arduino mesmo na protoboard. Agora eles querem que eu continue trabalhando nisso pra aplicar na empresa. Eu vou começar a confeccionar uma plaquinha pra deixar de teste por enquanto, o primeiro protótipo.

A duvida é a seguinte:

Quais os passos eu preciso seguir pra entregar o produto final pro cliente? Eu sei que o correto é fazer uma placa no padrão SMD, mas não tenho conhecimento nem material pra soldar componentes SMD. E o processo de patente é tranquilo por ser arduino? Qual as melhoras formas de fazer uma confecção de placa profissional?

Obs.: Eu já fiz uns 2 projetos informais para clientes físicos mesmo em uma placa bem meia boca utilizando o atmega328 depois de ter gravado o código.

Exibições: 407

Responder esta

Respostas a este tópico

Também não conheço muito o procedimento correto ou "ideal", mas você vai usar um microcontrolador Atmega e não um "Arduino" no seu projeto final. Creio que não vai ter problema algum com patentes.

Já para confecção das PCBs, depois de fazer o seu protótipo e estiver funcional, procure uma empresa especializada para a fabricação. Eu não fechei a farbicação, mas fiz uma cotação com essa empresa de SP (www.tec-ci.com.br) e fui atendido bem rápido e não achei o preço fora no normal. Já encomendei um lote de um fabricante de Minas Gerais que vi pelo mercado Livre, mas a qualidade foi bem inferior ao desejado.

Para fazer os seus protótipos, pesquisa sobre processo fotográfico para fabricação de PCBs em casa.

Obrigado pelas dicas, Andre.

Vou procurar sobre essa possibilidade de terceirizar a confecção das placas, acredito que isso vai depender muito das minhas habilidades de confeccionar uma placa boa e do quanto meus chefes estão dispostos a investir.

Enquanto isso, vou tentar confeccionar uma PTH primeiro e logo depois uma SMD

Se você for fazer apenas uma PCB, ou uma quantidade bem baixa, menos de 10 por exemplo, aí o preço unitário cobrado pelas empresas especializadas vai ser bem elevado, algumas nem aceitam encomendas abaixo de 10 unidades.

A fabricação das PCB's ao meu ver é muito trabalhoso, difícil e chato, mas para um protótipo temos que saber fazer para poder demonstrar o projeto e eliminar possíveis falhas antes de mandar produzir em quantidade.

Fabricar placas com componentes SMD acaba ficando complicado de serem montadas em casa, são mais indicadas para serem produzidas por empresas especializadas, mas não é impossível.

Boa noite, 

Você fez o diagrama eletrônico usando um programa de edição ? Qual ?

Existem vários programas que a partir do diagrama eletrônico, podem lhe ajudar na confecção do desenho da placa (auto router). Por exemplo, Eagle, Kikad, ExpressPCB, etc. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/desenhar-circuitos

Fabricação de Placas PCB:

http://labdegaragem.com/forum/topics/produ-o-em-escala-de-prot-tipo

http://labdegaragem.com/forum/topics/fabrica-o-de-p-acas-pcb

Acho que você não pode patentear um produto usando o Arduino. Mas a organização Arduino permite o uso com algumas condições (leia com atenção) : 

https://www.arduino.cc/en/Main/FAQ

https://www.arduino.cc/en/Main/Policy

http://www.ladyada.net/library/openhardware/license.html

Esse POST é mais radical :

https://www.embedded.fm/blog/2017/8/12/dont-use-arduino-for-profess...

Boa tarde José,

Eu to usando o Eagle. Muito interessante os tópicos que você postou aqui, li todos. Já tirei minhas dúvidas sobre a confecção, mas esse último post que você diz que é radical me deu medo. 

A empresa que eu to agora me contratou justamente porque há uns meses eu ofereci uma solução pra eles e corrigi na hora a falha do sistema deles com um arduino lá. Agora eles querem que eu produza esse circuito e já aplique no sistema deles em 2019 e depois de ter lido esse texto, to achando que não sou tão bom programador assim como eu pensava (atualmente só programo pra arduino e desenvolvimento web). 

Pra mim, a ideia de resolver problemas programando em arduino sempre foi muito reconfortante, mas agora me deu medo. Mesmo que eu confeccione a minha própria placa.

Boa noite,

Não é para ter medo. Uma sugestão é usar o Arduino sem o bootloader. 

E gravar os programas compilados diretamente pela interface SPI. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço