Então galera,hoje eu venho com mais uma dúvida.

Alguém ai tem experiencia com optoacopladores como o 4n27? Tava dando uma pesquisada no assunto e queria saber se existe algum que tivesse uma função semelhante de um relé com contato reversivel,pois todos optoacopladores que vi ate agora são simples chaves opticas.

Exibições: 7786

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Angelo,

Eu não conheço nenhum opto acoplador como este, mas voce pode fazer a função dos contatos reversíveis com o circuito da figura abaixo.

Abraço.

Esse rapaz é muito bom!

Marcos, como funciona este circuito, ou como ocorre a sequência de acionamentos? Obrigado.

Olá Euclides,

É simples, com o botão solto, o Led do opto acoplador U2 está desligado, portanto o transistor do mesmo está em corte, ou seja, no seu coletor temos 5V.

Nesta condição Q4 está em corte, pois sua base está ligada aos 5V através de R11, portanto o Led D1 está apagado. Q6 está cortado também, então seu coletor estará próximo a 0V, que por sua vez vai excitar Q5 levando-o a saturar e acendendo o LED D4.

Quando o botão estiver acionado, o estado de todos os transistores irão se inverter, de forma a saturar o transistor do opto acoplador, Q4 e Q6 e cortar Q5, portanto o Led D1 estará aceso e o Led D4 apagado.

Abraço.

Só não entendi como que o Q6 estando em corte vai excitar Q5.

E a porta 6 do U2,ela é uma porta NC?

Valeu,abraço!

Angelo,

Quando Q6 está em corte, a impendância entre o emissor e o coletor pode ser considerada quase infinita, desta forma a base de Q5 está sendo polarizada diretamente através do R13, portanto Q5 irá saturar.

Da mesma forma, quando Q6 estiver saturado, a impendância entre o emissor e o coletor pode ser considerada quase nula, o que irá levar a base de Q5 pra 5V, que então irá cortar.

O pino 6 do acoplador é a base do foto transistor.

Certo!Obrigado.

Sobre o pino 6,não daria para aproveita-lo também?Talvez para diminuir o numero de transistores?

Vou ler um pouco mais sobre transistores,sou meio fraco na teoria deles.

Opa!

Não entendi muito,essa logica estaria usando transistores também ou outro optoacoplador?

Valeu,abraços!

Caro Angelo,

você já tentou usar relés de estado sólido? Dependendo da sua aplicação e potência do que você pretende chavear, vale a pena usar. Tem os de uso industrial, por exemplo da LOTI, CONTEMP, CRYDOM, CROUZET entre muitos outros.

Outra alternativa, para cargas menores, é usar os relés de estado sólido no formato de circuito integrado. Tem da Vishay, Panasonic, Clare e muitos outros. Precisa pesquisar para ver se você encontra fornecedor local para esses. Só para ilustrar, o da Clare LCC120 tem duas saídas, uma NA e outra NF (Só não é BBM "break-before-make"). Ou então os da Vishay, confira a tabela de seleção.

Boa sorte! Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Interessante!

Já achava que não existia,mas não é muito comum aqui no Brasil,tem poucos fornecedores(no caso do LCC120).

Existe  algum optoacoplador mais comum no mercado que tivesse uma versão NA e outra NF, de modo que pudesse usar os dois juntos como relé?

O mais próximo que encontrei disso foi umas chaves analógicas como o DG447 (também pouco conhecido no mercado brasileiro).

Não entendi oque seria necessariamente "break-before-make".

 

Muito obrigado Henrique! Abraço

Caro Angelo,

o problema da DG447 é que como chave analógica, ela não é isolada, e normalmente pode comutar só sinais de baixa potência. Se acaso o 4N27 serve para você, porque você não usa 2 e inverte o acionamento deles e interliga as saídas de forma a formarem um terminal comum?

Traduzindo o break-before-make ---> romper antes de reconectar . O sentido disso é de abrir um contato antes de fechar o outro, para não curto-circuitar as saídas do relé ou chave.

Talvez se você explicar um pouco melhor o que pretende fazer, o pessoal possa te ajudar. 

Eu encontrei essa literatura na Revista Saber eletrônica, que talvez possa te ajudar a encontrar alternativas:

Relé de Estado Sólido

 

Abraço!

Henrique

Só a título de curiosidade mesmo,esse tópico é antigo,não me lembro mais oque me levou a pesquisar o assunto.

Tinha pensando nessa ideia de usar dois acopladores,mas no caso de um Arduino por exemplo ia ser interessante se fosse um NA e outro NF,caso contrário teria que usar duas portas,ou não?

Você quer um NA e outro NF onde haveria para esse pseudo-rele um contato comum, ou seriam independentes?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço