Olá pessoal. Entrei agora para o fórum, com interesse em arduino. Meu primeiro projeto vai andar junto com aprendizado, pois não sei nada ainda. 

Quero controlar dois motores através de um app (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thehlab.pc.rccar) via bluetooth.

O visual do app é assim: 

As informações dos códigos são esses:

Steering wheel: send code from T00 to T99, middle point is T50
Gas Pedal: send code from S00 to S99
Guear P-R-N-D: send code G00 (P), G01(R), G02(N) and G03(D)
.
Vou usar uma ponte H L293D, para controlar dois motores traseiros, sendo que estes vão fazer o protótipo virar para direita ou esquerda. Já vi muitos projetos no youtube de robôs com dois motores, mas são diferentes do que pretendo.
.
Minha intenção é:  ao acelerar (Gas Pedal) os dois motores girem por igual com controle da velocidade, ao girar o volante (Steering Wheel) um dos motores teria uma diminuição da velocidade, fazendo o protótipo virar mantendo a velocidade para frente.
.
Minha dúvida inicial é:
.
Seria possível usar tanto o volante quanto o pedal para controlar simultaneamente os dois motores DC?
.
E se caso uma alma bondosa puder me ajudar com a adaptação da programação, acredito que tenho as bases necessárias e que estão fáceis para quem entende. (ANEXOS).
.
No anexo as sketchs originais desse app da imagem, mas ele usa um servo motor para virar as rodas dianteiras. No meu caso as rodas dianteiras ficarão livres (tipo roda boba).
.
E tbm a sketch de um outro app (https://play.google.com/store/apps/details?id=braulio.calle.bluetoo...) bastante conhecido pelo pessoal que faz robôs, nessa sketch tem programado a velocidade do motor PWM. Que estão em anexo. O arquivo pdf APP SEM VOLANTE é do link postado agora, já o arquivo APP COM VOLANTE é do app que desejo usar, que tem a imagem acima. O terceiro anexo são as duas programações no word.
.
Muito obrigado pela atenção.
E já peço desculpas por qualquer falha nessa minha primeira postagem.

Exibições: 314

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite MPS,

na dúvida eu faço como o JACK, vou por partes.

No caso do seu projeto, use o ultimo sketch que postei o " Carro_BT_V04.ino".

Não ligue no Arduíno nada além do circuito do BT.

Para o BT eu usei os ports  2 (RX) e 3 (TX).

O RX do Arduíno é o TX do BT e o TX do Arduíno é o RX do BT.

Dai, com o Arduíno ligado no PC, você abre o serial monitor, e observa se aprecem valores na tela.

Lembre-se de certificar que tanto o serial monitor quanto seu BT estão

na velocidade que eu coloquei no setup().

Os valores só aparecerão se você apertar algum comando, e principalmente

o comando R ou D.

Se nesta fase estiver tudo ok, então passe para a próxima, conectando o

drive e os motores.

Sempre com  muita atenção para não inverter pinos.

RV

Bom dia MPS,

sobre sua pergunta:

"   Na sketch tem uma definição para o port 3, que é o pino 2 do L293D.
    Não sei se estou entendendo direito, o TX deveria ser ligado
    nessa mesma port 3 ou seria na port 0 (zero) RX? "

Você  está correto, eu cometi um erro. Ainda bem que você identificou..

Esqueci que tinha usado o port 3 para o BT.

Ao invés de usar os ports 3 e 4 para o motor 1, vamos usar o 10 e 0 11.

Por favor modifique no seu sketch,

Desculpe pelo erro.

Corrigido:  Carro_BT_V05.ino

RV

Grande RV,

Que isso amigo, não tem nada que desculpar. Vou atualizar o sketch.

Abraço!

SHOW!!! 

.

Testado e aprovado a sketch RV, que bacana, funcionou legal, inclusive o giroscópio. 

Só estou achando que o CI L293D fora do driver é fraco para esse projeto, percebi que ele não conseguiu controlar o aumento e diminuição da corrente perfeitamente. Houve oscilações nos motores, por exemplo, percebi que no motor 1 ao virar para direita, ele deveria manter sua velocidade, mas diminuiu um pouco junto com o motor 2,e quando testei ele sozinho, com o motor 2 desconectado, aí ele manteve a velocidade, ou seja, acredito que esta programação exige demais do L293D. Estive pesquisando tem o mini L298N, tbm conhecido como MX1508, que parece bem robusto. Outra opção ainda pode ser o TB6612FNG. Irei providenciar. 

.

Excelente trabalho! 

Bom dia Sr. MPS,

Qdo entrar online, me chame no chat.

RV mineirin

RSS

© 2021   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço