Boa tarde galera, estou trabalhando em projeto no qual de início eu preciso medir o Fator de Potência utilizando o arduino UNO, porém estou tendo dificuldades para medir o mesmo. Estou tentando medir pela defasagem entre a corrente e tensão. Estou utilizando 2 circuitos, um para detectar a curva e tensão e outro para detectar a de corrente, porém só obtenho medidas como se os dois estivessem em fase (FP=1,00). Para o de corrente estou utilizando um tc com saída de 5A. Em anexo estão os circuitos que estou utilizando e o código. Alguém tem alguma dica do que possa estar dando errado?

Exibições: 2577

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Igor.

Pra ser sincero seria interessante mudar como aborda seu problema, em vez de querer medir a diferença de tempo entre as bordas dos sinais, tentar de trabalhar com a amplitude deles semelhante a esse projeto.  https://odelotstuff.wordpress.com/2014/05/07/monitorando-gasto-de-e...

Manter uma medida de fp estável não muito simples, se sua carga for somente de motores e com a corrente próxima da nominal da rede essa sua abordagem até funciona relativamente bem, só que ainda precisa melhorar seu circuito condicionador de sinal. Mas se no seu circuito ter todo tipo e nível de carga, melhor utilizar a abordagem citada acima. 

Bom trabalho. 

Boa noite Jucelei,

Minha ideia é fazer somente com motores que são cargas indutivas. Vi este projeto ai porém como vou utilizar somente carga indutiva desta forma ai só conseguirei calcular a potência aparente (S=V*I), ja para calcular a ativa em watts precisarei de cosΦ (FP) que é o principal...Pois P(Watts)=S*CosΦ

Para eu ter o FP eu preciso da defasagem dos tempos ou das duas potências (Ativa e aparente)

FP = P(Watts)/S(VA)

Boa noite Igor,

Ha como calcular a defasagem com uma certa facilidade somente com cálculos sobre as senoides. Ai  alem do fp você leva a potencia aparente e ativa como bônus no projeto. Você não cita, mas esse seu trabalho é para fins acadêmico,  profissional ou só hobby mesmo?

Sim é um TCC de Engenharia Elétrica. Você sabe como calculo esta defasagem sobre as senóides? Se puder me ajudar em relação a isso eu te agradeço. 

Bom dia Igor.

Primeiro ajeite um sua aplicação para ler os canais de amostragem do sinal numa frequência de 2kz, ou seja a cada 500us uma amostra.

Depois posso mexer no código, e ajeitar o algoritmo para calculo do FP.

Bom dia Srs, 

O grande desafio é conseguir que  um Arduino faça medições PRECISAS de tensão numa taxa de amostragem de 2000 amostras/segundo. Na verdade ele terá que fazer duas amostras de cada vez - tensão e corrente. 

Jucelei , pela sua experiência você acha que é possível usar o ADC de 10 bits do Arduino ou sugere um outro ADC? 

Eu usaria um ADC de 12 Bits...

Boa tarde.

Deve gerar um resultado satisfatório com ad de 10 bits, pois segundo o autor a necessidade é medir corrente com uma magnitude considerável. Tambem não adianta colocar ADC de 12bis se a etapa de condicionamento de sinal for muito fraca, essa diferença de resolução jã se perde em ruido.

Sds.

Boa tarde, 

Não sei o que é ACS1 . Poderia esclarecer?

Resistor sensor de corrente com 4,5 ohms ?? Não esta muito grande não ?

Onde esta a carga? Seria L1 + R5 ?

ACS1 é como se fosse o tc 50/5 e a carga é L1+R5

Favor informar as especificações de ACS1 

Boa Noite, 

No caso o "ACS1" foi o nome automático que deu no Protheus. Este componente que estou simulando é chamado no simulador de ACCCS (Arbitrary Current Controlled Current Source), que é que uma fonte de corrente constante, controlada pela corrente aplicada na entrada que é a carga (R5+L1), cuja a fórmula é 1* I(A,B), sendo "1" a constante de multiplicação da corrente de entrada "I(A,B)".

Resumindo o TC que eu tenho é 50A/5A, então o fator de multiplicação será:

 5A/50A, ficando a fórmula assim: Corrente de saída = (5/50) * I(A,B). (Irá reduzir em 10 vezes a corrente vista pelo primário).

Estou utilizando este componente somente para simular o Transformador de corrente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço