alguns anos atras tive uma ideia que ate hoje nao tive tempo de me dedicar, certa vez fiz uma cabeça animatronica bem didatica que "falava" por um servo movendo o maxilar e outro servo fazendo os olhos se mexerem...

e a ideia? a ideia era mover a cabeça de acordo com o som. se alguem falasse com o robo, ele olharia para a pessoa. pra minha a matematica envolvida no projeto me assustou rsrsr....

a ideia é essa:

Exibições: 1950

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual edição? Vc lembra? O que que tinha na capa?

MF edição 11 e a edição 14, matéria dos olhos esta ma edição 15

Ah:! Achei aqui. Uma é o fantoche(nº11)  e a outra é o "Professor Ludovico" (nº 14). Se alguém tiver interesse, posso escanear.

Olá Amigos

Andei dando uma olhada no Google Patents

e achei algumas que podem ser do interesse de vcs.

Vejam: 

US5524633

US20130064409

US8331600

Tratam do assunto microfones direcionais e sistema de detecção da direção da fonte sonora.

Abços

A Matemátice envolvida não tão complexa assim. Eu, como muitos outros que vi aqui, também já pensei nisso. A matemática, uma vez desmistificada é simples e exata. Entretanto, minha dificuldade é o que deve ser simples para vocês :) - Tenho que filtrar o som, certo? Não basta reconhecer a fala, cada sensor tem que saber quando estão tratando a mesma série de sons, para obter a diferença de tempo na captação do som entre os sensores.

Putz... acho que nunca consigo explicar direito... Eu preciso saber quando a fala chega em cada sensor. Para isso, tenho que saber exatamente a fala que estou tratando. Mas o som nunca chega igual aos sensores, uma vez que se misturam em intervalos de tempo diferentes e a onda que chega em um sensor pode ser um pouco diferente da onda que chega no outro. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço