Olá pessoal, venho aqui mostrar pra vocês a mini furadeira de bancada que acabei de fazer. Tinha a necessidade de ter uma, porém a mais barata aqui na minha cidade é 40 reais e resolvi fazer uma.

materiais:

1 motor dc;

polias;

uma broca(a que usei foi de 1mm);

uma fonte ou bateria.

A única coisa que tive que comprar foi a broca de 1mm que me custou R$5,50. O motor dc eu consegui de um som que não prestava mais aqui em casa, era o motorzinho que girava o cd. O motor é o JQ24-40H400, as polias eu peguei do som também e tentei usar uma bateria de 9v mas não achei muito bom, então eu usei uma fonte aqui que achei pela casa que tinha 12V de saída e conectei no motorzinho. Testei em uma placa cujo os espaçamentos dos pinos não são padrões para encaixar um transistor, por exemplo, sem ter que entortar os pinos e funcionou direitinho. Não soldei e nem usei nem um tipo de cola, só encaixe mesmo por isso ela está girando um pouquinho pro lado só. Mas segunda feira vou comprar uma cola e melhorar a precisão dela. Agora vou tentar fazer um acabamento e colocar dentro de um cano pvc talvez pra ficar mais bonito e quem sabe depois fazer uma plataforma tipo essa:

http://1.bp.blogspot.com/-gHF9WaUpV2w/Tx9iRxB69jI/AAAAAAAAA28/KKm6N...

Tenho um monte de metal de fonte e gabinete de computador. Acho que dá pra usar eles e fazer a plataforma. Apenas divulgando para os outros que tiverem interesse, copiarem. Depois coloco mais fotos em boa qualidade. Abraços!

Exibições: 12379

Responder esta

Respostas a este tópico

Achei. Por esta imagem:

http://www.leroymerlin.com.br/resources/images/products/product/867...

dá pra ter uma noćão do tamanho.

Quase 100% de chance de servir. Problema: como é possível encaixa-la no eixo do motor? Aí depende do reparo de mandril (as fotos não mostram a vista inferior pra termos uma idéia), bem como do eixo do motor que vc vai usar e da tua criatividade pra resolver o problema :D

No próximo fim de semana é provavel eu passar numa loja de ferramentas boa que tem aqui na região, vou olhar e pedir pra fotografar por baixo. Assim teremos uma noćão melhor, pra não comprar no escuro.

Pelo que vi em um video me parece que é de rosca .
E se enrosca em um parafuso e adaptar uma engrenagem ou polia e passa o parafuso dentro de um rolamento ? Não sei , se caso consegui a informação compartilhe com nós .

Cara, boa pergunta a sua, eu vou responder pois tive uma experiência desse tipo. Eu tinha um mini drill desses vagabundinhos, e i ele quebrou (lol), eu desmontei ele e só dava para usar a ponta do motor, pois o resto, o motor, parecia que tinha sido detonado com um martelo (Com certeza por eu ter usado 20 volts quando eu deveria ter uso só 6 hehehehe e nas baterias ainda, coisa que eu removi para deixar o motor mais rápido e forte).

Eu serrei o mandrill com uma serrinha de arco, depois coloquei o mesmo em uma morsa e apertei. Dai com um prego e um martelo eu ficava dando "soquinhos" no pedaço de ferro que ficou dentro do mandrill, fiz isso várias vezes até que eu fiuei com raiva e decidi ir pro tudo ou nada. Peguei e coloquei o mandrill com a ponta para baixo no chão e com o prego fino dei uma batida usando força média. Ele se moveu um pouco, fiquei feliz e repeti isso até que ele saiu. 

Para colocar o mesmo em outro motor, eu tive que fazer o inverso. Como o eixo do motor era mais grosso (pouca coisa, porém era) eu lixei (sofri muito lol) e depois comecei a bater até que ele entrou. Até hoje não saiu mais. Troco brocas  normalmente sem problemas nenhum. 

Abraços. 

 

Tem o modelo do motor que utilizou???

Não tenho, cara. Mas eu retirei de um secador de cabelo, só me lembro disso da origem dele. 

Beleza, já da pra ter uma noćão melhor de que tipo de motor usar. Inclusive minha mulher gentilmente cedeu o secador de cabelos dela depois q eu comprei um novo :D

Opa J011y R0g3r então compartilhe conosco. Coloquei 22V nesse motor e ele ficava falhando, tava querendo colocar um melhor.

Bem eu me senti inspirado pelos projetos de vocês e confeccionei a minha mini furadeira de bancada , só está faltando o mandril que está para chegar , abaixo tem a foto dela pronta :

Bem não reparem a bagunça da bancada , é porque foi um dia inteiro de trabalho , para subir e descer eu adaptei um servo motor de parabólica onde faço o controle de descida e subida pelo potenciometro , só estou esperando o mandril da dremel chegar para eu adapta-lo no motor CC. 

Po cara, sensacional! Ficou muito bacana.

Hélio 

O seu motor é de quantos volts ? De qual parte do som que o retirou?Ele é rápido?

Este que usei é de 12v só que não o testei ainda com uma broca  ele é bastante forte e um pouco rápido e graças a ele que animei mais ainda em fazer o projeto.

Cara, eu acho que é de 9V. O meu som que não prestava mais é tipo esse: http://bimg1.mlstatic.com/micro-system-lenoxx-sound-mc-241-5w-rms-c...

Na parte do cd tem 2 motores e na parte do toca-fitas tem 1 motor. Eu peguei o motor que fica girando o cd, ele é bem rápido. Mas tenho um motor de impressora que é bem parecido com o teu. Não sei se ele é 9 ou 12V. To pensando em trocar por ele.

E com a broca ele fura direitin? até as placas em fibra?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço