Orientações Técnicas - Arduíno + Motor DC + Instrumentação analítica.

Gostaria de algumas informações de caráter técnico.
Trabalho em um projeto de instrumentação analítica.
Este baseia-se na  construção de uma micro
centrífuga para análise químicas em pequena escala (microlitros).
Bem, meu campo de ação é na área de química.
Nesta questões que envolvem engenharia elétrica
entre outras áreas afins sou quase um leigo. Bem,
gostaria de saber se com um sistema arduíno e
um motor DC eu conseguiria fazer o presente pro
jeto. Com total controle das rotações. No aguardo
pelas orientações de por onde começar para resolver esta questão.
Desde já agradeço.
Atenciosamente.
Obs1: Preciso ter o controle das rotações... Preciso fazer gradiente de velocidade. Ou seja, 
sair de uma rotação mais alta e ir para uma mais baixa vice-versa.

Exibições: 720

Responder esta

Respostas a este tópico

É necessário mais detalhes para saber se um Arduino pode resolver seu problema.Um Arduino pode certamente controlar um motor CC, mas nem sempre isso pode ser convieniente...depende da aplicação.Qual motor CC vc vai usar? Há alguma tolerância de erro nas velocidade final? Em qual ambiente o sistema de controle vai está imerso?Erros afetam a seguranca de pessoas ou qualidade final de produtos?Tudo isso tem q ue ser visto, pois dependendo do seu projeto, outros dispositivos mais robustos deverão ser utilizados. 

Obrigado pela resposta Ernane. Bem, para este tipo de aparelho analítico deve ter-se claramente a faixa de trabalho e seu respectivo erro. Bem, ainda estou em processo de pesquisa em artigos de científicos. E tenho observado uma faixa que varia de 3000rpm a 10000rpm (para centrífugas convencionais). Essa faixa de trabalho já resolve meu problema. Já o erro seria por volta de +- 10 rpm.  Em relação as condições de utilização, não vejo tantos problemas. É um laboratório de instrumentação, os analitos estão na maioria das vezes diluídos ou em pequenas concentrações. A atmosfera não é carregada de gases ou vapores que possam comprometer o funcionamento do sistema em si. 

Agora falando sobre a influência dos erros no resultados em relação segurança de pessoas:

Dependendo da matriz analisada (sangue ou efluente), Sim os resultados não devem ter flutuações frente métodos tradicionais. Quando falamos de instrumentação analítica, precisamos ter um aparelho capaz de validar um método. E ser repetível e reprodutível.[

As especificações do motor que eu achei:

http://transmotec.com/dc-motors/no-gear/round-type/25-30.aspx

Abaixo algumas imagens de como será o sistema:

Basicamente usarei a cd como anteparo. Neste será confeccionado os microcanais por litografia

.

 

Anexos

embora o erro tolerado seja muito pequeno, percebo que o arduino possar resolver seu problema.Voce vai precisar de um tacografo para medir a rotacao do seu dispositivo.O Arduino vai le essa velocidade e podera leva-la para outros valores.Tambem vai ser interessante usar um sistema scada para funcionar como interface entre o usuarrio e o dispositivo.O ScadaBR e uma opcao ideal- gratuito e facil de usar com o Arduino.Alem disso o scadaBR disso podera gerar relatorios , ideais para os testes inicias do teu sistema onde podera ser facilmente avaliado o tempo necessario para  o arduino estabilizar a velocidade do motor ou medir o tempo entre dos niveis de velocidade distintos. 

Desculpa minha ignorância. Como vou acoplar um tacógrafo no arduino. Como vou configurar. Como posso aprender fazer isso. Agradeço demais sua ajuda. Tem sido de grande valia para meu projeto. Peço sua permissão para adicionar seu nome na minha dissertação (parte de agradecimentos).Aguardo resposta.

Gostaria de orientações de como proceder com o devido projeto. Meu conhecimento técnico em eltrotécnica é quase medíocre. Aguardo de como proceder. Não quero receitas prontas. Não quero nada formatadinho. Quero saber por onde começar. Caso eu trave. Preciso de alguém pra me orientar. Agradeço desde já.

Perdao tacografo nao  tacometro.Nao e possivel exercer nenhum controle na velocidade do motor se nao a medirmos.O tacometroe um dispositivo que pode fazer isso.Aquele disco do teu dispositivo vai ficar girando e pode por exemplo ter um pequeno furo.Um led pode ficar enviando luz pelo furo e sensibilizar outro dispostivo do outro lado do furo....e dai podemos contabilizar as rotacoes do teu dispositivo....o Arduino com suas entradas digitais entende esse "Luz passando" ou "luz interrompida" e contabiliza a rotacao.Ha outras formas de se fazer isso , mas sempre envolve essa mesma logica.Ha sensores que operam com principios magneticos e nesse caso uma pequena parta metalica no disco pode sensibilizar uma bobina e por inducao gerar tensao eletrica para ser aplicada na entrada digital do Aruino tambem.O arranjo mecanico nao e dificil.Se vc ja teve a curiosidade de abrir um mouse antigo- daqueles que tinham uma bolina na parte inferior la tem algo bem semelhante ao que vc tem que fazer.Fique a vontade pra perguntar.Fica aqui outra sugestao...existem softwares de simulacao de circuitos quer podem te ajudar tais como o proteus que contem a maioria dos dispositivos eletricos que vc vai precisar ele pode sinmular antes mesmo de vc fazer na  pratica.Ja para fazer o motor alterar de velocidade vc deve usar um tecnica chamada PWM (modulacao por largura de pulso).

Apenas pra não ficar algo tão vago...de uma olhando nesse pequeno vídeo q fiz.A técnica e controlar a potência fornecida  ao motor. A medida q  alteramos a posição do cursor do potenciômetro altera-se apenas  a largura do pulso  não a frequência da sinal.Quanto mais largo é o pulso mais energia segue para o motor e ele gira mais rápido e quanto menos largo o pulso menor a velocidade do motor.Há muitos circuitos que podem fazer e só pesquisar.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço