http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Federal_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_T...

Estava lendo um tópico do Lab de Garagem,onde o  colega Weider Duarte estava comentando a falta de material e ferramentas no CEFET que ele estudou anos atrás.

Fiquei decepcionado e triste ao saber disso. O CEFET onde estudei a mais de 35 anos atrás, era muito bom. E tenho ótimas lembranças daquela grande escola. 

Eu já me interessava por eletrônica quando eu tinha 13 ou 14 anos. E por isso fiz o concurso e passei na Escola Técnica Federal de Minas Gerais, esse era o nome do atual CEFET-MG, situado em Belo Horizonte no bairro Nova Suiça. 

A escola tinha ótimos professores de eletrônica geral, Telecomunicações, Eletrônica Industrial, e muitos outros. Nas aulas práticas, tínhamos acesso a componentes para montagem, instrumentos importados (mas antigos) e bancadas bem montadas. Foi lá que tive os primeiros conhecimentos sobre eletrônica. 

Como tenho e sempre tive uma paixão com eletrônica, desde então estudo a matéria. Procuro estar sempre atualizado lendo revistas, livros e obtendo conhecimento na Internet. 

Conte a sua experiência também ! Acho que podemos ajudar muitos outros a descobrir também essa paixão. 

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Respostas a este tópico

Acrescentando - estudei no CEFET-MG entre os anos de 1975 e 1978. Tomei pau no primeiro ano, eu era muito infantil para encarar tanta responsabilidade. Mas mesmo assim foi muito útil para mim, pois reforçou os meus conhecimentos para poder passar no vestibular, assim que terminei o curso de eletrônica. Tempos bons !

Estudei no Senai-Guarulhos “Hermenegildo Campos de Almeida” de 1985 a 1988.

Depois fiz o curso técnico em eletrônica e faculdade, pós graduação e inúmeros cursos de especialização. Mas costumo dizer com muito orgulho que a base e os fundamentos do meu conhecimento em eletrônica aprendi nos cursos do SENAI.

Legal Wiechert, mas e a escola do SENAI tinha bons professores, material e ferramentas adequadas ?

No "meu" CEFET tinha até osciloscópios - antigos, mas em funcionamento.  

Sim,

Os professores eram excelentes, o material didático também,instrumentos, ferramentas e componentes disponíveis e em quantidade suficiente para cada equipe (dupla de aluno).

Tinha de tudo, osciloscópios modernos, fontes, multímetros analógicos e até mesmo digitais (isso em já em 85).

A razão disto é que os cursos eram financiados pelas empresas e indústrias da região, que doavam material e recursos para a escola, e tinham em troca profissionais melhores, ou pelo menos que tinham aprendido o suficiente para desempenhar as funções e tarefas que as empresas necessitavam. 

Muito diferente da situação que encontrei em outros estabelecimentos, onde até existem instrumentos, ferramentas e componentes, mas muitas vezes em quantidades escassas, obrigando a turma trabalhar em grupos maiores, onde na verdade somente um ou dois fazem a experiência e os outros ficam olhando (conversando). 

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