Olá  pessoal do laboratorio, preciso de um sistema com seis displays de 7 segmentos onde cada par tem de contar até 99 independente do outro. Isso é possivel? Como faz? até agora eu so consegui com dois pares.

Abraço

Exibições: 1848

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite amigo, muito obrigado por sua ajuda. Entendi a parte do hardware, mas quais comandos envio para o MAX para acender os displays? Preciso de um par contando regressivamente de 99 até zero. Os outros dois pares eu preciso incrementar valor de um em um independentes um par de displays do outro. Como faço isso?

Mais uma vez muito obrigado, um grande abraço,

Moacir 

Vc pode multiplexar usando 6 74HC595 (6 displays x 7 LEDs) = 42, que a gente "arredonda" para o próximo múltiplo de 8, 48, e divide por oito saídas por chip = 6.

No meu blog tem um texto sobre como usar esse chip para acionar LEDs RGB. Lá tem a conexão e exemplos de softwre.

http://automatobr.blogspot.com.br/2012/07/como-parte-de-um-projeto-...

Vej lá se te ajuda. Tenho exemplos mais simples, tb, se for o caso, responda aqui.

Boa noite amigo, muito obrigado por responder. Ajudaria muito se voce me enviasse exemplos mais simples.  Preciso de um par contando regressivamente de 99 até zero. Os outros dois pares eu preciso incrementar valor de um em um independentes um par de displays do outro. Como faço isso?

Mais uma vez muito obrigado, um grande abraço,

Moacir

Para controlar os displays será preciso multiplexar. 74HC595 acho que seria mais barato, pois o max somente pra isso não sei se fica muito em conta, mas funciona tbm. Fica a seu critério.

Uma vez fiz um post no blog também sobre o 74HC595, dá uma olhada na lógica pra ter uma ideia.

http://www.efeitonerd.com.br/2012/02/ampliar-saidas-do-arduino.html

Acho que entendendo como funciona os CIs, já consegue montar o projeto.

Abraços!

o 595 parece ser unanimidade pelo menos entre os blogueiros nerds nesse caso.

Endosso a opinião dos colegas. Podes usar os códigos prontos pra Shiftout, ou se ta folgado de processamento, até a EZExpander.h

Na verdade se vc. for pensar no ponto, são 8 segmentos. Assim ao usar o 595 (Que trabalha com 8 bits) pense em mandar para cada display um 595 e fazer um controle independente por chip. A lógica sai muito mais simples. Boa sorte.

Discordo do companheiro Euclides: use as oito portas de cada CI, as primeiras sete controlando um display e a oitava controlando a seguinte, e assim por diante. Vc terá que usar os mesmos seis CIs, mas garanto que a diversão será muitíssimo maior! ;)

A sim, em nome do sangue, do suor, das lágrimas e dos neurônios, aí sim...vale a pena...rsrsrsrssss...só ralando que se aprende....rsrsrsrssss...precisa liberar aquele esquema de matriz pra salvar os "náufragos do 595" (parece nome/número de submarino alemão da segunda guerra...).

Já tá lá no GoogleCode: http://code.google.com/p/arduino-multiple-led-rgb-control/

É uma library escrita especialmente para manipular leds RGB, mas é fácil adaptá-la para LED monocromático e displays. Tenho em casa um display com 4 desses caras, posso preparar algum exemplo com ele, mas só no sabadão, a mulé não deixa eu brincar de Arduino durante a semana... :(

Ela te mata se arranhar aquela mesa maravilhosa...rsrsrsrssss....põe uma foto pro pessoal ver. Bonita mesmo.

Você também pode multiplexar pelo firmware, sem nenhum CI auxiliar.

Estou fazendo um projeto com 8 displays de 7 segmentos. Uso 8 pinos para os dados, conectados em todos os displays, e outros oito para ativar/desativar os displays, conectados no catodo comum de cada um. 

Você coloca o dado em um display por vez, sequencialmente, porem com intervalos de liga/desliga tão pequenos que são imperceptíveis a olho nu.

Abraços!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço