Boa tarde a todos,

se se alguém puder me ajudar eu tenho uma dúvida:

estou fazendo um controlador de carga em uma bateria com sensores Max471

 e PIC.

 

As leituras de tensão e corrente já funcionam.

Consigo ler corrente e tensao da fonte, tensão e corrente da bateria...

mas as o problema está em quando a fonte começa a carregar a bateria, que não consigo saber quando q bateria realmente chegou aos seus 14v reais e não com a tensão de ajuda da fonte.

O primeiro sensor recebe a energia de uma fonte, e se for maior que 12v dai um relê libera a passagem de energia para a o sensor 2, que tem conectado em sua entrada a bateria12v7ah. Entre o rele e o segundo sensor max471 tem um doido para permitir corrente no sentindo somente da fonte para a bateria.

Mas quando a fonte está carregando a bateria, a tensão da bateria sobe, e por exemplo não tenho como saber qual a tensão real da fonte para por exemplo se ela chegou a 14v poder desligar o rele e parar de ser carregada.  Pois a tensão que está ali é a junção do potencial da fonte com a bateria, e se a bateria estava com 12,5v por exemplo e ao ligar a fonte ela fica com 14v, e não tenho como medir somente a tensão dela sem a presença da tensão da fonte junto.  

Então como eu poderia fazer para conseguir ler a tensão somente dela quando ela sendo carregada, e que esse valor seja o valor que realmente está presente nela  sem a fonte estar carregando ela.

Obrigado a todos.

Exibições: 301

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Eluan, 

Recomendo que leia o meu  tutorial sobre carga de bateria de chumbo:

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-selada-d...

Uma bateria de chumbo quando esta carregada, deve ter uma tensão de 13,8V e não 14 ou mais volts. 

O sensor de tensão deve estar entre os polos da bateria após o diodo. 

Muito obrigado.

Mas mesmo assim o sensor vai estar medindo a tensão da bateria e mais a tensão do carregador né?  Pois após desligar o carregador, essa tensão medida pelo sensor vai cair, correto?

Se pretende fazer um carregador de bateria, o importante é medir a tensão da bateria com o PIC. 

Meça a tensão do carregador com um multimetro antes de conectar na bateria, para ajusta-la. 

Após desligar o carregador, essa tensão medida pelo sensor vai cair, se tiver uma carga

Se a bateria não tiver uma carga (uma lampada ou aparelho conectado) a tensão cairá muito lentamente. 

A descarga da bateria (provocada pela resistência interna) é muito lenta. 

Veja no tutorial: ( esse link esta no meu tutorial) 

http://batteryuniversity.com/learn/article/charging_the_lead_acid_b...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço