Today at 12:18 pm Last Edit: Today at 12:21 pm by dl_fernades Reason: Imagem que queria anexar não mostrou no corpo do tópico
Prezados, bom dia !

Através de alguns tutoriais que encontrei, tais como o abaixo, utilizando o SCT-013 consigo medir a corrente de uma carga, como abaixo:


Segue tutoriais: https://www.filipeflop.com/blog/medidor-de-energia-eletrica-com-ard...



O que eu quero, na verdade, é medir a forma de onda de uma carga (no caso, será um motor de indução trifásico). O projeto que quero desenvolver ao todo é, através do SCT e do arduino (tenho o uno), capturar a forma da onda da carga e exportá-la para o MatLab, para lá, trabalhar com ela hehe. 

Alguém tem alguma ideia se é possível algo do tipo ? Também penso em mostrar a forma de onda capturada em um display, antes de exportá-la para outras plataformas..


Enfim, qualquer sugestão seria muito bem vinda. Obrigado a todos !

Exibições: 545

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Danilo.

Esse trabalho apresentado pelo pessoal da filipeflop funciona mais ou menos, teria que melhorar um pouco para resultados satisfatórios. Se precisar de algo alem de corrente, ainda mais envolvendo motores, é quase quase que inútil.

No seu caso você precisa amostrar o sinal de corrente numa frequência fixa, armazenar num buffer e enviar ao PC. Deve criar um triger para inicio das aquisições, pode ser por tempo ou manual.

Tenho um produto pronto para esse fim, até tenho script no matlab para aquisitar dois ciclos de rede, mas não é desenvolvido para sobre a plataforma Arduíno e nem opem source.

Trabalho com a frequência de amostragem de 32 vezes a frequência da fundamental, 32*60 = 1920Hz ( Essa frequência que é 2^n pontos por ciclo de rede facilita no calculo da distorção harmônica e ângulos da frequência fundamental).

Nesse link  http://automacao.bintechnology.com.br/#/0 tenho os resultados, só clicar em CAPTURAR OSCILOGRAFIA que o sistema vai fazer a aquisição online de dois ciclos de rede e enviar ao servidor. 

Esses mesmos dois ciclos de rede enviado ao servidor, também podem ser aquistados diretamente num acesso local através de script mfile do matlab.

Sobre a sua necessidade de conhecer a forma de onda quando a carga é um motor, não faz muito sentido, pois já se conhece a forma de onda da tensão ("senoidal") e a amplitude a corrente . A forma de onda da corrente é idêntica da tensão em caso de operação normal do motor. Há a defasagem, mas não é levado em consideração nessa abordagem. 

Sds, Jucelei. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço