Boa noite a todos,

    Estou trabalhando em um projeto de IOT onde usamos um dispositivo que transmite dados através de placas ESP 8266 e ESP 32 (WiFi), o problema é que após mais ou menos 50 clientes implantados alguns dispositivos tem percas constantes de conexão, as quais muitas vezes não voltam, sendo preciso enviar um técnico para reiniciar o dispositivo para que o mesmo volte a funcionar gerando perca de tempo e dinheiro...

    Optamos em usar internet cabeada e para isso será necessario adicionar um modulo ethernet (RJ45) em todos esses ESP 32 ou ESP 8266, só que não encontramos uma maneira de trabalhar com ESP + modulo ethernet, acreditamos que pelo fato do ESP ser justamente desenhado para trabalhos com conexão WiFi.

ALGUÉM PODERIA NOS AJUDAR INFORMADO SE É POSSÍVEL TRABALHAR COM ESP + MODULO ETHERNET ?

Exibições: 4308

Responder esta

Respostas a este tópico

Dê mais detalhes do problema.

Qual fonte esta usando na sua aplicação?

O problema acorre com os dois ? ESP32 e ESP8266 ?

Olá Pierre,

Voce já deve ter resolvido esse caso, mas de qualquer forma, lá vai:

- Eu consegui fazer o ESP-32 rodar com o modulo Ethernet baseado no W5100, mas o ESP8266, nem pensar. Já desisti. Se voce conseguiu e puder compartilhar, será muito bom.

Não sei o motivo de voce ter que migrar para rede cabeada. Talvez seja por causa da distancia entre os pontos. Neste caso, eu estou usando rede Mesh com bastante sucesso. Ainda estou na fase beta, mas os resultados tem sido excelente.

Agradeço qualquer noticia sua. 

Abcs,

Zé Roberto

Comentando tb, para somar informação.

Sofro com isso...

No caso tenho um ESP32 que monitora 2 temperaturas e 1 corrente. Fica na tampa de um painel metálico, dentro tem uma contatora e um controlador de temperatura padrão.
Quando a contatora atraca travava o ESP. Necessário snubbers na bobina e na saida da contatora.

Ainda assim as vezes a cada 3 a 10 dias travava e só saia com o reset.

Digo travar mesmo. Pq perder a conexão perde direto. Qq piscada de luz, as vezes do nada, chuva e a conexão cai e volta. Seu sistema precisa ser imune a isso, saber reconectar. Crie uma rotina "Conectar()" e chame sempre que houver falha no envio de alguma coisa. Vai ver é só isso que precisa.

Se usar MQTT tem mais um detalhe: A conexão precisa que o nome do usuário seja unico. As vezes sua conexão cai mas o servidor acha que não caiu ainda. Sempre que cair é preciso esperar um tempo (uns 20 segundos) antes de retentar, são nao conecta.

Tenho tido menos travamentos com o ESP8266 que com o ESP32. O Wdt do ESP8266 é mais simples de usar e parece falhar menos. 

O ESP32 é bastante chato com a alimentação, muito mesmo. Use fontes exageradas, reguladores 3v3 exagerados e capacitores duplados (um eletrolítico e um de ceramica) exagerados. Uso 1000uF eletrolítico + 1uF ceramico na entrada e outro na saída de um regulador LM1117-DTX-3.3.

Caro Edu,

Parruda essa sua fonte! Será que o de 1000uF não pode ser de tântalo? Eletrolítico com esse valor é um cavalo, mesmo de 16V.

Voce conseguiu fazer o módulo W5100 rodar no ESP8266? Caso positivo, compartilhe o que você fez. Gostaria de saber como voce implementa Wdt nele. Tenho usado o Esp.restart(), mas não acho que seja a melhor forma.

Abcs,

Zé Roberto 

O meu capacitor eletrolítico de 1000uF 10V não é tão grande assim. Os capacitores cairam mto de tamanho nos últimos anos. O painel tem 80cm por 80cm se eu coloco tudo mto miniaturizado fica até feio... 
Medi aqui, tem 8x12mm (diametro/comprimento) Tranquilo pra mim o tamanho..

O capacitor de 1uF ceramico 0805, mesmo tamanho e praticamente o mesmo preço de um de 100nF. Não vejo motivo pra ainda usar o de 100nF. Pulo logo pra 1uF. É o que tem no estoque. Compramos um rolo acho que de 3mil a uns anos e ainda tem. Mto barato pra economizar nisso.

Ref:

https://br.mouser.com/ProductDetail/Taiyo-Yuden/TMF212B7104KGHT?qs=...

https://br.mouser.com/ProductDetail/Taiyo-Yuden/TMF212B7105MGHT?qs=...

Bom dia Edu,

Voce tem idéia de como fazer isso:

"Digo travar mesmo. Pq perder a conexão perde direto. Qq piscada de luz, as vezes do nada, chuva e a conexão cai e volta. Seu sistema precisa ser imune a isso, saber reconectar. Crie uma rotina "Conectar()" e chame sempre que houver falha no envio de alguma coisa. Vai ver é só isso que precisa."

Pergunto porque estou montando uma rede mesh com 4 ESP8266 de slave e 1 ESP32 de master. Eventualmente, (uma vez por dia) um deles para de comunicar, mas não trava, apenas não comunica. Se ele for um nó intermediário, param todos os que estiverem atrás dele. É só resetar o cara que tudo volta ao normal. 

Alguma idéia sobre isso?

Abcs,

Zé Roberto 

Algo assim:

unsigned long check_wifi = 30000;

void loop()

{   // if wifi is down, try reconnecting every 30 seconds

    if ((WiFi.status() != WL_CONNECTED) && (millis() > check_wifi))

     { Serial.println("Reconnecting to WiFi...");

        WiFi.disconnect();

        WiFi.begin(SSID, PASS);

        check_wifi = millis() + 30000; }

}

Ref:

https://www.reddit.com/r/esp32/comments/7trl0f/reconnect_to_wifi/

bom dia Eduardo.

eu peguei um code na net.

é gostaria que você me ajuda a colocar esse exemplo que você falou aqui   wifi.ino

no meu code Esse aqui   sketch_feb18c.ino

pois meu esp8266 cai a rede.

desde já obrigado .

especificamente para o esp8266 vc pode terminar o programa assim:

    } else white(1);
  }
}

Esse colchete no segundo .ino que vc mandou corresponde ao if (connected()). 

Esse aparente travamento faz o whatchdog do esp8266 entrar, resetando tudo.

Tente...

peço desculpas tentei é só da varios erros.

você pode dar exemplo no code que enviei.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço