Oi, galera,

Gostaria de compartilhar com vocês algo que eu venho trabalhando a cerca de 1 ano.

Desenvolvi esse módulo pensando na automação residencial com o ScadaBR.

O "cérebro" dele é baseado em um Arduino 2009 e comunica-se via RS485. Por ter um arduino nele, as possibilidades são enormes.

Aí vão algumas foto:

Esta é a placa de controle. Desenvolví a mesma de modo que ela possa ser utilizada dentro de caixas de tomada padrão 2x4 ou 4x4 para ligar em pulsadores, conectando-os à rede rs485, possibilitando a criação de interruptores programáveis. Ou seja, é como ter um arduino em cada interruptor, capaz de realizar funções que dependem da imaginação do programador.

Esta é a placa de interface, que possui 15 relés e conectores para o cabo da rede RS485.


Esta é a placa de interface montada. 

Este é o aspecto da placa de interface na carcaça da Patola. Com ela, o módulo possuirá aspecto de CLP, mas sem entradas, apenas uma interface RS485 e 15 saidas a relé de até 10A a 220V.   

Por enquanto estou trabalhando nos testes das placas e das bibliotecas que estou criando para tal módulo. Pretendo montar minha própria empresa de automação residencial baseado em produtos meus e utilizando hardware open-source, como o Arduino.

Como já discuti em outro post, tenho a intenção de tornar esse módulo Open-Source, tanto códigos quanto hardware. Acredito que, assim, as inovações em automação residencial serial feitas mais rapidamente e de maneira mais viável.

 

Exibições: 8730

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Escolha o modo de programar de Módulo: Via Arduino ou via conversor USB/RS485.

Garlera, 

Estou pensando em lançar uma versão tipo CLP: algumas entradas digitais e saídas a relé, como antes. O que vocês acham? 

SE vc fizer um clp, faça um clp que a programaçao possa ser feita pelo scadabr e apenas repassada ao clp para executar, se vc buscar no furum do scadabr pode encontrar informaçoes sobre a real necessidade dos operadores e programadores dessa area de automaçao com relaçao ao clp no scadabr.Podemos analisar juntos qual a necessidade do usuario do scadabr e o que ele almeja num clp para scadabr.

Outro cara perguntou se vc poderia por exemplo fazer um projeto via internet e repasar diretamente ao clp pra que possa produzir o determinado produto em questão, isso poderia criar um modelo de produçao praticamente inexistente no mundo industrial que está basedo pela antiquada linha do fordismo.

bem estamos ai..

bons projetos

ps: vou pesquisar mais informaçoes sobre as necessidades de um usuario quanto ao uso do clp e te repasso. assim vc nao vai cair na mesmice de ser mais um produtor de clp que não muda em nada de outros no mercado

Gostei da questão. Seria possível, sim, fazer o upload de algum projeto via internet ou ScadaBR. O grande desafio seria apenas em questão do firmware. Em termos de Hardware, este tipo e projeto é relativamente simples.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço