Amigos,

estou na fase final de um projeto e quero colocar o arduino para rodar um controle de uma bomba de irrigação. Sei que no final vou montar o arduino e todos os conectores e reles em uma placa que eu mesmo vou montar.

Mas até lá quero montar o arduino uno e o rele de 4x que comprei bem seguro em um quadro de comando. Alguem já fez isso? como fixar o arduino no quadro? alguem sabe onde comprar estas peças? Queria, mesmo nesta fase de prototipo, montar algo bem seguro e bonito.

O meu futuro com o arduino depende disso.

Aguardo qualquer ajuda.

Exibições: 7742

Responder esta

Respostas a este tópico

Meio off-topic mas...

Deixar o kit Arduino Uno no quadro?

A placa do Arduino não deveria ser usada apenas para a prototipagem, usando uma versão standalone na versão final?

Pela aplicação citada, até um Attiny45/85 teria I/Os suficiente (2US$ o microcontrolador e é compativel com Arduino).

Um hardware bem minimalista (reles e microcontroladores na mesma placa) desses vc faz em minutos num placa perfurada (se tiver familiaridade com confecção de PCB melhor ainda), evitando "osmar" entre o uno e o "shield". Aí, é só arrumar uma dessas caixinhas "patola" pra fixação em quadros elétricos e pronto. Tem uma solução com cara de CLP. Impressiona o cliente mesmo na prototipagem.

Marcos,

obrigado por suas dicas. Estou trabalhando nelas. Sobre o sensor de umidade vc teve que fazer um gráfico não é? algo como uma calibração para saber qual a relação entre a condutividade e a umidade. Vou fazer algo assim. Boa idéia de fixação. Vou usar essa mesmo.

 

Jonatas,

realmente o arduino não é para isso. Estou fazendo um projeto escalonado. Então vou começar com algumas utilidades e vou crescendo. Mas ver sua placa foi legal. Percebi que posso fazer algo semelhante. Depois do teste vou colocar os componentes do arduino na placa como vc fez.

 

Sidney,

Na verdade no que se refere ao sensor de umidade, não foi feito nada muito complicado não, o dono da plantação indicou quando a terra estava seca ao ponto que devia ser acionado a irrigação e a leitura do momento no sensor foi salvo como setpoint de acionamento da bomba, No caso em questão, as bombas ficavam ligadas por um tempo pré-determinado e então é desligada.

Abraço.

 

 

Minha namorada (agrônoma) me deu um sermão de meia hora sobre condutividade do solo quando falei dessa ideia da barrinha.Uma vez que não é só a umidade, mas tbm os minerais do solo que interverem na condutividade, o que tens é justamente isso, um sensor de condutividade do solo, e não de umidade.

O parâmetro de  acionamento teria que ser na base do setpoint mesmo, que não é muito, digamos, cientifico.

Eu trabalharia com um HS-HR31 ou um HS-1101. O problema é que fora feitos pra trabalhar  no máximo 95% de umidade, não sei como se comportariam no solo encharcado. Ai tem que estudar um encapsulamento que permita uma leitura direta.

---edit---

Sensor ideal encontrado:

"

Dew sensor---------------Model: HDS05

High quality & precision

HDS05 the dew sensor is a kind of switching-mode element and only sensitive to high-humidity, working under DC. It's used to protect equipments from dew because its high precision and quick response.

1. Features:

*Small, light       *High sensitivity under high-humidity circumstance

*Switching function  

*Quick response    * Anti-pollution  *Excellent reliability and stability

2. Technical specification:

Working voltage

0.8V DC

Working temperature range

0-100Celsius

Working relative humidity range

0-100%RH

Dimensions

8*10*0.7mm

Resistance

75%RH, 10K ohm(average)

93%RH, 100K ohm(average)

95%RH, 200K ohm(min)

http://www.satistronics.com/myfiles/file/Module/HDS05.pdf

Jonatas,

adorei seu comentário. Pelo que vi realmente o sensor não mostra somente umidade mas também sais. Existe um sensor vendido como sendo de adubação. Ou seja, deve realmente monitorar os sais. Ainda tenho que testar mais para saber qual a real aplicação.

Vamos discutir todas as alternativas?

Sidney,

Veja este projeto, que talvez possa te ajudar, pois é um sistema de irrigação mais ou menos como o que voce está montando:

http://makeprojects.com/Project/Garduino-Geek-Gardening/62/1#.T_D00...

Este é pro arduino, o que eu montei era com PIC, mas a parte do sensor é praticamente igual.

Abraços.

Amigo, creio que você quer utilizar o trilho DIN para melhor organização de seu quadro de comando, está é uma solução legal para fixar o Arduino no trilho DIN, porém, não sei quanto ao tamanho das placas suportadas, não sei se é só esse tamanho, isso deixo para vocë pesquisar. http://metaltex.com.br/downloads/SP7.pdf

Amigos,

Fiz um video do início da montagem. Parece que é meio fora do assunto pois mostro a irrigação e o local. Mas acho que é bom para que todos observem a necessidade prática. Ai todos entenderão o motivo que preciso fixar o arduino.

Também é legal para verem o uso real do arduino na automação de atividades, principalmente no campo.

Ficou longo o video pois quiz mostrar do início ao fim.

Quero pedir a colaboração de todos com dicas. A observação dos colegas é interessante.

Aguardo comentários.

http://youtu.be/iWk_hh_ZA60

 

até o próximo capítulo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço