Boa noite galera!

 

 

Minha dúvida é muito simples..

Eu consigo carregar um áudio mp3 utilizando Arduino, mas não utilizar o shield?

 

Tipo, em tempo de execução o Arduino ser capaz de abrir um arquivo de audio no meu computador ler os dados e enviar para um auto-falante via usb ou serial? 

 

Exibições: 7446

Responder esta

Respostas a este tópico

O MP3 precisa de um componente que faz a conversão MP3, sem ele não é possivel. Como assim um alto-falante usb ou serial?

Esse componente é o MP3 player shield? Existe outro mais em conta?

Estamos terminando um tutorial para tocar arquivos .WAV sem shields.

Acho que até terça estará disponível aqui no LdG.

Abraço!!

Aguardo ansiosamente =)

Aguardo ansiosamente =)  2X

Hehehe... tá quase!

Bom dia Marcelo. Como está o tutorial? Será que hoje estará disponível? Meu projeto pra faculdade parou nessa questão do arquivo .mp3 =/

Aline,

Só pra começar, não estamos nos esquecendo da pouca memória do Arduino? Qual seria o tamanho do MP3 (lembrando que 1 minuto de duração equivale a +/- 1MByte.)

Projetos que utilizam arduino + som costumam ser chamados de Lo-Fi - isso mesmo, baixa fidelidade. Já montei um que aparece na net que gera alguns [def]efeitos sonoros para guitarra.

Existem outras placas baratas que fariam isso melhor que o Arduino (como o RaspBerry Py, que também processa video, tem entradas de audio, USB, saída HDMI, audio, e slot pra flash card.).

Entretando, gostaria de continuar aprendendo com os demais garagistas.

No meu caso, a duração do arquivo é de 15s +/-
Mas aí que tá. Marcelo, no tutorial para .WAV que estão preparando, não vai exigir uma memória ainda maior do arduino?

Vinícius.. no outro post ao Marcelo que seu proj. da facu está parado.

Encontrei isso aqui com ajuda do Oráculo Google (mas não testei):

http://hlt.media.mit.edu/?p=1963

O autor diz que dá pra fazer +/- 4s de MP3 (16kbps, 8kHz, Mono) pobre.

Já tentou?

Não tentei cara, mas parece que dá certo! O problema é que o meu passa de 4s. Mas serve como aprendizado. Valeu Edson!

Bem... se o objetivo é "decodificar" o MP3 no PC e reproduzir no Arduino, o que você procura é algo como uma caixa de som digital (sinal de audio na USB)?

 

Porque uma coisa é você ter um arquivo MP3 em um SD ou outra memória qualquer e executar a partir do Arduino. Nesse caso ou você tem um decodificador dedicado (hardware) ou desenvolve um, provavelmente usando um DSP (duvido que o Atmega328 garanta uma boa taxa/qualidade).

 

Outra coisa seria você ter um software decodificando o arquivo MP3 no PC e enviando o sinal de áudio ainda no formado digital (PCM ou RAW talvez) para o Arduino, que "simplesmente" vai reproduzir o sinal no speaker.

Você teria na verdade um Stream de Audio Digital via serial. Essa a ideia?

Nesse 2º caso, deverá considerar também que a taxa de transferência de dados da USB limitará a qualidade do áudio (kbps), uma vez que pro Arduino dar conta de processar em tempo real, o conteúdo não pode estar compactado.

Outra coisa, que deve estar presente no projeto do reprodutor WAV do pessoal é a alteração do PWM do Arduino, que originalmente é na casa dos 490Hz.  Pra reproduzir áudio (20Hz-20kHz) seria necessário ativar o modo Fast PWM.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço