Boa noite,

Estou precisando de indicações sobre um novo tipo de dispositivo para comunicação sem fio.

Sei que tem o xbee, então queria sabe se existe uma outra opção de dispositivo, que seja mais barato que o xbee e que tem as funções semelhantes.

Exibições: 768

Responder esta

Respostas a este tópico

Depende da sua necessidade...

O XBee faz mta coisa como PWM direto do radio, controle direto (do lado da carga vc dispensa o Arduino, pode por só ele e a etapa de potencia), vc pode direcionar a comunicação para um deles e mandar dados só pra ele (endereçar), etc, etc.

Se vc quer só fazer 2 kras conversarem tem produtos mto mais simples. As vezes nem ser bidirecional precisa...

Da uma olhada nesses:

http://dx.com/s/Wireless+Module

na verdade o projeto tem alguns dispositivos comunicando (mais de 10), o Xbee se encaixa perfeitamente o problema é o preço. 

Olá, Andre, 

No seu projeto todos precisam falar e ouvir ou apenas vc vai falar para os mais de 10 ???

cada dispositivo vai receber a informação de um sensor e enviar para a base, no xbee posso configurar cada dispositivo como coordenador, fim de ponto ou roteador. No meu caso vou usar dispositivos para comunicar com meu coordenador, criando uma rede mesmo. Como cada xbee tem seu proprio ID, eu saberia qual dos sensores foi ativado. 

Queria conhecer outros dispositivo de comunicação sem fio que possa trabalhar como o xbee.

Tem o módulo BE900, desenvolvido aqui no Brasil. Ele é pino compatível com o Xbee, homologado pela Anatel e utiliza a faixa de frequência de 915MHz.

Para programar ele você precisa utilizar a plataforma Radiuino (rádio+arduino)

Maiores informações:

www,radiuino.cc

Alberto, comprei aquele kit de desenvolvimento do radiuino, fiz uns testes e funcionou, mas queria implementar uma rede mesh, você tem alguma experiência com o be900 ?

Olá Gino, 

Eu mexo com Radiuino sim.

Rede mesh que você está falando seria o que?

Programar os nós onde os dados vão passar?

Consegui fazer a comunicação ponto-ponto com o be900, mas quando um dispositivo esta muito distante não consigo comunicar com ele, queria poder usar os be900 que estivessem no meio do caminho para para ir " repetindo" a mensagem para que eu conseguisse me comunicar com estes dispositivos mais distantes.

Olha este link http://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_Mesh

Dá pra fazer sim, Gino.

Não sei se você viu a versão 1.6 do Radiuino, Tem um exemplo interessante.....

Em Examples>!Radiuino>Úteis>RadiuinoEzRF_Sniffer

Este exemplo o módulo programado com sniffer vai receber qualquer pacote que trafegue no mesmo canal que ela está programada, mesmo que o endereço de destino não seja o dela.

Dai você pode programar um dos seus módulos como sniffer ai modificar para ele enviar por RF o pacote recebido ao invés de mandar pela serial (como o exemplo).

Precisaria estar testando isso pra ver....

Recomendo também você ir no forum do Radiuino e postar as suas dúvidas.(http://sourceforge.net/p/radiuino/discussion/), eles podem responder melhor que eu....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço