Estou procurando subsídios para construção de uma mini-micro CNC. Já consegui controlar - com ajuda de vocês - apenas um motor de passo, digamos o X, Agora, preciso controlar mais dois motores: o Y e o Z perfazendo três motores. É possível isso?

Lembro que meu protótipo será uma brincadeira. Pretendo construí-lo com motores extraídos de DVD's sucateados. Meu objetivo tem caráter apenas didático. Nada de motores parrudos e de precisão impecável. Minha linda CNC (tenho-a em minha mente) caberá na palma da mão e não portará nenhum instrumento de corte! ... Por enquanto.

Exibições: 1933

Responder esta

Respostas a este tópico

Ah que bom, realmente os motores de disquetes são menores, bom agor  a biblioteca stepper do arduino nao controla dois motores simultaneamente, o que nao serve pra cnc, mas, ha uma bilbioteca muito boa e completa chamada  AccelStepper, link. Com ela vc pode controlar os tres motores tranquilamente... VLW!

Por quanto compraram o ci? porque eu não tenho acesso tão fácil, só encontro caro

Leandro, comprei o L293D por +- 9,00 (nove reais) no mercado livre. Em minha cidade não os encontro. Creio que você poderá adquiri-lo até por menos.

Ewerton, meu primeiro teste está funcionando bem. Vou preparar algumas fotos e vídeos para enviar-lhes. Boa dica sobre o AccelStepper; não sabia disso. Vou baixa-lo e depois procurar softweres adequedos ao fim em tela.

Obigado a todos.

Uma dessa ai já é um bom começo

Llgner, Ajudou e muito. O vídeo mostra que nosso objetivo empolga até os alemães, campeões em tecnologia!

O que pretendemos realizar é exatamente isso. Pena que não dá para ver maiores detalhes. No entanto, o circuito me parece simples. Seria composto de 3 pontes H e mais... Sei lá o que! Tenho certeza de que encontraremos solução para nossas dúvidas.

Obrigado por enriquecer nossa discussão.

Aí está o primeiro teste de nossa “CNC”. Os códigos e o esquema são colaboração de colegas, dentre eles o Ewerton. Transportei o esquema para o Proteus e melhorei sua apresentação. A propósito, esse Proteus é “porreta”. Antes de me aventurar na Protoboard “rodo” o programa nele sem risco de queimar componentes. Vale a pena utiliza-lo; serve até para desenho da placa definitiva! O produto de nosso trabalho está aquém do desejado. Notem, pelo vídeo, que ainda tem uns “ruídos” que precisam ser removidos; nada que uns capacitores não corrijam, suponho... Depois disso vamos partir para movimentação de mais dois motores simultâneos. É o próximo passo. É claro que tem muita, mas muita coisa mesmo a ser resolvida, porém, didaticamente o caminho é este: ir por etapas. Aguardo colaborações.

Anexos

Pessoal, tentei enviar o vídeo, mas não consegui. É a primeira vez que faço isso. Alguem pode ajudar-me?

"Suba" pro youtube e poste o link.

Obrigado Mauro, farei isso.

Ai vai o Link do Video. Desculpe-me pela má qualidade; estou aprendendo.

http://youtu.be/Q_XAO4rxJ70

Eu estou trabalhando numa dessas: 

http://txapuzas.blogspot.com.es/2009/12/txapu-cnc-hardware.html

Ela é bem simples e rústica, mas vale pelo aprendizado.

Como driver estou usando o l298 que ele ensina no blog. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço