Olá Pessoal. 

Estou desenvolvendo uma instalação artística como trabalho de conclusão de curso de Design, e uma de suas partes é uma mangueira de led de 15m controlada por um sensor de presença PIR.

Quando o sensor reconhece alguma presença, a mangueira deve "pulsar" bem acesa. Sem presença, ela continua pulsando, mas com uma luminosidade muito baixa.

Para montar o circuito, usamos o arduino uno, a fonte da mangueira de led, um transistor, e um resistor de 15k. Quando testamos a programação, em uma mangueira de 1 metro, deu tudo certo, mas quando colocamos na de 15m,os leds não acenderam suavemente, e sim piscando muito forte. De acordo com o professor de elétrica que está nos auxiliando, pode ser pela frequencia baixa da saída do arduino, que é de 488hz (se não me engano). Precisamos de uma maneira de, no mínimo, dobrar essa frequencia. É possivel fazer isso? Estamos usando a PWM 9. Usar uma outra porta resolveria o problema? ou alterar alguma função da programação?

Outra sugestão do professor seria mudar o formato de onda. a PWM manda uma onda chaveada, e o ideal seria a tringular, pra proporcionar um "fade" certo nos leds. É possivel trocar de porta e mudar o formato da onda pela programação?

Exibições: 1205

Responder esta

Respostas a este tópico

não sei se lhe ajuda mas coloquei umas mangueiras dessas na casa do interior de um amigo meu e a Fonte dela que vem com até 3 metros ela funciona normalmente, apaga lentamente, acente lentamente, entre outras funções bestas, ai colocamos 30 metros de mangueiras divididas em 15 metros para cada fonte, e as funções morreram de acender lentamente e apagar, agora ela só acende e pisca, creio que vc está passando por isso. abraços

Antes de alterar o firmware do que já foi feito, verifique as características da mangueira de 15 metros, tais como a corrente de consumo a tensão necessária e quais a diferença da outra de 1 metro, acredito que você terá que adequar o transistor assim como o resistor que esta ligado a base deste.

obrigada pela resposta, Carlos! Consegui resolver o problema mudando pra por 6 mesmo (:

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço