Bom dia companheiros

Alguém conhece algum Módulo de Rádio Wireless (RF) que o endereço no transmissor não precisa ser configurado anteriormente no hardware ou software (ter que configurar o transmissor e o receptor com o mesmo endereço)?

Preciso determinar o rádio que irá receber a mensagem no momento de envia-la.

- Que o protocolo de comunicação como Arduino NÃO seja SPI (MISO, MOSI, SCK).

- Que tenha potência em torno de 100W - 20dBm - alcance acima de 1Km.

OBS: Estou desenvolvendo com o transceptor NRF24L01, que tem as qualidades acima exceto o protocolo de comunicação, que está dando conflito com o módulo SD CARD.

Já vi muitos tutoriais, inclusive aqui no LG, mas nada resolveu.

- Colocar resistores 330R ou 2K na linha do MISO, bibliotecas específica para o SD, etc.

Segue em anexo a imagem do que estou usando

Ficarei grato pelas informações...

Exibições: 282

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Ruyter,

   Cara, os NRF24L01 são meus modulos de comunicação sem fio favoritos,   baixo custo, muito potencial, amplamente aceito pela comunidade, e com muitos hacks pelo pessoal, como um video no youtube onde o cara consegue comunicar um com 30 kk ( https://www.youtube.com/watch?v=4XRp7pkZgPM&t=1375s ).

   Bem, modulso Wireless que não sejam os NRF24L01 que posso te informar são:

- XBEE -  Tem versão de 1KM , tem comunicação Serial se bem me lembro,  mas tem o lado negativo que são CAROS, muito caros.

- LORAWAN -  Tem modulos de varios fabricantes com tipos de conexões diferentes o Sx1278 que tenho infelizmente é SPI, mas possuem modulos de outros fabricantes que podem ter conexões de outros tipos,   Conheço pouco dos Lora, mas sei que tem um bom custo, e excelente raio de alcançe, como o proprio nome diz LORA, significa LONG RANGE, ou seja, radios para longo alcançe,  aqui você tem um video onde ele fala de transmissão acima de 100 KM ( https://www.youtube.com/watch?v=4J2ihHOnlD4 )

RFM69HW -   Esse é ao meu ver o mais proximo do NRF24L01,  eu o chamaria de NRF24L01 SUB GIGAHERTZ,   isso porque enquanto o nrf e o xbee e outros com o WiFI trabalham em 2.4Ghz  os RFM69 trabalham em faixas abaixo de 1 GHZ ,    eles pelo que lembro tambem são SPI,  mas se bem lembro havia mais de uma forma de configurar eles.    Não são tão conhecidos, mas tem um excelente custo beneficio,  e possuem bibliotecas para arduino.    Pra começar a brincar com eles, eu recomendaria comprar o SHIELD RFM69 ( https://www.aliexpress.com/item/32704135603.html )  pois ja vem com tudo soldadozinho, e basta ter dois pra se comunicarem, e fazer os testes,   depois que você aprender a usa-los e aprova-los,  ai sim você compra somente os radios puros e faz as montagens que desejar

brm, de momento lembro desses,  

Boa tarde,

"OBS: Estou desenvolvendo com o transceptor NRF24L01, que tem as qualidades acima exceto o protocolo de comunicação, que está dando conflito com o módulo SD CARD." 

Na teoria tem que funcionar o NRF24L01 e o SD card juntos. Quer tentar resolver isso? 

Primeiro passo: 

O SD card funciona OK isoladamente, sem o NRF24L01?

O NRF24L01 funciona OK isoladamente, sem o SD card?

Boa noite José Gustavo Abreu Murta,

posta aqui o código composto com os 2 I/Os (BFR e SD) que esta dando conflito ai,

para que eu possa testar aqui também.

Compila mas não funciona corretamente?

RV mineirin

Grande amigo Rui, 

Quem esta com problema é o Ruyter. 

Abraços

Gustavo

kkkkkkkkk

Boa noite amigos

Achei este módulo conversor: Módulo de proteção sem fio atmega48 + nrf24l01 + placa para interfa... e vou fazer um teste.

Sei que a velocidade de comunicação do protocolo I2C é menor, mas vou testar para certificar se não vai comprometer a a necessidade do projeto.

Ruyter,  eu gosto bem da ideia do ze gustavo,   só o modulo ta funfando?   só o sd ta funfando?     coloca ai o codigo e a montagem que você ta fazendo pra gente reproduzir e ver o que ta dando errado.

Mas alheio a isso, como dei uma pesquisada no youtube, ele acaba de me recomendar um video bem legal sobre radios que eu nem conhecia,  recomendo a todos assistir por razões didaticas ,  é muito legal.

https://www.youtube.com/watch?v=vxF1N9asjts

Utilizei o módulo MFRC522 e fiz um projecto para identificar o cartão e desbloquear a fechadura electrónica, não sei se satisfaz os vossos requisitos, podem verificá-lo, assim como o meu projecto.

Boa Stepanhe,

   Dei uma olhada no DATASHEET DO MFRC522,   ele é na verdade um CI voltado a RFID, ou seja,  comunicação sem fio sim,  mas de baixissimo alcançe, algo em torno de 5 a 15cm no maximo (  e é Centimetros mesmo e não metros )

   Acho que o modulo de SPI para I2C que o Ruyter achou é valido,   mas como temos gente aqui no forum do calibre do Rui e do Zé gustavo,  seria interessante o Ruyter nos passar os projetos e codigos para que possamos analisar o que realmente esta acontecendo,   pois não é comum modulos SPI ou I2C interferirem entre si, pois apesar de estarem no mesmo barramento, utilizam endereçamentos diferentes.

  Logo, minha sugestão continua sendo a mesma do Zé gustavo,  Ruyter,  coloca ai seu projeto pra gente analisar e ver o que esta acontecendo.

Como são tantos os relatos de conflito do módulo NRF24L01 com o SD card, inclusive no Forum do arduino.cc, e nenhuma solução apresentada conseguiu sanar o meu caso, e por ter encomendado o conversor de SPI para I2C, vou aguardar chegar e fazer os teste...

Depois posto comentários se realmente resolveu.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço