olá amigos estou iniciando agora com arduino ja tenho uma certa experiencia em plc. preciso montar um programa que me informe o nivel da caixa dagua por ex usando 5 sensores cada um indicando uma quantidade de agua  e que seja mostrado na tela ou atraves de leds.se alguem puder me ajudar eu agradeço obrigado

Exibições: 5564

Responder esta

Respostas a este tópico

Aê eduardo pinheiro,  dever ser divertido botar o lcd 16x2 em pé e usar as 16 casas como um bar graph, ou seja, divide a profundidade da caixa por 16 e a cada fração ele acende ou apaga o numero proporcional de casas no display.

  Fiz algo assim pra um sensor sismico,  coloquei em cima o valor e na linha de baixo o bar graph,  ficou show !

Weider Duarte,

Nunca usei o LCD nesta configuração (em pé), mas a sua ideia é bacana e criativa, daria para incrementar mensurando dois níveis então . . . Um bargraph com lcd kkkkk

Posha, bacana este sensor sísmico hein, criatividade é mato. Tem video dele?

 

Cara, infelizmente não tenho e já passei pra o meu amigo, ai num dá nem pra pegar pra colocar aqui.

Lembro que o troço era tão legal que a gente se divertiu baixando a sensibilidade dele e colocando ele no fundo de um saco de bater,  dai você metia a porrada ne um lado e ele media intensidade por menor que fosse baseado no abalo,  putz a gente se divertiu pacas.

   Quando dava a pancada o bargraph subia tipo aqueles de bater com o martelo de parque de diversões de filmes, e aparecia o valor,   obvio que o numero ficava deitado pois até dá pra colocar os caracteres em pé, baste criar o desenho dos display por pixel,  mas dáva muito trabalho e fizemos deitado mesmo pois o que valia era o bargraph que era na verdade uma das duas linhas do display lcd 16x2.

Bacana em Weider, visto que vc gosta de se divertir com 'pequenos sinais' processados kkkkk

Mas taí, o principio de funcionamento dos 'martelos de pq de diversões' hehe

Veja esse topico:

http://labdegaragem.com/forum/topics/controle-de-n-vel-caixa-d-gua

O pessoal disse que o sensor de ultrasom pode ser danificado com a umidade

Caramba Natasha,

   Esse trabalho escolar de controle de nível é o treko mais complexo e caro que já vi.

   Os caras meteram 5 sensores de nível digitais, ou seja, se for em uma caixa d'agua vai ter que fazer 5 furos no fibrocimento da caixa (antigamente era amianto) e rezar pra não vazar com a pressão.

   Bem, a questão do sensor ultrasonico ser danificado pela humidade, ou seja, o "soar" das caixas d' agua que se acumulam na tampa á facilimo de resolver,  pode-se optar entre duas soluções, na primeira quando se pode furar a tampa,  basta colocar a parte do circuito do lado de fora da caixa, deixando apenas os microfones do sensor dentro da caixa atraves de furos feitos no tamanho certo,  dai como esses microfones até onde sei não tem problema com questão da humidade tá resolvido o problema.

   já se a tampa não pode ser furada, basta colocar o sensor dentro de uma caixinha de montagem eletrônica e encher ela de silicone, deixando pra fora apenas os fios de ligação.

   Resumindo,  a coisa é simples, não sei porque tão complicando tanto.

Bom dia Weider,

1) Os Sensores suportam até 2 Bar de pressão (= 20 metros de coluna d'água), dentro dessa especificação não há vazamentos. Obs.: os Sensores são industriais.

2) Para caixa d'água há alternativa sem furar o tanque: http://pvc.icos.com.br

3) Tudo depende do tempo e do aprendizado de eletrônica que se deseja obter. Ao utilizar Sensor de nível on/off, acredito que seja mais simples a eletrônica por trás ao receber sinal 1 ou 0 para realizar alguma automação....

4) Quis apresentar uma opção de baixo custo e fácil, já que o sinal é pontual (cada Sensor custa R$26,00). Não sei o quanto é caro para vocês, mas para indústria, é a alternativa mais profissional e de menor custo possível.

05 Sensores de Nível ON/OFF custarão R$130,00 e vi na loja do Lab de Garagem (http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/34-sensores/sensor-de-di...) R$142 o Sensor de distância por ultrassom (não sei exatamente se é esse que usam), que deve ter uma limitação de distância alcançada para leitura (dependendo do tamanho do tanque).

Enfim, foi apenas uma sugestão para vocês conhecerem o que a indústria usa para controle de nível simples de reservatório, não somente reservatórios de água, mas dentro de máquinas e equipamentos de óleo, produtos químicos.

Natascha, sabe me informar se tem esses sensores de nível ON OFF em Belo Horizonte?

No site da ICOS, não consta nenhum revendedor em Minas Gerais.

Obrigado.

Weider Duarte,

A questão da proteção do sensor é isso mesmo que você falou, em dias de frio pode ser que os microfones 'soem' um pouco, mas nada será danificado por isso. Uma manutenção preventiva trimestral ajuda também a verificar isso. 

Valeu pela força Eduardo Pinheiro.

Cara Natasha Hun, você acertou no alvo em um ponto,  se for para uso industrial comprar sensores de mais de R$ 100,00 não é nada, já para uso domestico e trabalhos escolares(e estudante vive sempre duro ha ha ha)  a coisa pega !    Acabei de comprar ontem 4 sensores ultrasonicos pra uma montagem usando os 4 ao mesmo tempo que um amigo tá fazendo,  cada sensor foi comprado por apenas R$ 6,50.

MASSSSSSSSSS...  Já que o assunto é trazer teorias de nível de caixa d'agua,  lá vai mais uma.

Em minha casa eu tenho um sistema de irrigação controlado por arduino,  tentei usar essas boias de caixa d'agua e com o tempo elas sempre davam pau,  resultado criei o que chamei de BOIA DIGITAL PASSIVA (depois descobri que muita gente usa, mas a minha eu tirei da cabeça).

Com essa boia e um arduino dá pra medir até SEIS NÍVEIS diferentes, pois cada nível é ligado a uma porta analogica do arduino, e ele tem 6 portas,  obvio que se vocÊ usar um mega, a historia é outra.

VAMOS A MONTAGEM DA BOIA DIGITAL PASSIVA:

1º- Consiga uma placa de plastico(pode-se até usar outros materiais como madeira, mas não recomendo, o plastico é o ideal) que seja do tamanho da profundidade de sua caixa d'agua.

2º- Consiga fios ou fita inox (eu usei dessas fitas que é utilizada pelas companhias eletricas para prender coisas aos postes, elas são baratas e faceis de achar,  no meu caso eu achei e só reciclei)

3º- Fios com o numero de pernas relativos ao numero de sensores que você deseja ter ( no meu caso só pus 2, um em cima e um em baixo,  dai usei fio com 3 pernas)

4º- Um arduino ( fica ao gosto do cliente )

MONTAGEM:

a) Pegue a placa de plastico e prenda com arrebite um pedaço da fita de aço no tamanho que vá do topo a base da placa, mas sem topar em baixo.

b) agora dê aproximadamente 1,5cm de distancia e coloque uma segunda fita inox, dessa vez do topo até o ponto mais baixo onde você deseja que seja indicado o fundo da caixa d'agua.

c) agora vá dando 1,5cm de distancia e vá colocando quantas fitas inox quiser cada uma saindo do topo e indo até um ponto, formando uma especie de escada.

d) pegue o fio e ligue cada uma das penas em cada uma das pontas da fita que fica no topo, vocÊ pode soldar ou só fixar nos arrebites.

A LIGAÇÃO:

  O primeiro fio, que esta ligado na primeira fita que vai até o fundo, deverá ser ligado nos 5v do arduino.

   Cada um dos demais fios, ligados a uma fita que vai até uma profundidade deverá ser ligado a uma porta analogica do arduino.

PROGRAMANDO:

   Abra a IDE do arduino, vá em examples, basics e abra o AnalogReadSerial.

Onde há:  int sensorValue = AnalogRead(A0);    copie a linha e replique pelo numero de pontos desejado, por exemplo:

int sensorValue1 = AnalogRead(A1);

int sensorValue2 = AnalogRead(A2);

int sensorValue3 = AnalogRead(A3);

e pro ultimo faça o mesmo na parte que manda aparecer o resultado na serial:

Serialprintln(sensorValue1);

Serialprintln(sensorValue2);

Serialprintln(sensorValue3);

TESTANDO:

Ligue o SENSOR DIGITAL PASSIVO no arduino e leve ele até a caixa d'agua que para teste deverá estar cheia.

 Abra um terminal serial e veja que os resultados deverão estar 0,  se não tiver ligue um RESISTOR DE PULL DOWN em cada uma das portas.

 Por ultimo vá submergindo o SENSOR DIGITAL PASSIVO dentro da caixa e você notará que quando chegar em cada fita que a água tocar nele,  automaticamente o valor aumentará.

TÁ PRONTO !   a partir daqui é só programação.

espero que tenham gostado,  esse eu já tô usando a mais de um ano e a precisão é absoluta,  não rola falhas.

Outro fato legal desse "Sensor" é que ele é "passivo"  ou seja, não existem partes móveis, ativas ou eletrônicas, são apenas astes de inox, que o unico trabalho que você terá de tempos em tempos é passar um pano pra limpar alguma sujeita que esteja alterando a condutividade.

 

Resumindo, o troço não quebra.

Com certeza, comparar indústria e uso acadêmico é bem diferente, afinal indústria jamais colocará fio na água, sem contar que na indústria muitas aplicações não são água, e a idéia do fio já não funciona para outros líquidos.

Não sei se ocorre com os fios, mas com o tempo hastes de nível que usam a condução da água para detectar nível perdem sua capacidade de medição porque forma incrustação nelas, isolando o elemento da água.

Conheço os problemas da chave bóia tradicional da caixa d'água. Até fizemos um vídeo com o professor Sadao (você deve ter assistido os programas de ciências dele da TV Cultura) sobre isso:

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço