Olá pessoas! Sou um entusiasta com o arduino e uso ele em meus Hobbies desde o ano passado, mas sempre fiquei com uma dúvida, aqueles relés que vem numa plaquinha pronta e são facilmente encontrados por ai sempre contém um optoacoplador junto, eu mesmo fiz uma plaquinha sem o optoacoplador e que funciona 100% (pelo menos até agora).

Minha questão principal é: Caso dê algum problema na bobina do meu rele, posso acabar queimando meu arduino, ou a saída digital por causa da corrente reversa que vai ser causada? O optoacoplador é só uma "chuva no molhado" e o arduino já vem com algum dispositivo de segurança nesse quesito? Segue um esquemático de como é a plaquinha que utilizo atualmente.
Desde já agradeço a todos!

Exibições: 2173

Responder esta

Respostas a este tópico

O opto acoplador, vai funcionar literalmente como uma barreira, o arduino não tem proteção nenhuma.

Muito obrigado! Achei que por ser uma plataforma para iniciantes talvez ele já tivesse essa proteção, ficarei atento a isso então.

Segue um site muito bom sobre esse assunto.

http://arduino-info.wikispaces.com/ArduinoPower

Na verdade muita gente não utiliza os optaocapladores mesmo quando os tem disponíveis. Já queimei um Arduíno acionando uma bomba periférica sem o uso correto dos optoacopladores.

Segue o tópico que abrir sobre o assunto que talvez seja útil para você.

http://labdegaragem.com/forum/topics/prote-o-para-arduino-vs-aciona...

 

Achei muito útil seu tópico e lamento pelo seu arduino. Vou verificar o link que me passou com mais tempo, agora estou no trabalho ;) Muito obrigado!

Os opto acopladores são componentes que isolam uma parte do circuito da outra, quando fazemos um acionamento, em vez de acionar uma carga de corrente elevada, acionamos um led que consome em media 10mA, já a bobina do rele poderia consumir muitas vezes este valor, depende da bobina, além de provocar transientes ao desligar e por isso é colocado um diodo reverso para absorver a transiente.

O limite da porta do Arduino é de 40mA, se sua placa for original, ela vem com uma proteção de sobrecarga que desliga a saída caso esta seja sobrecarregada e volta a funcionar após um reset ( Leia  afolha de dados), mas isso não é uma garantia, o melhor é você não ultrapassar as correntes. no seu circuito você esta fazendo a mesma coisa mas com um transistor, em vez de um opto, com uma pequena carga de poucos mA na base, provoca a saturação entre emissor ligado a GND e coletor, que passara de VCC a GND, acionando a bobina, neste caso a corrente estará limitada pelo transistor, este é que devera ser adequado para suportar a corrente da bobina do rele, exemplo, um BC548 de uso geral pode manejar até 60mA dentro de uma margem de segurança elevada, ( Ver folha de dados).

Abs,

Anderson,

Postei minha opinião antes mas gostaria de um esclarecimento.

Eu estou supondo que VCC_PWR que alimenta o coletor do transistor é uma fonte externa e não um pino do Arduino, e o pino do Arduino  seja somente o de controle do driver transistor  SINAL, se for isso tudo bem.

Veja este vídeo do meu canal, note que existe uma fonte externa alimentado o transistor.

https://www.youtube.com/watch?v=UPvm5EtmgxM

Quanto a Proteção segue esclarecimento porque talvez  tenha ficado confuso, eu quis dizer um tipo de proteção, mas como falávamos de portas terminei misturando acho, via de duvidas segue....

Proteção contra sobrecarga da USB

O Arduino Uno tem um poli fusível reajustável que protege as portas USB do seu computador de cortes e sobrecorrentes. Embora a maioria dos computadores fornecem sua própria proteção interna, o fusível fornece uma camada de proteção extra. Se mais de 500 mA é aplicado à porta USB, o fusível irá quebrar automaticamente a conexão até que a sobrecarga ou curto sejam eliminados.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço