Modificando Impressora jato de tinta para imprimir direto na PCB. O que vocês acham?

A um tempo venho pesquisando métodos menos exaustivos para fazer minhas placas. A velha canetinha já deu o que tinha que dar, não tenho mais paciência para o ferro de passar e o toner grudado dos dedos, o as trinta e tantas etapas da tinta foto-sensível me tirou a coragem e usa-la.

Bom, uma das saídas que encontrei foi construir uma laminadora, (em processo).

Uma outra saída que encontrei na grande rede, muito mais interessante do que todas as outras foi a modificação de impressoras para imprimir direto na PCB. Achei Show!!

https://www.youtube.com/watch?v=xuqIZpY2VN8

https://www.youtube.com/watch?v=Lo6MLoamJcg

Alguém aqui conhece essa técnica ?
A modificação é viável ?
E a qualidade ? É realmente igual a dos vídeos ?

Agradeço desde já.

Exibições: 9121

Responder esta

Respostas a este tópico

Então cara, estou tentando fazer isso com uma HP C4280... Não queria depenar tanto ela, mas tá complicado.

A maioria das modificações que vi foram feitas em impressoras Epson.
Compartilha o processo aqui com a gente.
Quais são os problemas que você está encontrando?
Estou precisando muito de algo mais prático para fazer minhas placas, tenho algumas encomendas pra entregar e não encontro tempo para utilizar os outros métodos de fabricação. 

v
 

O meu problema é a questão da altura dos cartuchos, a placa pcb não está passando, fiz uns ajustes, ela passa mas mesmo assim fica muito perto da cabeça de impressão, ai borra tudo.

ps: Já pensou em fresar suas placas?

Não tenho fresa. Pensei em montar uma mas o meu bolso não está com essa moral, fora que não tenho conhecimento de comando numérico computadorizado. Pensei também em encomendar as placas, só que como a produção é baixa e por encomenda não compensa.
Por enquanto estava procurando uma saída barata e eficiente, futuramente caso suba a demanda e surja a necessidade de produzir com maior qualidade e eu possa dedicar exclusividade a produção, investirei em algo mais robusto e profissional.

Sobre a impressora: Tava querendo investir na Epson X214, só que não encontrei pela minha região.
Então estou com um certo receio de tentar e não conseguir a qualidade desejada. 

Se você utilizar uns motores de passo de impressora (os maiores que conseguir, eu consegui de 9kg/f) uma placa de circuito com l297+l298 (caso motores bipolares) ou L297+7409 (caso unipolares), uma estrutura simples mas bem feita, pode ser com barra roscada e rolamentos simples, você consegue fazer uma placa boa, como tupia dá pra usar uma dremel, tudo isso vai te custar uns 1000 reais, talvez pouco a mais. Eu estou terminando minha estrutura, estou fazendo de perfil de alumínio 3mm e uma area util de 300mm x 300mm.

Para as fazer as modificações você não pode ter medo de perde-la, ajuste pensando na impressão da placa, e depois adapte para a impressão em papel, fica mais fácil assim (possivelmente será uma bandeja de 2 ou 3 mm mais alta), e sobre o borrado tente aquecer a placa antes da impressão, usando um ferro de passar ou mesmo um secador de cabelo, a tinta irá secar antes de borrar e depois de impresso use um secador para secar ainda mais a tinta!!!

Espero ter ajudado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço