Módulo relé não liga quando possui tensão no pino comum

Pessoal tenho um circuíto onde controlo um display um teclado, um módulo relé e um solenoide.

Estou usando uma fonte 12V 1A onde o terra está ligado ao terra do solenoide e o positivo está ligado ao comum do módulo relé, no Normalmente Fechado estou ligando o positivo do solenoide então com o arduino controlo os display o teclado e o módulo relé.

Não sei pq quando ligo o positivo da fonte do pino comum e o positivo do solenoide no NF o relé não aciona e o arduino reinicia. Se eu desligar a fonte funciona normal

Estou alimentando o arduino com outra fonte 12v e também estou usando o cabo usb.

É com se o arduino não tive corrente suficiente para ativar o relé quando o circuito está fechado.

Vou colocar o desenho para ver se alguém consegue me dar uma luz.

Exibições: 4968

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Pessoal, entrei em contato com o loja onde comprei o módulo e eles me pediram para medir a resistência nos pinos (NA, C, NF).

Quando medi com a fonte desligada, a resistência começa próximo de 1 e ia subindo até 5,88 nos pinos(NA/NF) e (NF/C), quando medi com a fonte ligada, ou o multímetro apagava ou media -0,40.

É normal a resistência ir subindo assim?

Outra coisa muito estranha que notei foi que quando eu utilizo as saídas (C, NF), o relé fica piscando na hora de acionar, quando utilizei as saídas (C, NA) o relé funciona normal (ativando e desativando) durante alguns minutos só depois que começa piscar de vez em quando, quando tem que ativar ou desativar.

Estranho né? 

Bom, acredito que seja problemas no módulo relé, vou aguardar para ver o que o suporte da loja me diz. 

Oi Paulo,

Eu não vi nenhuma foto do seu modulo rele até agora, ou modelo e marca, se o seu modulo é como habitualmente são estes modulo, ou seja, um rele tipico, mas como uma interface para adaptar o modulo ao Arduino, essa interface consiste em um transistor geralmente, ou um opto acoplador em outros casos, mas esta parte é totalmente isolada da saída, justamente este é o proposito de um rele claro, isolação galvânica entre entrada e saída, e no caso destes módulos, adaptação da entrada para ativar a bobina, a corrente que o Arduino pode drenar.

Caso a saida do seu rele, não seja contatos de lamina, e sim um rele de estado solido, um triac na saída, então você pode ter sim estas variações, porque não estaria medindo as laminas de um rele e sim os PIN entrada e saída de um triac, que deveria ser infinito, e não medir nada, veja link para ilustrar o que trato de dizer http://www.metaltex.com.br/sub-categorias/reles-estado-solido.

Ou http://www.filipeflop.com/pd-207eb1-rele-de-estado-solido-ssr-25-da...

Pode ser sim problema no rele, vamos aguardar sua resposta de acordo ao que seu fornecedor lhe diga.

Abs.

CK

O módulo que estou utilizando é este:

https://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual&prod=258

A solenoide que estou utilizando é muito parecida com esta aqui, então acredito que seja a mesma especificação.

https://www.adafruit.com/product/412

Este é o data do seu rele, ele é de contatos de laminas, não é um SSR.

http://cromatek.com.br/site/components/com_jshopping/files/demo_pro...

As informações relevante no data do solenoid

http://playground.arduino.cc/uploads/Learning/solenoid_driver.pdf (RELE)

Solenoide

Você vai precisar de uma fonte de alimentação bastante boa para conduzir um solenóide, como muita corrente vai correr para o solenóide para carregar o eletro-ímã, cerca de 100mA, então não tente alimentá-lo com uma bateria de 9V!

24 Operação DC (você pode usar 9-24 DC volts, mas a tensão mais baixa resulta em operação mais fraca / lenta)
Empurrar ou puxar tipo com 5,5 mm de lançamento
Resistência da bobina DC: 100 ohms
5 Newton força inicial (24VDC)
1,4 oz / 39 gramas

Note que a especificação dos contatos do rele, são 10A, mas a maioria dos fabricantes de módulos, não especifica que para cargas indutivas, como bobinas, Solenoid , esta corrente máxima baixa drasticamente para 2A.

Eu usaria um SSR, por diversas razões.

Abs.

CK

Bom saber disto, obrigado.

Vou considerar utilizar um SSR, tenho que pesquisar melhor a respeito.

Se eu montar aquele driver que você mandou no link para solenoide, o transistor faz o papel do relé e eu não preciso de relé certo?

Outra coisa, posso substituir o TIP102 por TIP122 e 1N4004 por 1N4007?

Moro em cidade pequena e não tem esses componentes aqui na minha cidade só achei o TIP122 e o 1N4007.

Oi Paulo,

Sim com o TR você diretamente ativaria o Solenoide, você pode sim usar o TIP122 veja a folha de dados http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/TIP120-D.PDF

Ele serve para manejar uma corrente de até 5A, como ele vai operar saturado apenas pucos segundos, a mair parte do tempo estara na area de corte,  acho que não vai precisar de dissipador, mas verifique bem qual sera seu regime de trabalho, 3 amperes esquenta o TR. Quanto ao diodo, o proposto é um diodo rapido, responde mais rapidamente para as transições, mas um de uso geral como o proposto também funcionaria, note que este diodo é de no maximo 1A veja se na loja tem de 5A.

Agora, na minha opinião, você deveria usar um SSR, a entrada é compativel com a saida do Arduino, tem LED indicador, funciona desde 3V a 30V na antrada e já vem com circuito snubber de proteção na saida.

Veja algumas aplicações no meu canal. 

https://www.youtube.com/user/kwiekbrasil/search?query=SSR

PD Hoje pela internet é facil comprar, eu moro em João Pessoa a 8 meses, aqui não muita oferta, mas compro sempre online.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço