Estou procurando subsídios para construção de uma mini-micro CNC. Já consegui controlar - com ajuda de vocês - apenas um motor de passo, digamos o X, Agora, preciso controlar mais dois motores: o Y e o Z perfazendo três motores. É possível isso?

Lembro que meu protótipo será uma brincadeira. Pretendo construí-lo com motores extraídos de DVD's sucateados. Meu objetivo tem caráter apenas didático. Nada de motores parrudos e de precisão impecável. Minha linda CNC (tenho-a em minha mente) caberá na palma da mão e não portará nenhum instrumento de corte! ... Por enquanto.

Exibições: 1931

Responder esta

Respostas a este tópico

Mauricio, eu estou com o mesmo proposito que vc, ja controlei doi motores de passo de DVD-rom e fiz alguns desenhos . Se precisar de ajuda eu algo do tipo estamos ae, e, sim é possível rsrs!

Caro Ewerton,

Inicialmente obrigado pela oferta.  Aceito de bom grado sua ajuda. Mande-me, se possível o esquema para controlar os dois motores, o código e os desenhos realizados. Temo não exercer a reciprocidade que merece, pois não tenho muito a lhe oferecer; sou iniciante na área, mas tenho certeza de que chegaremos lá!  Outros colegas vão nos auxiliar.

Obrigado

Bom, inicialmente vc pode usar esse circuito para os motores: esquema.. os codigos varia de acordo com a sua necessidade isso pode ajudar tbm http://blog.whattomake.co.kr/158.

Eu sempre vejo os posts de CNC e elas sempre são parrudas e caras, dai sempre me interessei em fazer uma pequena, no que eu puder ajudar eu ajudo.

Também tive essa dificuldade, ate mesmo pelo alto custo, por isso queria desenvolver um prototipo menor.

o problema que encontrei foi a furadeira que fica presa

Percebo estar no mesmo barco; vamos trocar chumbo. Acessei o Link indicado. É exatamente o que procuro. Vamos iniciar realizando o projeto do link indicado pelo Ewerton. Primeiramente realizaremos o primeiro movimento Y. Não é difícil temos o esquema,o código e o motor. Depois de feito a primeira parte postaremos o resultado e discutiremos as eventuais dificuldades, Ok? 

Abrçs.

Pode ser, se precisar na questao do codigo é só chamar!

Pode ser

Pessoal, primeiro problema: em minhas sucatas de drivers encontrei um mini motor de passo que funcionou perfeitamente com o código postado no link indicado pelo Ewerton, mas o meu danadinho tem um eixo bem mais curto do que o do vídeo, cerca de 2 cmm - acho que pertenceu a uma CPU bem antiga. Alguem poderia indicar-me como encontrar o motor indicado, com o eixo de +- 9 cm?

Mauricio vc pode comprar pelo mercado livre, ou sucatas, mas é uma caixinha de surpesa a grande maioria tem mas ha alguns que sao motores dc.

Ewerton,

O "sucateiro" que me forneceu o primeiro motor se equivocou e passou-me um de de disquetes; semelhante, porem de eixo menor. Corrigido o erro estou de posse do motor adequado e até já fiz algumas experiências com o esquema enviado por você. Está funcionando uma beleza. Vou dar mais alguns retoques e postar o resultado

Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço