Boa Noite.
Sou novo neste fórum e gostaria de parabenizar ao fundador e aos membros pela mutua ajuda.
Desenvolvo um projeto usando o Arduino Nano com o MPU6050, ocorre que em todos os exemplos testados, o problema persiste, após um tempo de funcionamento ele para e em algumas vezes trava todo o processamento, gostaria de saber se alguém teria uma solução caso tenha enfrentado o mesmo problema, ou pode ser que o meu dispositivo esteja com algum problema interno.

Segue o teste em anexo.

Obrigado.

Exibições: 1182

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que resolveu, uso o segundo exemplo que você sitou, tenho como aumentar o numero de leituras por segundo, pois ao fazer uma mudança rápida percebo que ele demora um pouco ate ficar na leitura correta.

Olá Fernando Gesse,

    Cara, valeu pelas palavras de apoio ao grupo, tenho orgulho de estar aqui sempre e ajudar a galera e tambem aprender com isso.

    Bem, eu já mexi um bocado com o MPU6050 e outros acelerometros, e nunca tive os problemas citados.

    Pela minha experiencia eu aposta em 70% de chance de seu modulo estar bichado, 20% para ligações erradas e deixaria 10% somente para outros.

    Bem, tenho algumas sugestoes a seguir:

   1- Você tem como fazer testes com outro modulo, se puder faça.

   2- Se não puder parta para utilizar outros exemplos de ligação, procure na net que sempre rola.

   3- Use a funcao DELAY com sabedoria,  numero excessivo de leituras em alguns tipos de coisas, fazem elas travar,  o delay evita isso.

   4- Se mesmo com outras ligações e voce nao podendo trocar o modulo, entao o truque é partir para um WATCHDOG,  procure aqui nos topicos do lab sobre ele,  trata-se de um codigo que em caso de travamentos ele reseta automaticamente o arduino.

    Bem, por hora só posso pensar nessas sugestoes,  mantem o feedback ok.

Obrigado pela dica, eu pedi um outro dispositivo, ele me retorna 4, como erro, vou tentar reiniciar, eu achei o retorno da posição angular muito lenta, em matéria de teste de exemplos já testei todos, os exemplos, tem o ADSL9DS0, custa mais caro contudo eu quero algo de precisão, quanto ao WatchDog, não posso usar daria problema do sistema. Se tiver alguma dica quanto ao dispositivo a ser usado fico no aguardo. Obrigado.

Percebo que a aceleração altera rapido, porem o angulo é demorado. Teria como ajustar isso, creio que meu 6050 esteja operando com 8Mhz, terial algo a ver se muda-se para 16Mhz ?

Fernando, que bom que você pediu outro, é bom pra comparar,  normalmente quando o dolar tava baratinho eu mandava comprar trocentas coisas da china, demorava horrores, mas sempre chegou, os mpu6050 estao nesse caso,   mas sempre mandei pegar no minimo 2 de qualquer coisa, justamente pra evitar esses imprevistos.

Bem,  vou lhe passar minha (pouca) experiencia com acelerometros, lembrando que sou do tipo que busca ler e estudar de tudo que cai na mao,  dai quando consigo resultados passo logo pra o proximo.

   Bem,  eu testei alguma acelerometros,  mas no momento procurando aqui na minha caixa de trekos os que tenho são os MPU6050 e os MMA7361.

    Fiz testes com os dois e sinceramente gostei mais dos MMA7361.

    Não lembro bem onde li,  mas me parece que os MPU6050 são digitais e os MMA7361 analogicos(posso estar falando merd@! pesquise).

    Logo como essa balela de que digital é melhor que analogica é coisa vendida pelo comercio pra leigo jogar seus aparelhos e comprar novos,  entao nos como tecnicos sabemos que isso não existe,  existem coisas onde o digital é melhor e existem coisa onde o analogico é melhor.

    Lembro que nos testes ambos funcionaram legal,  mas que as leituras do MMA7361 eram mais fluidas

    Te sugiro a testa-los.

Obrigado. Vou verificar isso.

Fernando o seu MPU deve estar com defeito. 

Veja esse video 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço