Máquina que coloca 'chocolate' em recipiente. Como seria?

Primeiramente a ideia era colocar líquido, mas para o TCC será mais "apresentável" se a máquina colocasse chocolate, tipo M&M... Mas como seria a parte que libera eles? A parte de abre e fecha...

Tem alguma coisa já pronta que funciona assim e que seja possível usar, ou eu tenho criar essa 'porta'?

Obrigado. 

Exibições: 994

Responder esta

Respostas a este tópico

Só pra varia o nosso sabio amigo imhugo tá corretissimo ha ha ha,

   Apesar de eu já ter ouvido falar em servos de 360º  a grande maioria dos servo motores são de 180º,   logo,  se a ideia é fazer a roda girar baseada em pulsos de programação e não em sensores (ao qual eu prefiro e recomendo),  a opção mais lógica seria motores de passo e não servo motores.

   Mas ainda acho que o ideal é colocar sensores nos pontos onde a roda deve parar e usar motores simples,  ou melhor,  motores simples com controle de velocidade e torque, pra o sistema não girar numa velocidade descontrolada.

    Já sobre a envasadora minha cara mari,  você não citou nada que ela saria necessária,  pensei que os saquinhos seriam colocados artesanalmente.

    Aqui temos um problema,  se fosse pra enchar caixas, a coisa seria mais simples, pois bastaria realmente uma esteira rolante, onde baseado em sensores, cada caixa pararia no lugar certo de ser enchida,  poooooorem, como a ideia é encher saquinhos, ai a coisa é mais dificil.

   Envasadoras de saquinhos utilizam um rolo contante que é fechado a calor formando uma especie de tubo plastico,  dai uma maquina que acabou de fechar o ultimo saquinho puxa ele pra baixo virando assim o fundo do saco,  esse é enchido e logo em seguida lacrado por calor.

   A maquina é especifica e beeeeeeeem  mais dificil de ser criada apenas pra prototipar.

  Veja esse exemplo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=sgeOze3VS2A

ou mesma maquina com esteira aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=SixRfNdsxZw

   Ela segue o mesmo principio da roda particionadora,  só que nela a roda particionadora tá na horizontal e não na vertical como coloquei, e como se trata de uma enchedora de sacos de arroz, cada espaço é bem maior.

   Toma ela como exemplo.

Weider, na verdade o plano é colocar os MMs numa caixinha ou um copo, qualquer coisa que precisa de tampa, já que mais a frente da esteira teria um esquema pra tampar. 

Nesse caso eu estava contando com servo motor de 360°, não de 180°. Aí agora que foi citado esse detalhe, que tá o problema. Ainda não pesquisei como é exatamente o funcionamento do motor de passo, então verei isso. Qualquer coisa fico com a ideia do motor comum com sensor que você tinha citado.

Mas seria mais ou menos assim, caso o servo desse certo: A roda começaria a girar antes, até preencher 6 repartições (baseado no desenho que você fez). Quando o copo aparecesse (detectado pelo sensor), a roda giraria de modo que a 6ª repartição, cheia, derramasse os MMs nele (copo), aí a esteira que vai estar programada pra ficar parada durante um certo tempo depois do sensor ser acionado, vai continuar, levando pro próximo processo.

Ainda verei um jeito de fazer essa esteira trabalhar bem com mais de um copo nela, pra realmente parecer uma indústria de "alta produção".

De qualquer modo, a parte mais dificil pra mim foi resolvida, que é um jeito de colocar esses benditos MMs dentro do pote, já que eu estava considerando a hipótese de mudar tudo pra por líquido, que tava aparentemente mais simples. Como farei a roda girar acredito que seja o de menos, até porque tem outras opções de fazer isso. 

Acredito que usar servo motor também é uma ideia.

Pois então Mari, sobre o servo girar até um certo grau e depois vc mandar ele girar algo a mais, pelo menos os servos que eu conheci não permitem não. Eu tenho o sg90 e o mg995, e ambos vão até próximo de 180º e depois sou obrigado a retornar pro zero. Não tem como eu girar até 190º por exemplo ou dar duas voltas nele, ou mais voltas. Funciona igual limpador de pára-brisas de carro. Ele vai até certo ângulo e volta.

E se vc usasse um motor DC com redução? Use reed switch ou outro tipo de chave para fazer o motor parar na posição correta, conforme já sugerido

Mas vamos ver o que o pessoal fala. 

Eu pesquisei bastante sobre servos já que ainda não comprei nenhum, mas não tinha pensado nesse pequeno detalhe. Se bem que agora faz sentido, depois de colocar um angulo, e ele seguir até lá, para colocar outro ele teria que voltar ao ponto zero. 

Mas bem, essa do motor DC é uma boa, caso o servo realmente não sirva.

Obrigado :) 

Acho que o exemplo que dei do limpador de para brisas não foi boa. .  Na realidade,  vc não seria obrigada a voltar até a posição inicial nos servos não. A verdade é que vc consegue colocar o servo em qualquer posição programaticamente,  desde que essa posição esteja dentro do "range" do servo

Exemplo: inicia em 10°, depois vc avança  pra 45°, depois avança pra 130°,  depois volta pra 45°,  depois avança pra 180°. Aí sim não tem outra alternativa a não ser voltar,  mas pode ser qualquer ângulo abaixo. 

Em outras palavras, dentro da "meia lua"  que o servo pode girar,  vc pode ir e vir da forma como desejar 

Imhugo, tá certo, entendi agora. 

Mari,

   Só mais algumas dicas:

1º - Antes de partir para pratica,  vá no youtube e procure por videos de automação de envasadoras, veja como elas se comportam, pois você pode tirar ideias de coisas já existentes não precisando reinventar a roda.

2º -  Planeje,  coloque no papel antes, veja o que vai precisar, como será feito,  os custos, onde adquirir as peças,  quais são as peças,  enfim,  planeje antes de fazer, isso economiza tempo e dinheiro.

3º - Construa e teste por partes antes de fazer a montagem do todo,  teste a enchedora,  dai teste a esteira, e por ai vai,  distribua seu trabalho em pequenas porções e depois junte tudo,  isso facilita muito caso no futuro haja problemas,  você sabera isolar etapas pra resolve-los.

Obrigado pela ajuda Weider! =) 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço