Motor de passo só vibra. Arduino uno(falso)+ easy driver + motor de passo

  • ola ,alguem pode me ajudar com minha cnc Nao tem jeito de fazer os motores de passo girar com o grbl controler ...os moteres só vibrão mais nao se mechem .Estou utilizando Grbl Controler , arduino uno falso . e easy driver para controlalo .. 

1-Ja verifiquei fiação dos motores com multimetro . tudo certo 

2 fonte utilizada é uma industrial 12v 10a

dados do motor : 

Motor passo - Fabricante: Shinano Kenshi CO.

- Resistencia por bobinado: 15.2 ohms.

Corriente = 0.4A

4 cabos de alimentação.

-Mod. STH-39H112-02.

- Ángulo por passo: 1.875º Sexagesimales.

-192 passos por revolução

-Torque = 1.5kgf

Medias do centro furo a furo da orelha = 49,5mm

 aqui o video do problema :::: https://www.youtube.com/watch?v=Hu_s_5LAV0s

Exibições: 2807

Responder esta

Respostas a este tópico

Fiquei com uma dúvida, se cruzar a ligação das bobinas (trocar os pinos 2 e 3) , o motor funcionaria?

mesmo assim ele so vibra kkkkk ..

Mais um detalhe importante !

Normalmente os motores usados em CNC e Impressora 3D tem 200 passos por volta.

O seu tem 192 passos ( tem certeza?). Você especificou isso no seu programa ?

Não sei como o GRBL controller é configurado. 

Se usar um RPM (rotações por minuto)  mais alto que o recomendado para o seu motor, ele ficará vibrando !

Qual RPM esta usando na sua montagem ? 

Tente ajustar para baixo, por exemplo se esta 100 RPM, configure para a metade - 50 RPM ( para efeito de teste). 

Segundo o vendedor é 192 pasos ,, acredito que o problema esteja em algo no easy driver ,, foi feito um teste carregando uma programação no arduino somente para girar o motor uma volta e voltar ,, mesmo assim nada ..  em uma das configurações ele chegou a conseguir gira 1/4 de volta e vibrar  ...  só se o easy driver não suportar o meu motor ou algo do tipo . pois o video do vendedor ele utilizou um desses kit: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710605122-kit-cnc-xyz-arduin...

 esse é o video do motor que utilizo sendo operado pelo vendedor : https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cuY-Ypq...

para facilitar o entendimento vou tentar fazer um video

conversando com o vendedor ele disse que o motor trabalha bem com 36v .. mas ele falou que ele deve trabalhar com 12v 

Ajustou o Potenciometro para o maxima corrente ?

Envie o sketch que usou para teste. Pode ser erro no Sketch também.

ja funcionou .... era problema em todos meus easy drivers ,, provavelmente por descuido e por testes invertendo fio  ou ate pela marca .. recém chegou uma placa nova pq um deles eu tinha certeza que estava queimado .. coloquei da forma correta tudo desliga , liguem e vejam só , funciona perfeito o eixo x .. felicidade total .. ja encomendei mais duas placas do mesmo fornecedor.

Problema solucionado .... achei que eu tinha somente um easy driver queimado .... os 3 que comprei estavam queimados kkkk, apos trocar um e deichalo com a lado certo ele funcionou perfeito .. agora  partiu comprar mais 2  easydriver ....

Galera queria agradecer a todos que me ajudarão ... sem vocês esse projeto não teria andado ... obrigado mesmo JGAM , FA e AN ... Abração 

Véio , tem que ler as instruções antes de usar. 

A falta de conhecimento te deu um grande prejuízo !

- Não pode alimentar o módulo sem conectar as bobinas do motor !

- Se tiver usando fontes separadas, ligue o 5V primeiro antes do 12V !

- Não desconecte os fios do motor quando o módulo estiver ligado 

etc, etc 

Irei colocar isso tudo no tutorial. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço