Ola pessoal !!

Estou com um problema aqui e já sei qual é, porém não tenho como provar. Eu liguei um sensor de presença em 5 luminárias de led (aquelas com driver de FP >= 0,5), essas luminárias estão fazendo com que o relé do meu sensor de presença sele. A potência total do circuito é de 120W dessas luminárias e meu relé aguenta 1000W de carga RESISTIVA. Estas luminárias não são certificadas porque não existe portaria do inmetro para isso, então tenho certeza que por ser uma carga indutiva de baixo fator de potência esta gerando um THD muito alto. Na portaria 389 de iluminação de LED's (essa luminária não entra) diz que o THD deve ser inferior a 20%. Eu gostaria de saber como eu chego nesse valor percentual, consigo achar isso com o osciloscópio? Qual osciloscópio devo usar?

Espero ter sido claro e que os senhores possam me ajudar.

Desde já agradeço.

Exibições: 1116

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia pessoal !!

Retomando essa discussão, eu consegui levantar os fatos ao cliente, eu comprei um aparelho específico para o que eu precisava, segue abaixo a foto do mesmo:

IMG-20190426-WA0004.jpg

Nele eu consigo ler o fator de potência e o THD e consegui provar o problema da lluminária. Porém agora retornando para como resolver esse problema que era uma segunda situação, eu vou começar um projeto novo agora e vou retirar relé do meu circuito, vou utilizar Triac, eu pensei em simplesmente pegar a alimentação da bobina do relé 12V, e jogar em um fotoacoplador, quando ele for acionando ele dispara o gate do triac e aciona a carga, o que vocês acham? alguma outra dica ?

Obrigado a todos que estão envolvidos, essa troca de informações nos torna cada vez melhores profissionais.

Primeiro passo - eu estudaria como funcionam esses Plafons. 

Aguardando ainda  a sua resposta:

1) Favor enviar as especificações das luminárias.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço