Tenho uma duvida sobre motores DC 5V para alimenta-lo e necessário o drive de motor ou apenas se quiser?

Exibições: 2847

Responder esta

Respostas a este tópico

No mínimo você tem que colocar um "transistor" para fornecer corrente para ele, sugiro um TIP122 ele funcionaria como o "driver", se você se refere a um chip "Driver para motores", ele serve também para fazer algo mais complexo, tipo inverter rotação, essas coisas.

 

mas somente para ativa-lo eu preciso dele ou nao e necessario?

Bom, assim, as portas do arduino não conseguem fornecer corrente o suficiente, então se não for usar um botão diretamente para ligar ele e quiser controlar com arduino, tem que usar ao menos algum tipo de dispositivo que forneça a corrente suficiente.

Lucas , depende do que voçê quer , se vc quer ligar o motor usando o arduino voçê deve usar um transistor , pois se ligar o motor direto na saída do arduino vc irá queimar a saída ou até mesmo o arduino , segue o esquema abaixo para acionar uma carga(motor) com transistor :

Agora se voçê quer testar o motor somente por testar mesmo ligue com um botão , ligue que nem abaixo :

Agora voçê pode ir além , controlar o motor e ao mesmo tempo o sentido de rotação , com uma ponte H-H . Utilizando drivers específicos ou fazendo com 4 transístors , olha o esquema abaixo:


E só para ressaltar Lucas , utilizando transístor vc pode regular a velocidade utilizando a saída PWM do arduino , enfim , estes são os modos , existe varios, mas os básicos são estes.

Agora fiquei na dúvida para mim que eu teria que ter dois transistores NPN e dois PNP para fazer a Ponte H, alguém pode falar sobre isto ou com TIP120 posso fazer esta brincadeira?

Também achava que precisava se NPN e PNP, mas como o TIP120 é um darlington, a drenagem de corrente na base do primeiro transistor dentro do TIP120, deve ser mínima, então pode-se usar esse esquema.

voçê pode utilizar dessa maneira ou com um  NPN e PNP , toda vez que faço uma ponte h eu faço desse esquema ai , 4 npn , ou drenando o positivo ao polo do motor e ou outro drenando o outro polo ao terra.

Mas isso sempre com darlington ou os normais? Pois testei esse tipo com um NPN, com o anodo do led no emissor de um BC548, e ele acendia fraco, mas acendia.

Bom devo ter expressado mal, o anodo não é o + e o catodo o -?

Ligando dessa maneira (ultimo desenho) acho q não funciona.

eu que entendi mal ,desculoe, pois do jeito que vc ligou há uma quedinha na tensão , ligando o catodo no emissor deve acender com um brilho que sera proporcional à excitaçao na base.

Agora eu lembrei exatamente o que eu fiz.
Eu liguei o pino do arduino na base, o emissor em um resistor 220R e depois o + do led e o - do led no GND

Mas o coletor do transistor não estava ligado a nada. Tinha errado a trilha da protoboard, coloquei numa trilha do lado.

E o led acendia bem fraco, acho que estava drenando da BASE.

Da de fazer só com NPN, só que a tensão máxima sobre o motor que seria entorno de 4,6V, cai pra 4V ou menos se usar  darlington.. Aconselho a usar os complementares PNP e NPN, ainda mais trabalhando com tensões tao baixa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço