Melhor maneira de medir producao painel fotovoltaico....

Olá  colegas, 

Tenho um projecto um solar tracker e queria medir a producao de energia, (amp, volt e watts) com o arduino, qual a melhor opcao?

Obrigado

Exibições: 3120

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia André , 

Veja que na minha montagem eu conectei o módulo MAX471 entre a bateria e a carga. 

Se deseja medir a produção de energia, instale o modulo entre o painel Fotovoltaico (VIN) e a bateria (VOUT). 

Abraços, além mar. 

Boa tarde José....

Bem segui todas as suas indicacoes e explicacoes do tutorial que desde ja agradeco e lhe dou os meus parabens pois esta 5 estrelas, pois para mim que nao precebo nada ou muito pouco ta muito bem redigido....

Assim de novidades ja liguei a bateria como indicou e obtive o valor produzido, que neste caso nao utilizeio o painel mas sim um transformador, para ter dados mais consistentes....

Agora estou na fase de afinar, os voltes ja consegui faze-lo....
Quanto aos Amp, acertei com um transformador de 600mA, mas depois qd liquei um outro de 300mA ja estava descalibrado...

No entanto voltei ao seu tutorial e verifiquei como calcula o valor de medição do AT

Medição AT = 0,507 A Valor Iint = 101

voltsporUnidadeI = AT / Valor Iint = 0,507A / 101 = 0,005019

Arredondei esse valor para voltsporUnidadeI = 0.00502

Pelo que vou implementar e ver se consigo ter leituras o mais aproximadamente possivel, com diversas fontes de alimentação....

Isso aí , caro André !

Só não entendi - conectou  um transformador  ??

Ou conectou uma fonte ?  Essas medidas são somente para corrente contínua. 

Abraços. 

 

Para ser mais exacto nas minhas palavras,   naaaa antes que erre vou antes  colocar uma foto.... ý

  um é um carregador de telemovel e o outro um transformador.... ?

Não dá para identificar. Veja nas especificações na tampa.

Output (saída)  tem que ser CC e não AC ...

Boa Tarde José!!!! 

Andei um pouco off line mas tou de regresso com as minhas duvidas!!! eheheh 

ambas as fontes, carregadores... são os 2 CC. 

Um com 5.5v 660mA 

e o segundo 7,5v 300mA 

Acontece que fazendo  a medição do 1º (660mA) Medição AT = 0,660 A Valor Iint 37 o que deu o valor de 0.01784 

Espetacular deu a medição correcta confirmada pelo multimetro. 

Acontece que depois liguei o 2º (300mA) que me deu uma leitura de 0,696 A ou seja muito parecida com o outro e mais do dobro da realidade, testado com o multimetro 0,300A

Exprimentei ainda com uma pilha 1,5v 2200mA eu deu-me uma leitura de 3052mA 

Não sei onde possa estar a errar!!!!! 

No seu caso exprimentou com fontes diferentes? 

Ps. Nos volts impecável!!!!! 

Abraço 

Oi André

Embora um pouco afastado da discussão, gostava de dar  uma dica:

Se possível faça as mesmas medidas com as fontes (carregadores...) com um bom condensador electroliquido (1000 ou mais ..) em paralelo à saída da tensão das mesmas. Muitas fontes não são suficientemente filtradas e isso pode influenciar as leituras por via da componente alterna (riple) remanescente. 

Um abraço e bons resultados...

André , informações importantes que provavelmente não percebeu :

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/29/modulo-sensor-de-corrente...

O Chip suporta tensões de 3V a 36V ente os pinos RS e terra (GND). Não funciona com 1,5V somente .

Qual a carga esta usando para fazer suas medições ? Como esta fazendo as ligações ? Mostre um diagrama. 

A corrente medida depende do valor resistivo da carga. 

Utilizei o seu desenho espero que não leve a mal... 

Ficou maluco !!! Não pode conectar uma bateria de 3,7V ( è Li-Ion ou LIPO ?) diretamente em uma fonte de 5,5 V !!! Risco de explosão !!! Cuidado !!!!

Vai estragar a bateria . Informe as características da sua bateria com urgência e não faça mais esse tipo de conexão. 

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-carregador-de-bateria-li...

obrigado pelo video.... ( nao volta a acontecer, apesar de ligar apenas por uns 5 segundos para obter leitura, no entanto nao volto a faze lo.)

Tinha ligado inicialmente com carregador (imgem de cima) mas dava me uma leitura no valor lint muito baixo (4) para 660mA.

Se ligar uma resistência no lugar da bateria será uma opção viável?

Uma vez que a leitura ao ligar a bateria "resultava" devido à sua resistência interna.

Caso a resistência sirva estariamos a falar de uma resistência +- que valor 0.5 - 1omh?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço