Olá Pessoal. 

Estou desenvolvendo uma instalação artística como trabalho de conclusão de curso de Design, e uma de suas partes é uma mangueira de led de 15m controlada por um sensor de presença PIR.

Quando o sensor reconhece alguma presença, a mangueira deve "pulsar" bem acesa. Sem presença, ela continua pulsando, mas com uma luminosidade muito baixa.

Para montar o circuito, usamos o arduino uno, a fonte da mangueira de led, um transistor, e um resistor de 15k. Quando testamos a programação, em uma mangueira de 1 metro, deu tudo certo, mas quando colocamos na de 15m,os leds não acenderam suavemente, e sim piscando muito forte. De acordo com o professor de elétrica que está nos auxiliando, pode ser pela frequencia baixa da saída do arduino, que é de 488hz (se não me engano). Precisamos de uma maneira de, no mínimo, dobrar essa frequencia. É possivel fazer isso? Estamos usando a PWM 9. Usar uma outra porta resolveria o problema? ou alterar alguma função da programação?

Outra sugestão do professor seria mudar o formato de onda. a PWM manda uma onda chaveada, e o ideal seria a tringular, pra proporcionar um "fade" certo nos leds. É possivel trocar de porta e mudar o formato da onda pela programação?

Exibições: 1205

Responder esta

Respostas a este tópico

http://pastebin.com/AZLib8FX tá aqui a programação que entende o sinal do sensor pir e passa pra mangueira.

essa é uma foto da mangueira de led que compramos: http://www.lampadasgolden.com.br/imgs/29_Mangueira_LED.jpg

essa mangueira é alimentada por uma fonte própria, que já compramos junto. ela liga direto na tomada, mas tem uma caixinha que muda a tensão e acorrente no meio do caminho. o professor acredita que o formato da onda da corrente é super estranho por a mangueira não ser de qualidade. foi uma surpresa a mangueira conseguir traduzir a programação do arduino. eu até liguei no fabricante da mangueira e eles mal sabe se dizer se a ligaçao é em série ou paralelo pra vocês terem noção. ela é formada por um grupo de 9 leds e 1 resistor, e acreditamos que cada grupo desse esteja ligado em paralelo com o resto da mangueira. e ao contrário do que muitos afirmaram pra gente, a tensão desses led não é 12V.

Como já disse, o teste com 1 metro funcionou super berm, mas com 15m, até a luminosidade caiu. Não sei se o problema é na fonte, no transistor, na programaçao ou na frequencia que o arduino manda.

Olá Julia

Se o seu sistema funciona bem com com 1 metro da mesma mangueira, tente trocar a fonte que alimenta o sistema veja  com seu professor de elétrica se é possível alimentar tudo, inclusive o arduíno a partir de uma mesma fonte DC, uma bateria de camera ou carro por exemplo, o que pode estar ocorrendo é o surgimento de uma ddp entre as fontes, e gerando uma tensão de ripple em 60 HZ, daí o motivo da instabilidade.

Ou então verifique se a própria fonte de luz (mangueira de 15 m) não esta afetando o sensor de presença.

Boa Sorte !

Olá! 

Bom, a mangueira é alimentada direto na tomada, mas tem um caixinha no meio do fio, o que altera a tensão e provavelmente o tipo de corrente. a outra alimentação é a do arduino mesmo, mas vem direto do computador. mesmo assim pode estar surgindo essa ddp?

Olá Julia

Espero que nessas alturas já tenha resolvido o problema, surgem ddp entre fontes quando os GND não estão conectados em um ponto em comum., ou quando os cabos que interligam os equipamentos são muito longos e estão em ambientes com bastante ruído elétrico.

A idéia do Marcos é bastante provavél, pode estar faltando corrente de excitação no transistor !

Nos dê notícias !

Oi Joe! Obrigada pela resposta! Conseguimos resolver o problema mudando pra porta 6 mesmo.

Quando fizemos os testes, estavamos utilizado fios bem curtos, na protoboard mesmo. No entando, na instalação, alguns serão bem compridos. O que liga o sensor no arduido terá 5 metros, assim como a sua respectiva porta e GND. Nosso professor comentou que poderia dar alguma interferencia, mas fizemos o teste e parece que correu tudo bem. Ele sugeriu de torcer os fios para evitar ruído. Você tem alguma outra sugestão?

Olá Julia

Parabens pelo avanço !

O padrão dos sinais elétricos dos sinais na saída dos uCTRLs é para curtas distâncias normalmente na ordem de centimetros.

Existem chips específicos para ampliar esta capacidade e levar a informação contida em um pino do uCTRL a mais de 100 m,  por exemplo o LTC 491.

O cabo tb é importante, para levar a informação de um pino é necessario no minímo um cabo de 2X22 awg + malha

Sucesso com sua arte !

Olá Julia,

Se com 1 metro funcionou bem, provavelmente não é problema de programação, entretanto se quiser testar, mude o pino de saída do 9 para o pino 5 ou 6, estes dois últimos tem PWM em 1kHz.

Mas eu arrisco que o problema está na polarização do transistor.

Abraço.

Obrigada pela resposta! Vamos tentar trocar as portas e ver o que vira. Mas quanto ao lance do transistor, o que devemos fazer? Usar outros com novas especificações?

Encontramos essa pergunta e a resposta em um outro forum. Precisaríamos mexer com essas variáveis que ele diz, "timing functions"... ou só mudar a porta já seria suficiente?

Does anybody know the maximum frequency an Arduino can be safely and reliably run at?

It depends on the particular Arduino variant that you're using; each is designed to run at a particular frequency and you can't vary that without also changing the code that deals with the serial port, timing functions, etc.  It can be done but it's not particularly easy.  I would say that you shouldn't plan to change the frequency unless you're very experienced with programming AVR chips.

Olá Julia,

O catálogo da mangueira link mostra que a mesma consome 2,56W por metro, isto dá 20mA por metro em uma rede de 127V.

O transistor TIP31C um hfe entre 10 e 50 ( típico 25 ) segundo o datasheet link.

Para alimentar os 15m a corrente no coletor deverá ser aproximadamente 300mA (20mAx15) e a corrente de base 12mA (300mA/25)

Para conseguir essa corrente na base use um resistor de 330 Ohms  ((5V-0,6)/12mA).

Deve funcionar, mas acho que este transistor não vai aguentar muito tempo, pois o VCEO é de 100V e a alimentação está acima disso (115V). Aconselho procurar um trasistor para tensão maior. 

Boa sorte.

A mangueira não é exatamente a da foto. A nossa é de um empresa que chama Empalux, mas a maioria das informaçoes dela estão erradas no site. Ela diz que a alimentaçao é 127V, mas pelas mediçoes, passa longe desse valor.

Eu vou passar todos esses dador pro meu professor e com certeza será muito útil. MUITO OBRIGADA pelas dicas. Vamos ver o que fazemos aqui. Voce também comentou sobre o lance dar portas, mas só achamos que é 1khz na porta 5 e 6 do arduino diecimila. no uno também é?

Sim, vale pro diecimila, 2009 e UNO.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço