Oi companheiro(s),

temos interesse em sistema de monitoramento hídrico, veja:

http://www.acuanta.com.br/

temos diversos módulos operacionais.

Temos controle de acionamento e desligamento de bomba de recalque

e diversos módulos wireless em uso no sistema.

Esta sem detalhes pelo pouco que vimos sua solicitação para  o que vc chama

de "controle da bomba".

Destina-se a ter controle de fluxo ou somente para atingir um determinado nível?

Haverá portanto controles e alternativas distintas.

A quem interessar ao menos no RJ temos possibilidade de fazer parceria 

para aplicação específica para demandas que temos de software.

abs

asivolella

Exibições: 1879

Responder esta

Respostas a este tópico

Nossa, parece que veio no momento certo.

Estou trabalhando muito com  este assunto. Tenho uma bomba de água para irrigação de 3cv. Essa bomba é controlada pelo arduino que alem disso controla 2 válvulas solenóides. Porém não estou aproveitando a capacidade máxima do arduino pois não uso sensores. Esta bomba, não sei se chama-se de recalque, tem um problema. Se o cebolão que fica na ponta vazar entra ar na tubulação e ela não consegue bombear água. Isso é um problema pois pode queimar pois a temperatura dela sobe muito.

Estava pensando em encontrar alguem para resolver este problema para mim. Tipo, propor um sensor, acho que de pressão, e uma maneira de sugar o ar e encher o mangote de água antes da bomba funcionar.

O que vc acha?

Ah, parabens pelo seu projeto. A pagina está nos meus favoritos.

companheiro,

agradeço seu elogio porem não é de todo pertinente pois o projeto feito a 2 mãos somente, anda devagar.

Agora que entendi + - o seu problema,  que é pequeno porem severo.

O seu sistema de sucção deve prover água continuamente para a bomba de recalque.

Se o reservatório que abastece ela esta mais baixo, deverá possuir uma válvula para que sempre aja água sem ar para a bomba recalcar. Outro item relevante é que a bomba de recalque deve se encontrar sempre próximo do reservatório ou depósito de água, e ter sempre água na tubulação.  Considerando isso você terá sempre a bomba de recalque operando satisfatoriamente. Pelo que observei vc chama a válvula de cebolão. Antes dele(junto ao reservatório) deve existir um filtro de maneira a que ele não venha a ter falhas. Acredito que o que falta é o filtro e mais nada. Entendeu? 

abs

asivolella

Antonio,

este filtro serviria para quê? Digo, ele influencia no funcionamento da bomba? ou é para conservação dela evitando sujeira? Meu problema é que quando a bomba para a água volta pela tubulação. quando ligo a bomba ela funciona somente com ar. Quero protegê-la desta falha colocando alguma automação de proteção.

Veja só Sidney, todas as bombas de recalque de prédios tem o mesmo problema. Ele é resolvido com uma válvula que impede que a água retorna para o reservatório quando a bomba é desligada, mantendo o duto entre este e a bomba de recalque com água. O filtro impede que partículas prejudiquem essa vedação, que deve ser eficiente. Nisso que vc deve trabalhar. A bomba de recalque não pode trabalhar "em vazio" pois aumenta sua corrente por estar sem carga, e aquece, a  ponto de danificar. 

abs

asivolella

Sidney,

Onde eu trabalho, temos bombas de todos os tipos e de potências que variam de 0.5HP a 11000HP muitas já estão em operação a mais de 30 anos, todas com algum sistema de automação.

Tomamos diversas providências para protação e conservação das mesmas, que começam na etapa de projeto da planta, com a escolha do tipo mais apropriado de bomba, adequada ao desafio hidráulico a ser vencido, correto dimensionamento da tubulação e acessórios. E cronogramas de manutenção preventiva e preditiva.

Pelo o que pude entender da sua instalação, você tem uma bomba centrífuga puxando água de um reservatório abaixo do nível da mesma usando uma válvula de pé com crivo.

Voce deve ter o cuidado de fazer a limpeza dessa válvula periodicamente, conforme a sua necessidade que varia com o grau de sujeira na sua fonte de água.

Como sugestão, recomendo que você instale um sistema de escorva automático que deverá ser ligado antes de todo acionamento da bomba e sensores de temperatura na bomba  e uma chave de fluxo na tubulação. Outros sensores muito importantes ( para a proteção do motor elétrico da bomba ) são o relé de falta de fase e o relé térmico de sobrecarga, ambos devem ser ajustados corretamente para terem a sua eficácia garantida.

Com estes sistemas montados ligados ao seu controlador e uma rotina de manutenção bem planejada, você terá poucos problemas com sua bomba.

Abraço

Marcos,

já tenho o rele de sobrecarga. Ainda não ajustei mas como o motor é de 3cv vou colocar no 14A e ver se funciona. Quero ele bem justo pois qualquer desvio preciso da proteção. Sobre o relé de falta de fase se a energia que é 220 cair para 110 ele desliga tudo? vou procurar um desses.

A bomba já está preparada pra 440 também, porém tenho que fazer várias adaptações para esse novo tipo de energia e agora as plantinhas estão pedindo socorro. 30% de umidade em Goiás mata qualquer planta.

Vou estudar sobre sensores e vou postar as descobertas.

 

Sidney não ha necessidade de rele de falta de fase para tensoes 220 V (Fase + Fase).

Hum, legal sua ajuda Fredman. Vou deixar esso para quando colocar 440.

Vc ta vendo que estou correndo com o projeto. Vc sumiu. Precisamos conversar.

Estou com muitas informações e preciso de ajuda.

Ola Sidney sumi nada to acompanhando em off...kkk....quando vejo que tem alguma coisa que posso ajudar eu entro na conversa.

Todos dias passo e vejo as discussoes.

To meio corrido mas se precisar tamos aqui.

To ansioso para ver o projeto.Preciso de sua ajuda tambem.

Abraços

Sidney,

Realmente o rele de falta de fase só é indicado para motores trifásicos, eu pensei que fosse  o seu caso.

Quanto ao rele de sobrecarga, o procedimento correto é medir a corrente com a bomba em funcionamento e ajustar o relé para o valor lido no amperímetro. Voce irá precisar de um amperimetro alicate, no mercado voce encontra por menos de R$50,00 e vale pena ter um pois assim voce consegue proteger sua bomba e evitar prejuízos muito maiores que o valor gasto com a compra deste instrumento. Ajustar o valor assim "no chute" não garante a eficiência do rele e o motor pode queimar.

Abraço.

Marcos,

então o valor que devo colocar no relé é o mesmo lido? Não devo colocar um pouco maior?

Sidney,

O ideal é medir a corrente quando a tensão da rede estiver no valor normal, porque desta forma quando a tensão da rede cair a corrente vai subir e o relé vai desarmar, por isso a necessidade de medir a corrente e a tensão com o alicate amperímetro. A decisão de aumentar o ajuste do relé é possível, mas não ultrapasse 10% da corrente medida e desde que o valor ajustado nunca ultrapasse o valor nominal grafado na placa do motor, mas o risco de danos ao motor é maior, pois a bomba continuará a rodar mesmo sob condições desfavoráveis.

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço