Exibições: 926

Responder esta

Respostas a este tópico

Como dizia o Dick Vigarista....Raios!!!! Mil raios!!!....rsrsrsrsrssss...

Precisamos criar um concurso de soluções para este problema.

Um truque para facilitar o desenvolvimento de shields com placas padrão:

http://forums.adafruit.com/viewtopic.php?f=25&t=13666

Boas idéias, mas ainda não são a solução. Vão funcionar com você, mas quando for entregar o shield para outra pessoa que use um Arduino tambem...

Euclides,

Como eu sou um cara gente boa que não gosta de ficar escondendo o leite...

Vou mostrar a minha solução para tornar uma placa perfurada padrão compatível com qualquer versão do Arduino (inclusive o MEGA).

http://labdegaragem.com/photo/albums/shield-carrinho-de-controle-re...

Foi muito simples, basta usar uma furadeira para circuito impresso e literalmente "rasgar" a placa na localização do conector afastado, conectar o arduino e soldar os pinos do conector as ilhas da fileira do lado.

Agora me diz se após ver as fotos você não está pensando  " Putz, Como foi que eu não pensei nisso antes? "

Abraço.

Já puz a resposta lá. Já tinha pensado em algo muito parecido. Na verdade pensei em 2 soluções diferentes para isso.

1 - Fazer um corte (mais largo) e enxertar uma outra parte ilhada no lugar com a diferença de posicionamento (manter o máximo possível a resistência mecânica).

2 - Mandar fazer um lote de placas ilhadas já com o "erro" devidamente colocado no local mais adequado para uso (Pelo preço que se paga por aqui por uma placa ilhada, isso não ficaria muito caro não...).

Somando:

...A opção 2, ficaria mais completa se fossem colocados 2 conjuntos em paralelo de conectores para que este "shield" pudesse na verdade ser somente um adaptador entre o Arduino e outra placa qualquer ilhada (aí sim resolvido definitivamente para todo mundo, sem precisar fazer recall nos Arduinos). Bastaria que todo "infeliz" proprietário de Arduino comprasse um "adaptador" desses...

Toda vez que for necessário fazer um circuito stand-alone, simplesmente se colocaria em um local da placa ilhada os componentes mínimos para que o CI Atmel funcionasse junto com o circuito desenvolvido.

Acho que conector deslocado desperta o TOC de simetria e organização em mim.

Pois é, agora parece a história do ovo de Colombo...rsrsrsrsrs

Mas não precisa se preocupar com a resistência mecânica, pelo menos se a sua solda for boa como a minha.. rsrsrsrsrs

Mas sinceramente, não entendo essa "fixação" por simetria de sua parte em relação ao arduino ( eu sei que é um incômodo, mas não um impeçilho, pelo menos a partir de agora rsrsrsrsrs ), pois na verdade existem muitos componentes que fojem ao padrão "quadradinho" de 100 mils, como por exemplo os conectores DB da vida, o L298 e por ai vai... Aliás pode ver que na placa eu fui obrigado a "arrumar" os terminais do L298 com um alicate...rsrsrsrsrsrsrs

Afinal de contas o Arduino é uma plataforma de desenvolvimento, para aprendizagem, não foi pensada para ser uma placa para aplicações definitivas.

Agora pensando bem, deve ter uns caras lá na Itália que devem estar morrendo de rir ao ler as inúmeras discussões que este assunto têm gerado...

Abraço

São verdades....rsrsrsrsss...A primeira vez que ví um L298 (O cara iria tentar usa-lo para controlar um motor, usando placa ilhada) eu lhe disse: - E agora???? Como que vc. vai coloca-lo nesta placa?
O cara pegou o alicate e "tratou das pernas" dele ali mesmo...outro dia achei na internet uma placa adaptadora que recebe o L298 e "entrega" em DIP. Acho que enquanto for possível alguem "adaptar" através de plaquinhas, isso não vai acabar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço