Módulo relé não liga quando possui tensão no pino comum

Pessoal tenho um circuíto onde controlo um display um teclado, um módulo relé e um solenoide.

Estou usando uma fonte 12V 1A onde o terra está ligado ao terra do solenoide e o positivo está ligado ao comum do módulo relé, no Normalmente Fechado estou ligando o positivo do solenoide então com o arduino controlo os display o teclado e o módulo relé.

Não sei pq quando ligo o positivo da fonte do pino comum e o positivo do solenoide no NF o relé não aciona e o arduino reinicia. Se eu desligar a fonte funciona normal

Estou alimentando o arduino com outra fonte 12v e também estou usando o cabo usb.

É com se o arduino não tive corrente suficiente para ativar o relé quando o circuito está fechado.

Vou colocar o desenho para ver se alguém consegue me dar uma luz.

Exibições: 4967

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Paulo,

No seu desenho você esta enviando o sinal para ligar o rele, desde um port analógico (A3), você declarou o mesmo no código para ser usado como port digital?

Anexe seu código aqui em um txt, ou cole no pastebin e cole o link aqui, como achar melhor, não cole códigos na área de texto.

Abs.

CK

Olá Cardos, 

Vou anexar o fonte, mas para definir a porta A3 como digital só estou setando ela como output e quando quero usa-lá chamo a digitalWrite(), tem mais alguma configuração para fazer nessa porta para indicar que irei usar como digital?

Mas de qualquer forma, fiz um teste trocando pela porta 13 mas o problema continua. Fiz um teste ligando somente o módulo relé, a solenoide e carreguei o código blink.

Vou colocar um foto do circuito que montei para teste. Quando a fonte que vai para o relé está ativada o relé não ativa.

Muito estranho, como se o relé não tivesse força para mudar o estado (NF para NA) quando possui corrente no comum.

Anexos

Olá Paulo,
Note, no seu desenho você aponta para o Port A3 como saída, já no seu código você indica A0 como saída, e a nomeia como port 10, veja esta tabela:

A0 = 14
A1 = 15
A2 = 16
A3 = 17
A4 = 18
A5 = 19

então existe uma incoerência, mas sanado isso, sim, as port analógicas podem ser usadas como digitais utilizando o critério abaixo:
****
Os pinos analógicos podem ser usados ​​de forma idêntica aos pinos digitais, utilizando os aliases A0 (para a entrada analógica 0), A1, etc. Por exemplo, o código ficaria assim para definir pino analógico 0 em uma saída, e configurá-lo ALTA :
pinMode (A0, OUTPUT); digitalWrite (A0, HIGH);
****
Veja também este topico AQUI
Agora, especificamente sobre seu rele, se ele não é um modulo rele, que tem acoplado um transistor ou um opto acoplador, você ira precisar um transistor para energizar a bobina do rele, já que os ports não fornecem mais do que 20mA cada um, e acredito que o seu rele deve consumir muito mais que isso, inclusive pode levar a queima de sua placa se continuar tentando ligar, acredito que este seja o motivo de a placa reiniciar, esta funcionando o watchdog da placa ante a sobrecarga.
O colega J.G. Murta, já explicou abaixo como fazer uso de um transistor como drive para ligar um rele usando Arduino, se precisar mais ajuda como implementar um, avise.
Favor postar o resultado e não deixar seu tópico órfão caso resolva seu problema.
Boa sorte com seu projeto.
Abs.
CK

O solenoide do relé esta sendo alimentado com uma porta analógica ? Por que não porta digital ?
Diretamente ? Qual a especificação do seu relé ( envie link e foto) ?
Não consigo entender a ligação do relé no seu diagrama.

http://luizcorreia.eti.br/2012/03/15/rele-controlado-por-transistor...

Carlos: O A0 no código é para controlar o contraste do lcd, o pino que aciona o relé defini com #define rele A3, o relé que estou utilizando é um módulo por este motivo acredito que não precise mais nenhum componente. o módulo que estou utilizando é este Aqui. Pode deixar que quando eu achar a solução vou postar aqui e encerrar o tópico.

J.G. Murta: Estou utilizando o pino A3 por que faltaram pinos, pois estou ligando também um teclado e um lcd. Para fazer um teste, deixei só o relé no circuito inclusive com outras portas, mas o problema persiste. Como se o relé não tivesse força de acionar. Vou colocar um foto do relé, no módulo relé tenho de um lado os pinos (GND, VCC, IN) e de outro os (NA, C, NF), como não tinha o módulo como componente usei só um relé com aquelas ligações no desenho por isso ficou confuso.

Obrigado pelas respostas.

Poderia ser pelo fato do terra da fonte 12v estar ligado diretamente no terra do solenoide e não junto com o terra do arduino? Da forma que está eu tenho dois circuitos, um com a fonte 12v e o motor ligados através do relé, e outro com o arduino e o relé.

Anexos

Bom dia Paulo , 

GND => conecte no terra do Arduino, VCC => conecte no 5V do Arduino, IN=> conecte na porta do Arduino

Nivel alto na porta - liga o relé . 

Como usar uma porta analógica como saída :

https://www.arduino.cc/en/Reference/AnalogWrite

exemplo (veja link acima) 

int ledPin = 3;      // LED connected to digital pin 3

pinMode(ledPin, OUTPUT);   // sets the pin as output

analogWrite(ledPin, 255);  // 255 = maxima potencia 

Oi Paulo,

É que a explicação no inicio estava um pouco confusa para mim, sinceramente, as vezes escrevemos com a ideia de que o outro sabe exatamente o que estamos fazendo, por isso a confusão, sim como vi o desenho.. imagina, foi a primeira coisa que veio a mente. Desculpe, a intenção é sempre ajudar, não atrapalhar mais ainda, mas toda discussão é sempre bem vinda em um fórum, é um legado que fica para muitos.

Mas vamos ao que interessa, Todos os terras dos circuitos deveriam estar ligados no mesmo ponto, para que todos tenham a mesma referencia de tensão, exceto se estiver usando AC em algum deles, por exemplo fase e neutro, neste caso, claro que a tensão entre os circuitos deveria estar isolada.

A sua alimentação nos circuitos, é toda VCC? Se for, não ha duvida que os GND devem estar ligados entre si.

Boa sorte.

Abs.

CK

 

Isso, alimentação toda vcc.

Pessoal, fiz as alterações que vocês me sugeriram mas ainda continua igual, liguei o pino gnd da fonte 12v no gnd do arduino, mou posta como ficou o circuito agora.

O estranho é que quando eu ligo somente o arduino, funciona normalmente acionando e desacionando o relé, ou seja, a ligação com o relé está ok. Quando eu ligo a fonte 12v parece que o arduino não tem força para ativar o relé, aí o relé fica piscando e está fonte estou ligando em uma régua onde está ligada a minha tv, quando eu ligo a fonte e o arduino tenta acionar o relé e fica piscando a tv chega a desligar a tela, quando eu desligo a fonte fica tudo normal novamente, eu fiz um teste ligando o solenoide direto na fonte para ver se a fonte estava OK, e quando eu ligo o solenoide direto na fonte funciona normalmente, o solenoide fica ativado.

O solenoide que estou utilizando é este.

Será que o problema pode estar no módulo?

Boa noite! Pelo que voce esta falando ,se com o arduino e o modulo rele ele funciona normal ,o problema nao e no modulo ,para testa e so usar um led na saida do rele que voce vai ver que se e o modulo acende o led.

 Como voce disse que:

Quando eu ligo a fonte 12v parece que o arduino não tem força para ativar o relé, aí o relé fica piscando e está fonte estou ligando em uma régua onde está ligada a minha tv, quando eu ligo a fonte e o arduino tenta acionar o relé e fica piscando a tv chega a desligar a tela,"

Se a TV chega a desligar o problema nao e a regua de energia , nao ta tendo mau contato na tomada ou na regua?

Bom dia Nelson,

Quando eu conecto um led ao relé e no pino comum os 5v do arduino funciona normal. O que eu não testei foi acender o led com alimentação da fonte 12v, irei testar isso hoje a noite quando chegar em casa.

Quanto ao problema de mau contato, vou fazer um teste sem a regua, ligando diretamente na tomada.

Obrigado pela resposta.

Paulo,

A esta altura precisaria so esquema do circuito e não apenas da descrição, para tratar de entende melhor, segue anexo um PDF que fiz no Proteus, para ter uma ideia do seu circuito, quero crer que esta mais ou menos assim, mas se puder confirmar ou alterar.. Seria bom para todos.

Abs.

CK

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço