Pessoal boa noite,

alguém já teve ou tem alguma experiencia com conexão OBDII com Arduino?

Coletar informações de diversos sensores de determinado veiculo que tenha essa conexão transformando em informações úteis.

Por exemplo OBDuino.

Car Black Box.

https://www.youtube.com/watch?v=aFT2RwZgjSw

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O meu caidinho é um palio g1, tb estava afim de fazer um desses. Mas depois vi que não rolava obdII.Como um bom brasileiro peguei o sinal da temperatura,combustivel,e tensão da bateria e fiz minha mini central com um lcd 16x2 que ficou exatamente no lugar do relógio origina!

Boa Tarde Wellington,

Também tenho uma Palio 98,ele tem uma central perto do motor,como é lacrada nao sei se pode ser a conexão,logo vou conferir.Muito legal sua ideia penso em fazer o mesmo.

Muito interessante.Já tinha um tempo que procurava algo do tipo.

Valeu mesmo!

So não encontrei nenhum codigo exemplo.

Corrigindo: Encontrei o código.Mas tá bem além do meu conhecimento. =-(

2073 linhas de código!

http://code.google.com/p/opengauge/source/browse/trunk/obduino/obdu...

Boa tarde Angelo,

Putz..eu tinha visto esse codigo também fiquei meio assustado,mas vou tentar, talvez encontro alguem que ja fez algo parecido dai fica mais facil a compreensão.rsrsrs Abraços...

Nesse site você encontra algumas marcas que são compativeis : Modelos Compativeis.

Fala ai Augusto, quero te desanimar não mas não tem como fazer com o palio da familia G1.Tem que ser no modo Brasileiro  pra ser feito!!rsrs 

Fui no site da fiat e vi os manuais (nãoa judou muito), http://sosmecanico.kit.net/Ca63.htm vi essa página, acho que ajuda bastante.

Olá Augusto,

Na verdade, todos os carros feitos apos 1990 são obrigados a ter a interface OBDII. Se seu carro foi feito posterior a essa data ele deve contar com a interface. O conector OBDII fica por regra embaixo do painel de instrumentos. Atualmente existem vários protocolos que trabalham com OBD. As americanos fizeram dois protocolos, o pessoal da Europa (Fiat, VW, Renault, etc) fizeram outros dois standards e existe um protocolo asiático com varias versões. A partir de 2008 todos os carros deveriam contar com OBDII-CAN e iriam preparar o  caminho para OBDIII porem isso não aconteceu ainda. Os americanos estão incorporando CAN porem o pessoal da Europa ainda esta trabalhando com a versão deles que é o ISO 9141-2 versão que foi adotada por alguns fabricantes americanos e port outros asiáticos. Por exemplo, seu Fiat deve trabalhar com ISO 9141-1 ou ISO9141-2. Segue lista de protocolos atuais para sua referencia:

o ISO 15765-4 (CAN)
o ISO 14230-4 (Keyword Protocol 2000)
o ISO 9141-2 (Asian, European, Chrysler vehicles)
o SAE J1850 VPW (GM vehicles)
o SAE J1850 PWM (Ford vehicles)
• Support for non-legislated OBD protocols:
o ISO 15765
o ISO 11898 (raw CAN)
• Support for SAE J1939 OBD protocol

Esse tema do OBD é um tema meio complicado pois as montadoras restringem muito a informação porem, é um tema bem interessante. 

Um abraço,

Samuel

Bom Dia Samuel,

Suas informações vão ajudar bastante,ainda nao tive tempo para verificar no carro,mas esse tema é muito interessante mesmo apesar de dificil.

 

Augusto consegui "pegar" o RPM deu trabalho mais consegui!

Bacana de mais Wellington parabens cara,eu estou meio sem tempo para começar,mas assim que conseguir fazer aviso aqui...

Wellington,

Que legal.  Eu tbm estou trabalhando em um projeto parecido.

Estou apanhando muito para usar o OBDuino32k.  Qualquer configuração que eu faço nele dá erro na compilação.

Qual o hardware que você está usando para converter o sinal OBD2 para serial?

Você pode disponibilizar o código que você está usando?

Abs,

Renato Brant

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