Amigos,

estou na fase final de um projeto e quero colocar o arduino para rodar um controle de uma bomba de irrigação. Sei que no final vou montar o arduino e todos os conectores e reles em uma placa que eu mesmo vou montar.

Mas até lá quero montar o arduino uno e o rele de 4x que comprei bem seguro em um quadro de comando. Alguem já fez isso? como fixar o arduino no quadro? alguem sabe onde comprar estas peças? Queria, mesmo nesta fase de prototipo, montar algo bem seguro e bonito.

O meu futuro com o arduino depende disso.

Aguardo qualquer ajuda.

Exibições: 7742

Responder esta

Respostas a este tópico

Sobre montagens envolvendo Arduino e Relês, fiz esta semana um trabalho para uma empresa de São Paulo. Vc. pode ver algumas fotos aqui mesmo no LdG:

http://labdegaragem.com/photo/albums/placa-radam-s-rodrigo

Em especial, O Arduino montado sobre a placa supershield.: http://labdegaragem.com/photo/entregando-i-mini?context=album&a...

Podemos conversar, meu email é euclas@gmail.com

Caraca, qtos reles, e eu achando que 10 como estou controlando seria bastante!!!

10 ???? Não faz nem cosquinha....Cada relê daqueles aguenta 20 Amperes x 32....dá pra controlar uma solda elétrica!!!...e o "barulhinho" dos contatos...parece o som daquele filme "Enigma"...

Eu já estou usando um 74595 para controlar os Relês para economizar portas do Arduino

Amigos,

Que exagero! O nosso amigo precisa acionar apenas uma bomba, portanto será necessário usar um relé para acionar a contatora da bomba e talvez mais um para acionar uma solenóide para a escorva.

E é claro, algumas entradas para ligar os sensores de proteção usados, uma boa seria medir a temperatura do motor e da bomba, uma chave de fluxo de água na tubulação, sensores de tensão e de corrente do motor.

Abraço.

Sidney,

Você pode usar estes fixadores de nylon para fixar as placas nos paineis de comando elétrico.

http://www.hellermanntyton.com.br/imagens/produtos/Espacadores_de_C...

Abraço

Sidney,

Olha esta imagem de um quadro retirada da internet, acho que pode servir para você ter uma idéia sobre um quadro bem montado.

Abraço.

Marcos, eu sei achar esse tipo de trabalho bonito.

fico facinado com a organização.

O meu seria um quadro bem menor, mas igualmente organizado. Parece que na segunda linha de equipamentos temos placas. será como elas estão sendo fixadas?

Como a urgência é grande vou fazer o seguinte. Cortei um pedaço de madeira e vou fixar com pregos os equipamentos até chegar a uma solução.

Quanto ao que tenho que fixar é o seguinte:

1 arduino uno

1 RTC

1 conjunto de 4 reles

1 fonte.

1 sensor de temperatura.

Mas vou dar uma boa olhada nos fixadores que falou. Vou ver onde consigo.

Mas seu comentário sobre os sensores me chamou a atenção.

Que sensor mediria a temperatura do motor? eu ja vou colocar um LM35 para monitorar a temperatura do quadro.

Queria saber mais sobre esta chave de fluxo. Serve para medir vazão? como eu ligaria no arduino? ela tem uma saida de voltagem proporcional ao fluxo?

Sobre a tensão e corrente ja to matando a pau.

Agora e sobre a pressão? eu estou com isso na minha cabeça. Se eu medisse a pressão na tubulação de entrada e ela fosse baixa, acho que indicaria que não existe água e portanto eu poderia proteger a bomba. Mas a duvida é onde acho este sensor e principalmente se a ideia é válida. Depois teria que achar um sensor que tenha compatibilidade com o arduino.

Também vou instalar um sensor de umidade de solo para um futuro.

Mesmo com vergonha vou colocar uma foto da minha adaptação. Pelo menos tenho certeza que se eu estiver fazendo algo errado meus amigos vão me avisar.

Bom, eu montei um sistema para aproveitar água do sistema de drenagem de câmara fria, com um motor de máquina de lavar e um sensor de nível de água (é bastante simples, mas as vezes serve o conceito)

A bomba só é acionada se o sendor de nível de água  está fechado, este acoplei ao cano que sai do reservatório de água de drenagem, assim, quando acaba a água, automaticamente o sensor de nível abre o contato, e o motor para.

Ou Talvez você possa colocar um recipiente intermediário, com uma boia elétrica, se o fluxo para esse recipiente intermediário, ficar abaixo de certo nível, você desativa a bomba.

Sidney,

Existem várias formas de medir a temperatura da bomba e do motor, pode ser usado desde um simples diodo como o 1N4148, um resistor que varie a resistência em função da temperatura como um PTC ou um NTC, um termopar, ou sensores integrados com o LM35. Cada um tem uma forma diferente para se tratar o sinal a ser entregue a porta analógica do microcontrolador. 

Se o sensor for instalado junto a carcaça da voluta ( "caracol" ) da bomba centrífuga e a bomba for ligada sem água a mesma irá esquentar, o mesmo pode ser feito em relação ao enrolamento ( bobinas ) do motor, inclusive diversos fabricantes já instalam sensores em seus motores a partir de determinada potência. Acho que seria muito mais útil medir a temperatura da bomba que a do quadro.

A chave de fluxo pode ser como esta http://www.cibracon.ind.br/Arquivos/Chave/imp%2023.cdrCIBRACON%20re... ela é uma micro chave acionada pelo fluxo de água na tubulação, se tem fluxo fecha o contato se não abre ( ou vice versa, pois tem contatos reversíveis ). Você não terá a informação de vazão só de fluxo, mas o microcontrolador vai saber quando a bomba está rodando em vazio e poder parar a mesma antes que a bomba seja danificada.

O sensor de pressão não seria muito necessário, para verificar o fluxo, se estiver instalado a chave de fluxo, e o sensor de temperatura.

O sensor de umidade pode ser feito com apenas dois pedaços de vergalhão de aço de constru
ção enterrados no solo e um resistor ligados a uma entrada analógica do microcontrolador, já montei um sistema de irrigação automática para uma plantação de morangos desta forma, quando a umidade do solo diminui a condutividade diminui também, assim fica fácil saber quando se deve ligar a bomba de irrigação.

Abraço

Sidney,

Quando eu não tenho em mãos os fixadores comprados, eu uso cortar pedaços de mangueira cristal de 3/8" ou mais fina como as usadas em aquarios para usar como espaçadores entre a placa e a chapa do fundo do quadro e fixar com parafusos auto atarrachantes, fica fácil de soltar e  com visual "decente".

Abraço

Parece que na segunda linha de equipamentos temos placas. será como elas estão sendo fixadas?

Elas estão fixadas com espaçadores de nylon veja aqui

outra tecnica que já utilizei foi em fundos de madeira utilizar parafuso e colocar uma capa de cabo (ex cat5e) para fazer o espaço em que vou manter a placa levantada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço