Melhor maneira de medir producao painel fotovoltaico....

Olá  colegas, 

Tenho um projecto um solar tracker e queria medir a producao de energia, (amp, volt e watts) com o arduino, qual a melhor opcao?

Obrigado

Exibições: 3120

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual são as especificações do seu painel fotovoltaico e das suas baterias ?

Mande os links por favor. 

Sensor de corrente  para 5A - ACS712-05, para 20A- ACS712-20 e para 30A - ACS712-30.

São bem precisos.

Se a corrente for menor do que 3A use MAX741.

Adquiri para o efeito um sensor de  B43 MAx 471 ( que mede volt e amp) similar ao acs712

o qual se encontra ligado da seguinte forma ,  o + do painel   no Vin e o - no gnd sem  nenhum "LOAD" ligado
Código ( Foi feito por outro colega, penso que o problema não esteja no codigo mas....)
/* Connection pins:
 
Arduino     Current Sensor B43
A0                  VT
A1                  AT
+5V                 VIN
+5V                 VOUT
GND                 GND
*/
 
 
#include <Wire.h>
 
#define VT_PIN A0 // connect VT
#define AT_PIN A1// connect AT
 
#define ARDUINO_WORK_VOLTAGE 5.0
 
void setup()
{
  Serial.begin(9600);
  Serial.println("Voltage (V) / Current (A)");
}
 
void loop()
{
  int vt_temp = analogRead(VT_PIN);
  int at_temp = analogRead(AT_PIN);
 
  double voltage = vt_temp * (ARDUINO_WORK_VOLTAGE / 1023.0) * 5;
  double current = at_temp * (ARDUINO_WORK_VOLTAGE / 1023.0);
  Serial.print("Analog0: ");
  Serial.print(vt_temp);
  Serial.print(" / ");
  Serial.print("Analog1: ");
  Serial.print(at_temp);
  Serial.print(" ----- ");
  Serial.print(voltage);
  Serial.print(" / ");
  Serial.println(current);
  delay(1000);
}
Voltes (V) não tive problema. Esta tudo ok
Nos Amperes quando  chego á parte de ligar o sensor liguei o + e o - dos cabos da "LOAD" de volta ao painel de forma a simular um "load" mas não deu nada.... 
Para testar, com multimetro efectuei a medição , na escala de amperes, com as ponteiras no + e no - do painel e registou a amperagem. ( Penso que esteja certo o procedimento).
Posto este blá blá todo, devo estar a fazer alguma coisa mal ou tudo mal, pois infelizmente tenho poucos conhecimentos de electronica/electricidade apesar de me esforçar por aprender....
Ainda nao tenho baterias, tou primeiro a recolher informação  para depois dimensionar tudo.
Neste momento  provisoriamente estou com um painel  6v 5.2W

Boa tarde! voce mencionou "

o qual se encontra ligado da seguinte forma ,  o + do painel   no Vin e o - no gnd sem  nenhum "LOAD"ligado " ,
aqui da para entender que voce nao colocou carga ( lampada ou qualquer outro tipo que consome carga) no lugar do Loard, se nao colocar carga voce nao consegue medir a amperagem, coloque uma lampada ou um led com resistor que voce consegue medir a amperagem.

Boa tarde.... 

Mas caso coloque um led no load nao vou estar a medir os amperes de consumo do led e nao o de producao do painel fotovoltaico....???

Abraço 

Boa noite Andre , para saber a producao do painel voce tem que colocar a bateria para carregar se nao, voce nao vai conseguir saber quantos amperes esta fornecendo o painel fotovoltaico. Se nao tiver carga nao tem amperagem, no multitester voce conectou direto no LOARD para saber a amperagem?.

Sim liguei o multimetro directo, e obtive os amp, se pretender saber a producao devo ligar a bateria no load?

O objectivo depois é  fazer um data logger....

André , aguarde um pouco.

Estou fazendo um tutorial com o MAX471 que parece ser muito bom ! Mas para correntes de até 3A. 

Qual são as especificações do seu painel fotovoltaico e das suas baterias ?

Boa noite José....

Vou aguardar pelobseu titurial então... depois post aqui o link....

Neste momento tenho uma bateria pequena, que aqui tinha, porque 1 quero colher dados para depois dimensionar a bateria....

Tem uma lei chamada de Ohm que deve explicar o que se passa.

Segundo a Lei não há corrente (amperes) se não houver tensão (V) e resistência (R) que é a carga ( lâmpada, motor, inclusivamente a resistência interna da Bateria).

Do painel de 6v 5.2 W  que menciona, consegue ler apenas  5,2 / 6 = 0,86 Amperes, ou seja 866 mA (na produção máxima e com carga dos 5,2W )

Desculpe se não me fiz entender, falamos a mesma língua, mas sou português  (Açoriano) estou deste lado do oceano e fico feliz se puder ajudar.

Boa noite... claro que ajuda... apesar de me interessar e tentar estudar e perceber nem sempre é facil para quem tem formacao noutra area completamente oposta,(letras).

Mas a sua explicacao é bastante clara.... mas o meu pensamento é o seguinte, quando quero calcular o consumo do arduino e das shields ligo-o como "load" esta parte parece estar entendida por mim....

A duvida maior é como leio a producao do painel, se ao ligar o quer que seja no "load" nao vou estar sempre a ler um consumo do que lá é ligado (led,motor etc...)?

Abraço

Troquei as bolas...

O correto é MAX471.

Bom dia José....

Como vai o desenvolvimento do tutorial do max471?

Ainda nao consegui a leitura da producao dos Amp e watts mas hei de lá chegar...

No entanto com um led ligado no load tenho esta situacao, quando o painel esta com pouca exposição solar e produz inferior a 2v da me uma leitura muito alta em Amp neste caso superior a 1A como posso ler esta informacao? "Noise"




[img]https://s29.postimg.org/wd57jedmf/20170122_152918.jpg[/img]
[img]https://s29.postimg.org/wd57jedmf/20170122_152918.jpg[/img]

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço