Ola pessoal..

Eu preciso de fazer um projecto para medir o ph da agua...

Ao ver este video penso que consigo fazer algo facil e barato..

https://www.youtube.com/watch?v=IBv7mx8Cxxw

Ou seja, com o fio positivo e negativo de um multimetro na agua, caso a agua seja menos açida o valor é diferente de uma agua mais ácida..

Sera que eu com um arduino ligando um fio ao pino analogico, atraves de os valores que ele me da... consigo determinar o valor de ph?

Obrigado

Exibições: 21525

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu acho que a saída mais barata é usar um eletrodo de pH ligado em uma porta analógica. O eletrodo de pH é seletivo e diferencia os íons presentes na solução, Depois de montado devemos relacionar o valor lido pelo eletrodo com um valor lido por em medidor de pH calibrado.

Marcus é exactamente isso que eu quero...

Portanto qual seria o esquema para montar no arduino? Para eu testar.

Eu tenho um medidor de Ph de bolso, assim fazia ja os testes..

A mim nao me interessa o Ph preciso..

A mim só me interessa, saber se o ph for abaixo imaginemos 155 = ph 5.5 a 6.5 liga uma electrovalvula com um liquido para corrigir o ph..

Se o valor for acima de imaginemos 178 = 6.5 a 7.7 liga outra electrovalvula com um liquido para corrigir o ph..

Da-me o esquema para eu montar no arduino e possivel sketch para eu testar.

Pois estamos todos indo no mesmo caminho.

Então eu estou trabalhando no mesmo esquema para hidroponia/aquaponia.

Hoje, domingo a tarde, é o dia para refinar o que já tenho. Estou colocando o sistema scadabr para começar a a captar dados. Tenho que gravar um video pois o Fredman já deve estar morrendo de curiosidade.

Mas vamos discutir bem o assunto pois vamos produzir muito conhecimento com este trabalho.

Legal  a pesquisa de vocês.

Amigo estou com vontade de desenvolver algo semelhante também, no que estar podendo ajudar vou estar contribuindo com o tópico. Acho que o amigo que disse que a melhor alternativa seria usar uma sonda de ph e medir os valores pela porta analógica tem razão. Vou pesquisar mais aqui, qualquer coisa informo vocês.

Bom eu embora queira muito concluir este projecto, não tenho muitas bases.. no entanto eu testei este esquema..:

e o que acontece é que as medicoes que faço em uma agua alcalina, não altera nenhum valor caso eu passe para uma açida.

Estou a usar este código:

#define voltageFlipPin1 6
#define voltageFlipPin2 7
#define sensorPin 0

int flipTimer = 1000;

void setup(){
Serial.begin(9600);
pinMode(voltageFlipPin1, OUTPUT);
pinMode(voltageFlipPin2, OUTPUT);
pinMode(sensorPin, INPUT);

}

void setSensorPolarity(boolean flip){
if(flip){
digitalWrite(voltageFlipPin1, HIGH);
digitalWrite(voltageFlipPin2, LOW);
}else{
digitalWrite(voltageFlipPin1, LOW);
digitalWrite(voltageFlipPin2, HIGH);
}
}

void loop(){

//
setSensorPolarity(true);
delay(flipTimer);
int val1 = analogRead(sensorPin);
delay(flipTimer);
setSensorPolarity(false);
delay(flipTimer);
// invert the reading
int val2 = 1023 - analogRead(sensorPin);
//
reportLevels(val1,val2);

}

void reportLevels(int val1,int val2){

int avg = (val1 + val2) / 2;

String msg = "avg: ";
msg += avg;
Serial.println(msg);

}

Amigo,

pelo que percebi vc está medindo condutividade. Acidos, alcalis e ions modificam a condutividade. Ou seja, seu teste está muito pouco específico. Vamos fazer um teste tentando usar um sensor comercial na tentativa de baratear a instalação.

Continue acompanhando o post pois acho que logo logo teremos novidades.

Como está ai o estudo?

Procurei alguns sensores portáteis para avaliar se compensa desmontá-los e usar alguma forma de transformação para o arduino.

HTC Hero, vc tem um portátil, não tem? e qual seria a forma que ele poderia ser utilizado? ele daria um sinal analógico?

Ola um sensor portatil de ph custa no ebay cerca de 8 euros... é barato ele mede e mostra o valor no proprio mini lcd dele.

Eu tenho um... mas nao sei como adaptar ao arduino, e não vou desmanchar ele.. sem certezas do que fazer.

Sidney eu comprei o medidor portatil, so to esperando o fim de semana para analisa-lo e testar um projetinho que achei.

Abraços

Fredman,

que bom. Estou trabalhando em um projeto também para entender o pHduino. A placa é relativamente simples de implementar. Qual é o seu? as vezes consigo também, me manda ele.

Já queria ter falado com vc pois o meu projeto ta precisando de esclarecer alguns detalhes. Vc não costuma ver o chat aqui do labdegaragem? Eu te chamo várias vezes e vc não responde. Falo isso pois é uma boa ferramenta para trocarmos informações rápidas.

Vou procurar os outros componentes. Também vou colocar o termohigrometro para funcionar em breve.

Ilustra seu projetinho com umas fotos pra gente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço